Últimas indefectivações

terça-feira, 23 de agosto de 2016

Descanso à campeão

"Deitar no chão e do cão erguer, é a receita para campeão ser! Em Londres, o Benfica mostrou a dureza de um campeão europeu.

Em Abril de 1962, o Benfica deslocou-se a Londres para jogar com o Tottenham a partida que daria aceso à final da Taça dos Campeões Europeus. A comitiva benfiquista viajou alguns dias antes para a capital inglesa e, apesar do tempo cinzento, aproveitaram para visitar a cidade.
Os jogadores eram popularíssimos, quase todos os conheciam e os abordavam, e a imprensa britânica, que procurava obter um grande 'furo', provocou um caricato episódio contado pelo jornal A Bola, em que o seu correspondente em Londres se viu envolvido. Chico Santos (assim era tratado) colaborava com a imprensa inglesa e recebeu uma chamada do Daily Mail. O jornal londrino perguntou-lhe se havia novidades da turma benfiquista e o correspondente respondeu que alguns jogadores tinham dormido no chão! Sentiu-se do outro lado da linha um grande alvoroço de repórteres, declarando-a a notícia do dia, enviaram um fotógrafo ao hotel registar a ocorrência. À chegada do fotógrafo, o jornalista português conseguiu convencer os jogadores a deitarem-se no chão, mesmo vestidos, para documentar a notícia e no dia seguinte, véspera do jogo, o Daily Mail publicou uma fotografia de Simões deitado no chão.
Na verdade, os jogadores do Benfica acharam as camas do hotel demasiado fofas e sentiam-se até 'enterrados por ali a baixo«. Decidiram, então, colocar e ederdão e a almofada no chão para dormir. Esta situação gerou grande interesse da restante imprensa, e houve até um jornal que deu razão aos jogadores portugueses, afirmando que as camas muito fofas provocam desvios de coluna vertebral.
O rescaldo desta jornada e Londres foi positivo. Após um jogo difícil num campo enlameado, o Benfica conseguiu garantir - apesar da derrota por 2-1 - a presença na final e uma recepção estrondosa na chegada a Portugal, sem desvios de coluna.
A Taça dos Clubes Campeões Europeus conquistada nessa final pode ser vista na área 12. Honrar o país no Museu Benfica - Cosme Damião."

Débora Cardoso, in O Benfica

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!