"Em Dezembro de 1974, o Benfica e o Celtic juntaram-se à UNICEF para a realização de um jogo de futebol de cariz solidário
Uma iniciativa da UNICEF uniu duas equipas de reconhecido prestígio internacional, o Benfica e o Celtic, para a realização de um jogo solidário, com o propósito de angariar fundos para auxiliar o trabalho humanitário da instituição junto de crianças carenciadas.
Este não foi o primeiro encontro entre as duas equipas. O Benfica e o Celtic já se tinham defrontado cinco vezes antes, em novembro de 1969, na 2.ª eliminatória da Taça dos Clubes Campeões Europeus, decidida por 'moeda ao ar'. Após o empate que persistia ao final das duas mãos, a sorte sorriu aos escoceses, que seguiram para a eliminatória seguinte.
Em 11 de dezembro de 1974, nem o frio de uma noite escocesa afastou os adeptos do Celtic Park naquela quarta-feira. O público 'correspondendo ao apelo da fama de que desfrutam as suas equipas, acorreu em número elevado (mais de trinta mil pessoas)'. Benfica e Celtic deram um autêntico espectáculo de bom futebol, entregando todo o seu talento, prestígio e entusiasmo a esta causa. Os primeiros 15 minutos de jogo forma o ponto alto da exibição benfiquista, pois 'os portugueses jogando um futebol estupendo, marcaram dois golos, desperdiçaram outro e puseram o público do Celtic Park numa espécie de deslumbramento coletivo'.
Ao intervalo, o Benfica vencia por 2-1, mas no final do tempo regulamentar as equipas estavam empatadas a 3 golos, sendo o resultado decidido pela marcação de grandes penalidades. Ao converter 5 grandes penalidades contra 4 do Celtic, o Benfica foi o vencedor e conquistou o troféu de prata oferecido pelo Jeyes Group Limited.
'No final, os espectadores assistiram à entrega da Children's Cup e saudaram o Benfica com farta salva de palmas', a coroar aquele que foi, à data, o evento que permitiu à UNICEF angariar a maior quantia de uma só vez. As receitas foram conseguidas através da venda de ingressos, programas de jogo e de doações. Os programas de jogo numerados foram posteriormente sorteados, e os contemplados poderiam ganhar um automóvel, 250 libras em cerveja para um ano, a bola do jogo ou um tregnum (garrada de 2,25 litros) de whisky.
O clima de festa que se viveu neste evento foi de tal ordem, que os dirigentes do Celtic, em colaboração com o comércio local, ofereceram descontos aos jogadores e acompanhantes do Benfica, que chegaram aos 35 por cento!
Saiba mais sobre os jogos internacionais do Benfica na área 12 - Honrar o País, do Museu Benfica - Cosme Damião."
Marisa Manana, in O Benfica
Sem comentários:
Enviar um comentário
A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!