Últimas indefectivações

quarta-feira, 20 de maio de 2015

Momentos decisivos

"No fim do jogo do Dragão em que o Benfica ganhou 2-0, Lopetegui disse qualquer coisa como: 'Agora ainda tenho mais certeza de que seremos campeões'. Esta declaração fez-me lembrar Paulo Fonseca, que um ano antes, após uma derrota, dissera: 'Tenho a certeza absoluta de que em maio estaremos em 1.°'. Assim, ao ouvir Lopetegui, pensei: será que a história se vai repetir?
Até ao fim, o treinador do Porto foi fiel a si próprio: arrogante, desmerecendo os adversários, atribuindo as culpas dos desaires a terceiros. E no domingo aconteceu o pior que lhe poderia acontecer. Se o Benfica e o Porto ganhassem, o Benfica seria na mesma campeão mas Lopetegui teria a possibilidade de dizer: 'A equipa fez a sua obrigação, mas infelizmente não chegou'. Só que, mais uma vez, o Porto não conseguiu aproveitar a escorregadela do Benfica. Mais uma vez, Lopetegui falhou. E, não se sabendo se ficará ou não, uma coisa é certa: se ficar, será por vontade do presidente contra a vontade dos adeptos. Entretanto, a meu ver, o momento decisivo do campeonato não foi aquele clássico no Dragão - mas sim o golo de Jardel ao minuto 90+3 que evitou a derrota em Alvalade. Esse golo não valeu pelo ponto que proporcionou: foi o tónico que salvou o Benfica num momento crítico.
Se esse golo não tivesse entrado, o Benfica soçobrava. Carregando a memória cruel de golos fatais no fim dos jogos - o de Maicon na Luz, o de Kelvin no Dragão, o de Ivanovic na final da Liga Europa -, os benfiquistas viram nesse golo tardio de Jardel em Alvalade o sinal de que a sorte tinha mudado. E essa crença foi determinante para o ataque ao último terço do campeonato."

1 comentário:

  1. As certezas de determinada gente estão a virar ilusões.

    Isso demonstra o quanto mudou no futebol em Portugal.

    E sim, certezas aqui significa apenas e uma coisa: 'aconselhamentos matrimoniais' em determinadas casas de determinada gente, etc, etc, etc

    Redheart <3 <3 <3

    ResponderEliminar

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!