Últimas indefectivações

quarta-feira, 20 de maio de 2015

O açambarcador de títulos

"Jorge Jesus aponta ao sexto título (!) no espaço de um ano e à inédita dezena de troféus. Só falta passar no exame da Champions.

Jorge Jesus penou muito mas desde que começou a ganhar... tomou-lhe o gosto e não quer outra coisa. Tornou-se um açambarcador. Na época passada ganhou tudo. No último domingo assegurou o bicampeonato e igualou Artur Jorge e Jesualdo Ferreira na gotha dos tricampeões nacionais. Vai com uma safra de nove títulos em seis épocas no Benfica (3 campeonatos; 1 Taça de Portugal; 4 Taças da Liga; 1 Supertaça) e pode chegar ao dez - dez! - se vencer a final da Taça da Liga com o Marítimo, que está marcada para o dia 29 de Maio (sexta-feira) no estádio Cidade de Coimbra. Não sei se o Benfica vai vencer mais uma vez a sua competição fétiche (cinco triunfos em sete edições), mas que é favorito, isso é. Fique o leitor a saber que não há nenhum treinador na história do Benfica com uma dezena de títulos no palmarés. Nem na história do FC Porto - o recordista é Artur Jorge, com 8 títulos; nem na história do Sporting - o recordista é o húngaro Joseph Szabo, com 6 títulos (só estamos a contabilizar as competições nacionais; se incluirmos as regionais, Szabo ganhou 12 troféus para os leões).
Seja como for, o momento é de Jesus. Goste-se ou não dele, um facto é incontestável: este homem não só devolveu ao Benfica o hábito de ganhar como parece ter travado a histórica hegemonia do FC Porto - não quer dizer que o FCP não venha a reagir e não volte a dominar, mas neste momento a potência dominante é o Benfica - o Benfica de Jesus. Os sinais são evidentes. Na época passada, Jesus tornou-se o primeiro treinador benfiquista a ganhar três títulos numa época desde o cavalheiro húngaro Lajos Baroti em 1980-81 - o homem que dizia em cada frase: faz favor, senhor. Em Coimbra, no dia 29, Jesus pode erguer o sexto troféu em menos de um ano (!) e tornar-se o primeiro treinador na história do Benfica a ganhar três títulos em duas épocas seguidas... ele que no ano de 2014 cometeu a proeza inédita - sim, nem o FCP conseguiu uma coisa assim!... - de ganhar todas as provas nacionais de enfiada: Campeonato (assegurado a 20 de Abril), Taça da Liga (7 de Maio), Taça de Portugal (18 de Maio), e Supertaça Cândido de Oliveira (10 de Agosto), as três últimas à custa do Rio Ave...
Dirão alguns críticos que Jorge Jesus é uma espécie de campeão de trazer por casa, incapaz de mostrar serviço na Liga dos Campeões. Há verdade no remoque. Só um cego não repara que Jesus tem chumbado consecutivamente no exame da Champions. E, convenhamos, é difícil considerar mestre da táctica um treinador que, por norma, não consegue ultrapassar a fase inicial da competição mais importante, onde se forjam as grandes equipas, os grandes treinadores e os grandes jogadores. Essa é a grande pecha da carreira de Jesus. O ponto de interrogação não esclarecido, a dúvida que lhe ensombra a imagem - até internacional - a cadeira que lhe falta para terminar o curso. Acredito que Jorge Jesus só ainda não conseguiu a unanimidade entre os adeptos benfiquistas devido aos fracassos constantes (a ponto de se tornarem embaraçosos...) no exame que o FC Porto costuma passar com uma perna às costas.
Talvez para o ano?
(...)"

André Pipa, in A Bola

1 comentário:

  1. Jorge Jesus tem crescido lado-a-lado com o Sport Lisboa e Benfica.

    É um todo que trabalha em conjunto.

    Ninguém trabalha isolado.

    Por isso a relação ainda vai durar por muitos anos.

    No Sport Lisboa E Benfica trabalha-se de uma forma que muita gente ainda não percebeu bem.

    Posso estar muito enganado mas a cada dia mais certo estou disto que aqui escrevo.

    E para mim é o homem certo no lugar certo.

    Redheart <3 <3 <3

    ResponderEliminar

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!