Últimas indefectivações

sexta-feira, 7 de fevereiro de 2020

Semanada...

"1. A Demissão do Responsável do Scouting no Brasil. Francisco Oliveira demitiu-se da posição que tinha no Departamento de Prospeção do clube e no comunicado que enviou para as redacções explicou que tudo se devia à discordância com a política de contratações do Benfica no Brasil, onde se privilegia o interesse de empresário, tendo chegado vários jogadores a Lisboa com um parecer negativo do olheiro. Esta notícia vem apenas confirmar aquilo que há muito se suspeita. O Benfica, particularmente na América do Sul, procura algo mais além de bons jogadores. Aliás, na verdade, se formos a ver o história, ser-se bom jogador nem é o critério principal. Que jogadores fomos buscar ao Brasil nos últimos anos que vos tenham ficado na memória? Talisca e… o David Luiz? Central que já saiu do Benfica há quase dez anos. E pelo meio? Quantos bluffs passaram por cá? Marcelo Hermes, César Martins, Luís Filipe, Victor Andrade, Airton, Alan Kardec, Bruno Cortez, Felipe Menezes, Éder Luiz, Élvis, Patric, Bruno César. A lista é tão extensa. E só estamos a falar do Brasil. Se metemos aqui a Argentina e o Paraguai, a quantidade de jogadores que nem na Segunda Divisão tinham lugar é assustadora. Daquela lista que pus, os que tiveram uma carreira mais positiva foi o Bruno César e o Alan Kardec (que joga numa equipa da segunda metade da tabela na China). Eu já nem gosto nada da ideia de ver o Benfica metido nestas aldrabices de agentes e negociatas. Mas já que as fazem, pelo menos tragam jogadores de qualidade. É o mínimo.
2. Acusações de Fraude Fiscal. Benfica, FC Porto, Braga, Guimarães, e mais uma série clubes, Presidentes e Jogadores estão a ser investigados por fraude fiscal. É uma notícia que é muito inflamada pelo nome das pessoas envolvidas. Isto não é propriamente uma novidade, particularmente no futebol. Até o Cristiano Ronaldo e o Messi já tiveram problemas destes. Quem não pagou impostos, terá que pagar. É assim para todos.
3. A Lesão de Jardel. Jardel fez uma rotura de ligamentos. Por sorte foi o ligamento lateral interno, e como tal a lesão não é tão grave. O Benfica, no papel, fica momentaneamente com apenas dois centrais, mas não acho que haja razão para alarme. Primeiro porque o Samaris e o Weigl podem fazer a posição. Acho que isto já estava precavido no mercado de inverno quando o Conti saiu. Segundo, acho que um dos três miúdos que temos na equipa B, pode ser alternativa, apesar de nenhum deles me parecer já pronto, também não seria um escândalo se isto acontece-se. Se tivesse que escolher um, escolhia o Branimir Kalaica. É o mais experiente dos três e parece-me ser o que menos erros comete. Como o plantel é curto, é provável que um ou dois deles acabe por ir treinar com a equipa principal. Resta dizer que na primeira metade da época, Rúben Dias e Ferro não estiveram os dois ao mesmo tempo no eixo defensivo do Benfica menos de mil minutos, sendo que a maioria desses minutos foi na Taça de Portugal e na Taça Liga, onde já só restam, na melhor das hipóteses, dois jogos. Um para a semana e eventualmente o último jogo da temporada.
4. Os Resultados da Equipa B. A equipa B nos últimos 12 meses perdeu 13 dos 15 jogadores mais utilizados da época passada. São eles: Chris Willock, Alex Pinto, Nuno Santos, Benny, Saponjic, Zé Gomes, Ivan Zlobin, Florentino Luís, Jota, Ferro, Nuno Tavares, Keaton Parks e Pedro Amaral. Só sobram Tiago Dantas e Kalaica. A última vez que tivemos uma mudança tão radical na equipa como esta foi no ano em que a geração de Rúben Dias entrou na equipa B. Íamos descendo nesse ano. Ficámos em 19º a 1 ponto da descida e a 23 pontos do 3º lugar. Este ano estamos a três lugares da descida, mas estamos a 10 pontos do 3º lugar e a 12 da descida. Ou seja, estamos mais perto do pódio do que descer. No entanto, tem sido um caos nas redes sociais por causa da equipa B. Volto a repetir o que já disse há uns anos atrás: a equipa B serve para formar, os resultados são secundários. Há muito talento nesta equipa B e não é por os jogadores andarem a perder mais jogos do que a ganharem que não estão a evoluir. A equipa de Rúben Dias (e João Carvalho, Diogo Gonçalves, Pêpê, Rebocho) perdeu nesse ano 21 jogos. No ano a seguir ficaram em 4º. Relaxem e preparem-se para o Rafael Brito, Gonçalo Ramos e Tiago Dantas.
5. Pedrinho. O Benfica assegurou o primeiro reforço da próxima temporada. Ainda não tive oportunidade de o ver jogar, mas parece ser um jogador que se encaixa em qualquer uma das três posições de apoio ao avançado que temos de momento. É esquerdino, mas joga muitas vezes pela direita. Ontem na selecção olímpica brasileira começou a titular atrás do ponta de lança. Parece ser um jogador muito evoluído tecnicamente, muito rápido mas com alguns problemas na finalização. Os brasileiros comparam-no ao Willian do Chelsea."

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!