Últimas indefectivações

quinta-feira, 15 de junho de 2017

'Mails', videoárbitro e o artigo 140.º A (ou só como o Benfica os preocupa)

"Com toda esta guerra o Benfica vai ter um enorme aliado no... videoárbitro

, no mundo da comunicação (e, por força dos muitos anos passados por lá, ... na política) uma expressão inglesa, a silly season – e aqui recorro, de forma simplista, às definições da net – que ... designa o período do ano de menor intensidade informativa nos media, geralmente o período de verão (que pode ser traduzida por estação ridícula) período durante o qual os critérios de selecção jornalísticos tornam-se mais flexíveis, passando a considerar como relevantes assuntos que, geralmente, não constituiriam objecto de notícia.
Isto explicará muita coisa, não acham …. 
Silly Season … estação nossa, ridículos os outros …

Palavras de outros ... para explicar o que já todos percebemos
Não sei a quem a José Marinho se referia, numa das suas últimas publicações, sobre o caso que - ao que parece - pôs o País do Futebol a discutir privacidade e pedidos!
Repetindo o que aqui fiz há uns dias, volto a citar quem cita, porque a citação é perfeita:
«Continuo a preferir não me dar ao trabalho de escrever algo que tão bem está a ser explicado por outros:
Esta primeira página [confesso que os jornais "da corda" fazem tantas com a mesma notícia que já não sei a qual se refere, embora o conteúdo seja sempre o mesmo] tem um mérito.
É reveladora para todos aqueles que conhecem o assalto que se anda a preparar por detrás da cortina. 
Um assalto que envolve um clube, vários meios de comunicação social que lhe são afectos, alguns antigos árbitros a que esses meios dão guarida e mais alguns personagens de baixo relevo.
Uma estratégia que tende a obrigar o presidente da Comissão de Arbitragem a tomar medidas.
E que medidas são essas?
Afastar árbitros que esse clube considera que não são influenciáveis pela sua habitual teia de controladores e principalmente levar Fontelas Gomes a corrigir a sua primeira decisão de não aceitar a curiosa insistência de Pedro Proença de colocar antigos senhores do apito ao serviço do videoárbitro.
Apesar da insistência de Pedro Proença, a decisão da FPF é a de colocar árbitros de segunda categoria a regular a nova tecnologia.
Mas a estratégia está montada e nem é preciso recorrer à pirataria informática para a denunciar.
Basta falar com Fortunato Azevedo, um dos especialistas que o jornal O Jogo usa para chegar à curiosa conclusão de favorecimento do Benfica pelo grupo dos oito que, pelas ruas e cafés de Braga, há várias semanas assegura que estavam identificados os árbitros benfiquistas, que eles já tremiam e que a estratégia seria correr com todos eles e tomar de assalto a arbitragem.
De novo.
Porque, a bem dizer, todo este esforço não corre no sentido de punir o Benfica com algo que não existe mas sim o de assaltar um poder que consideram, como sempre consideraram, decisivo para a recuperação da hegemonia do futebol português.
E para isso acontecer, montaram uma estratégia que começa a estar à vista de todos.
Usando um presidente da Liga, recorrendo a alianças com outros clubes, pirateando e-mails para criar um efeito de diversão e finalmente tomar de assalto a arbitragem, recorrendo a velhas amizades de antigos árbitros cirurgicamente colocados em meios de comunicação editorialmente controlados.
No fundo...é isto.
(By José Marinho, in Facebook
Até pode ser uma posição que, embora esteja assinada por José Marinho, não seja de ... José Marinho ... tantas e tão frequentes são as hipóteses de falsificação e de usurpação de identidades de perfis, neste mundo em que tudo é volátil ...
Mas presumindo ser dele (o artigo que não o texto inicial) nada melhor, como ele diz, ... "continuo a preferir não me dar ao trabalho de escrever algo que tão bem está a ser explicado por outros"!!!

O videoárbitro contra a Santa Aliança
Ora, com toda esta guerra, o Benfica vai ter um aliado enorme no … vídeo árbitro! Não que tire uma palavra ao que aqui escrevi há duas semanas.
Nem uma palavra, mantendo, ipsis verbis, o que acho do vídeo árbitro, num artigo em que segui, de muito perto, a opinião de Paulo Garcia.
Mas, com toda esta pressão, com toda esta guerra dos mails e dos seus hipotéticos sinais, o que pretendia o Porto?
Nada mais nada menos que condicionar as arbitragens, já que, por imposição da UEFA, equipa é coisa que … não irão ter.
Pois esse é o objectivo de quem anda com estas coisas.
Ora, o vídeo árbitro, afinal, vai impedir que a pressão junto dos árbitros resulte, porque, querendo parecer mais papistas que o Papa, ao não apitar casos flagrantes, de forma a prejudicar, directa ou indirectamente, o Benfica, e a beneficiar, directa ou indirectamente, o Porto (e, por arrastamento, o Sporting), os árbitros serão confrontados com as imagens de quem, cá de cima, não pode deixar de ver o óbvio.
Ou seja, tudo isto teria alguma utilidade, não fosse o vídeo árbitro …
Até porque – depois dir-me-ão – que nunca por nunca um árbitro de campo irá contrariar a indicação de quem está a ver o jogo … na televisão!
O que prova que nem sempre ter razão é o que melhor serve os nossos interesses!
A não ser que passemos a ter a classificação da Liga, da Liga da Verdade e … da Liga da Verdade do Vídeo Árbitro!!!

Palavras minhas ... Para explicar o que não precisa de explicação
1 ano, o mundo do futebol foi moralizado com a introdução de uma norma … para me afastar da televisão. A mim, passe a imodéstia! O famoso artigo 140.º A do Regulamento Disciplinar da Liga. E, para que não restem dúvidas, … sem culpa de Pedro Proença! Que foi o autor material – como lhe pediram – mas não foi o autor moral dessa norma! Nem ele nem Luís Filipe Vieira que, internamente, na estrutura do Benfica, sempre se bateu para que a norma não fosse respeitada, tão absurda era a sua génese, a sua formulação e a sua legitimidade! Mas, para já, o que interessa é que não conseguiram o que queriam. Mas – tão grande era o ridículo – que acabaram por a revogar! Um obrigado à SIC, pelo que se bateu contra esse abuso – em nome de princípios e da liberdade de imprensa – e de todos os que consideraram – muito especialmente aqui em A Bola – essa norma, no mínimo, … imoral! Um dia contarei a história desse artigo! Um dia …

E do Canelas, Futebol Clube ... do Porto ... Ninguém diz nada???
para que nada nem ninguém lá daquelas bandas julgue que o barulho faz com que esqueçam os nossos podres … na Federação ninguém quer saber do Canelas, Futebol Clube … do Porto? Com investidor chinês interessado e tudo … pois então!!! Da Associação já sabíamos que ninguém quereria saber! Agora da FPF, … também não???"

Rui Gomes da Silva, in A Bola

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!