Últimas indefectivações

quarta-feira, 26 de março de 2014

Para recuperar na 2.ª parte...!!!

Corruptos 1 - 0 Benfica

Pedi rotação do plantel, e foi isso que o Jesus fez. Foram 6 jogadores actualmente titulares que ficaram de fora: Oblak, Siqueira, Enzo, Gaitán, Markovic e Lima (o único reparo que tenho a fazer a esta gestão, é que sabendo do castigo do Enzo em Alkmaar, é preciso gerir bem a utilização do Fejsa nos próximos jogos). E apesar da derrota, acho que foi a decisão correcta. Neste momento o jogo mais importante, será Domingo em Braga. Quando for tempo de jogar a 2.ª mão desta Meia-final da Taça de Portugal, logo se verá, quais são as prioridades nessa altura...

A forma relativamente 'calma' como os Corruptos, aceitaram a derrota em Alvalade, deixou claro que a prioridade deles, até final da época, vão ser as Taças, começando pela Taça de Portugal. Portanto a agressividade com que entraram neste jogo não foi surpresa para ninguém... aquilo que acabou por desequilibrar, foi o golo sofrido num pontapé de canto - escolhemos uma má altura para voltarmos a sofrer um golo de canto!!! -, deu confiança aos Corruptos, e retirou confiança ao Benfica...
Tivemos dificuldade em segurar o meio campo, até porque os nossos alas jogaram muito presos nos flancos. O Nico por exemplo, neste tipo de jogos, em posse de bola, desliza muitas vezes para o meio, fazendo de 3.º homem do meio-campo, igualando assim o número de centro-campistas e relação ao adversário... algo que o Salvio e o Sulejmani fazem menos.
Mesmo assim, na 1.ª parte, a melhor oportunidade para os Corruptos, é na sequência de uma entrada para vermelho directo, do Fernando (o Herrera durante o jogo, também o fez por merecer...), que mais uma vez, passou impune... Nada de novo, aqui!!!
Adenda: Tanto o Danilo, como o Alex Sandro fartaram-se de fazer faltas impunemente... Se tivessem levado amarelo no inicio da partida, tal como o Maxi levou, talves não tivessem feito mais faltas, sendo assim, ambos - mais o Danilo... - mereciam ter visto vários amarelos!!!

Melhorámos na 2.ª parte, o jogo foi mais repartido, os Corruptos mandaram uma ao poste, mas nós podíamos ter marcado em algumas ocasiões. Notou-se claramente uma melhoria com as substituições, com a entrada principalmente do Nico e do Lima... isto apesar do Rodrigo, que estava a ser um dos melhores, ter saído.
É verdade que voltámos a sofrer um golo de canto, algo que não acontecia à bastante tempo, mas o mais 'estranho' é mesmo, não termos marcado golos, algo muito raro, na era Jesus...

O Cardozo continua a demonstrar estar fora de forma, mas o Salvio está quase a chegar ao nível que já nos habituou... Quando vi o cartão ao Maxi logo no início temi o pior, mas pelo menos saímos deste jogo sem castigos... e aparentemente sem lesões.

Resumindo, eliminatória aberta, que vai ser decidida na Luz, tal como era previsível... Um resultado aceitável, tendo em conta o que se passou. Estou seguro, que o melhor Benfica, pode perfeitamente dar a volta ao resultado, apesar do 1-0 ser um resultado difícil de recuperar num 2.º jogo... tudo vai depender da vantagem que o Benfica vai ter no Campeonato, quando jogar novamente com os Corruptos. Aliás a nomeação do Desdentado para o próximo jogo na Pedreira, foi feita como esse objectivo: um Benfica praticamente Campeão na altura do 2.º jogo, fará com que o Jesus aposte tudo nesse jogo, e se isso acontecer, estaremos na final da Taça de Portugal, seguramente.

7 comentários:

  1. Ainda bem que dá o apontamento sobre a entrada de Fernando, pois foi uma barbaridade!

    Se este tipo vai ao Mundial pela nossa selecção, é certo e sabido que apoio todas as que contra nós jogarem.

    ResponderEliminar
  2. Hoje o treinador não quis ganhar.

    Que tipo de mensagem é essa que se passa aos nossos jogadores que querem ganhar troféus com as opções de hoje do treinador?

    O Sálvio o quê?Que jogo é que viste?O argentino mais o Cardozo e ainda o Sulejmani foram 3 jogadores a menos no campo..

    Com medo de ir a Braga e do Proença...Mentalidade pequenina.É por existirem mentalidades assim dentro do nosso clube que temos um treinador que se borra sempre todo no Dragão e que até se ajoelha..Mas está ótimo para adeptos como tu...Agora quero ver é arte e engenho para passar a eliminatória...Até parece que estamos habituados a grandes resultados com o adversário...

    ResponderEliminar
  3. Tenho muito respeito por este blog e compreendo que a sua linha editorial é sempre positiva e construtiva e raramente crítica. No entanto desta vez discordo objectivamente quer na análise ao jogo quer na questão das opções. Acho completamente errado abordar uma meia final contra o Porto quase como um jogo a feijões em que se poupa a pensar no... Braga... que por sinal também jogou hoje! Mas será que, mesmo nessa lógica de "poupar" para Braga, não se poderia fazer as coisas de forma diferente? Tem que ser 8 ou 80? Desde quando é que a Taça é uma coisa assim tão desprezível? Quanto ao jogo, o Porto quando marcou já tinha construído duas jogadas perigosas e depois disso poderia ter marcado mais golos. Fomos completamente dominados e fizemos uma das piores exibições de que me lembro no dragão.

    ResponderEliminar
  4. As poupanças para Braga, num País onde o Futebol seguisse as regras mais elementares de respeito pela verdade desportiva, seria desnecessária, mas a realidade é outra...
    Basta ver quantas vezes ganhámos em Braga nas últimas épocas!!! A partir do momento em que o Proença é nomeado, se houvesse dúvidas, elas deixaram de existir.
    Quem não pensar assim, não sabe o que é Futebol em Portugal.

    Abraços

    ResponderEliminar
  5. Subscrevo completamente. Análise lucida, ponderada e realista. Carrega Benfica.

    ResponderEliminar
  6. Ainda sobre o Salvio, posso me ter explicado mal na crónica:
    É evidente que o Toto não está ao seu nível normal, mas ao contrário do Cardozo, tem melhorado jogo a jogo...E ontem, apesar de tudo o resto, num jogo intenso, jogado com velocidade, pareceu-me confirmar a evolução.

    Sendo que ao Tacuara está a faltar um golinho: com a canela, com o joelho, de penalty, com a bunda, não interessa... O rendimento do Cardozo depende muito dos factores psicológicos.

    ResponderEliminar
  7. Apesar de não concordar totalmente com a opção de Jesus de fazer entrar em campo a «equipa das taças» para jogar a 1ªmão da meia-final contra o fcp, devo dizer que, encarada a coisa segundo a lógica de prioridades tão propalada pelo nosso técnico, compreendo a opção; com isto, Jesus demonstrou uma vez mais que de facto não se desvia um milímetro da sua hierarquia de prioridades, portanto, louve-se-lhe a coerência; mas quando o embate é com os «azuis e brancos» a racionalidade na definição de prioridades não deverá ter a última palavra. Conforme O que fica verdadeiramente do jogo de ontem não é tanto a derrota da equipa no clássico (algo que é admissível), mas a forma como a equipa se bateu até aos 60 minutos de jogo - demasiado indolente, sem agressividade, a roçar a displicência, por contraste com a intensidade com que os azuis e brancos abordaram o jogo, com algumas entradas a configurarem casos claros de agressão (a este respeito, as hostes benfiquistas com poder de pressão na praça pública e nas instâncias disciplinares ficarão em silêncio perante os lances do Fernando e do Herrera sobre Fejsa e Salvio?). A ilação a retirar deste clássico para os clássicos que aí vêm até ao final da época é esta: aproveitar estes jogos para dar ritmo competitivo a jogadores fora de forma é uma péssima opção, por maior qualidade futebolistica que possuam.

    ResponderEliminar

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!