Últimas indefectivações

quarta-feira, 22 de agosto de 2012

Obsessões !!!

Vivem-se no Benfica momentos difíceis, as eleições de Outubro têm contribuído para um clima quase irrespirável, num autêntico 'vale tudo'... Nestes quase 3 anos que escrevo aqui, foram muito poucas as vezes que escrevi post's em resposta directa a opiniões expressas noutros blog's, mas hoje de manhã ao fazer zapping na Gloriosesfera, fiquei com os 'cabelos e pé'... - não respondi na caixa de comentários do dito blog, porque já lá fui censurado... -, mas decidi logo, que desta vez, não deixaria passar o absurdo.
O tema principal era o projecto Olímpico do Benfica e por arrasto a formação, principalmente nas modalidades... e a critica à Direcção - ao Presidente Vieira -, era que a estratégia do Benfica, resumia-se ao comportamento dos 'abutres', comprando jogadores/atletas já feitos, não apostando no desenvolvimento dos atletas e das modalidades, com a excepção do Atletismo!!!
Pois bem - vou tentar ser sintético -, nunca na Gloriosa História do Sport Lisboa e Benfica, uma Direcção investiu tanto na Formação - no futebol, como nas modalidades -, repito: NUNCA!!! A criação de equipas B, no futebol, no Basket, no Hóquei são alguns exemplos... nesta última época o Benfica venceu todas as categorias de formação no Basket; no Hóquei vencemos em Juniores, e tivemos na Fase Final em Iniciados e Juvenis, no Andebol voltámos a jogar a 1ª Divisão nos Juniores e chegámos à Fase Final, no Volei fomos vice-campeões de Juniores, etc., etc., etc... Repito: NUNCA houve um investimento tão grande na formação das modalidades do Benfica, primeiro nas infra-estruturas, depois com os quadros técnicos, e depois na aquisição de jovens promessas, inclusive alguns jovens não-portugueses - no Hóquei!!!
A contratação de grandes 'estrelas' como a Telma, o Fortes, a Vanessa, entre outros, é só uma das fases do projecto Olímpico, mas não é a única... Nenhum outro Clube em Portugal aposta tanto na formação - sem apoios públicos -, a contratação dos grande valores do Desporto Português será sempre necessário, até como exemplo para os mais novos, é importante ter os nossos Campeões 'perto' dos jovens... No Triatlo por exemplo, temos nos nossos quadros o jovem promessa Alexandre Nobre - creio que o seu treino é executado no CAR da Federação -, que ainda não é um atleta Olímpico, mas tem potencial para o vir a ser, e o Benfica muito bem, está a apoiá-lo. Não existe nesta situação, nada que deva envergonhar o Benfica, bem pelo contrário...
Em muitas modalidades - principalmente as individuais -, o treino em Portugal é 'responsabilidade' das Federações, através dos CAR, os Clubes acabam por ter um papel secundário, e o Benfica não deve ter a intenção de se sobrepor às Federações... além disso o Benfica apesar de ser bastante ecléctico - outro ponto onde a actual Direcção têm um mérito indiscutível... -, não tem a obrigação de ter secções em todas as modalidades, até porque existem limites financeiros... aquilo que tem acontecido - bem, e deverá acontecer mais vezes... -, é a assinatura de parcerias, com outros Clubes 'especialistas' em determinadas modalidades - Canoagem por exemplo -, com experiência, técnicos, instalações, com uma enorme capacidade em encontrar novos talentos, com benefícios para os três lados: o Benfica, o Clube formador, e o Atleta.
Num País, onde o investimento no Desporto é cada vez menor - o próximo ciclo Olímpico ainda vai ter menos dinheiro... -, existir Clubes, como o Benfica, que estão dispostos a apoiar atletas com potencial, nunca deverá ser criticado...
A obsessão doentia de alguns em criticar tudo o que o Vieira fez, cheira mal... Criticar o Vieira por falta de investimento na Formação, é um absurdo tão grande, que até é difícil de qualificar... Esta estratégia propagandista, de meias-verdades, insinuações, meias-mentiras, mentiras completas, manipulações... com o objectivo de criar um sentimento anti-Direcção - desgaste -, para que em Outubro apareça um desconhecido qualquer como salvador - e aparentemente com uma única ideia: derrubar Vieira!!!... -. não engana ninguém... mas deviam ter um bocadinho mais cuidado, em escolher as criticas, porque às vezes caiem no ridículo.

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!