Últimas indefectivações

terça-feira, 25 de fevereiro de 2014

De Borboleta para a vitória !!!

Benfica 1 - 0 Guimarães

Esta semana ficámos a saber que a alcunha do Markovic é Borboleta!!! Talvez por isso, o Douglas, hoje, quando se esticou todo, quando a bola lhe passava por cima, parecia mesmo que estava a tentar apanhar 'borboletas'... mas falhou!!!
Jogo atípico do actual Benfica. Entrámos bem, logo com uma excelente oportunidade, mas também foi imediatamente visível que o esquema defensivo do Vitória, iria nos trazer problemas, com duas linhas muito próximas com 9 jogadores!!! Após o choque entre o Enzo e o Jardel, o jogo 'acalmou', e o Benfica demonstrou muita ansiedade, nervosismo mesmo... neste período falhámos muitos passes, inclusive o Enzo. Com várias perdas de bola improváveis, acabámos por permitir ataques rápidos ao Guimarães. É verdade que o Oblak só foi verdadeiramente posto à prova, numa ocasião, num remate do Maazou, mas existiram outros remates, que acabaram 'bloqueados' pelos nossos jogadores... O Benfica nos últimos tempos, não tem oferecido tantas bolas a meio-campo, como fez hoje, principalmente na 1.ª parte... Neste período, houve um jogador que se destacou claramente: Markovic. E não foi por causa do belíssimo golo, antes disso já tinha executado várias arrancadas, cheias de veneno desperdiçadas pelos companheiros. Não sei se foi a entrevista do Matic, que pediu mais entrega nos treinos ao Borboleta, que o espevitou, mas este foi de longe o melhor jogo do jovem sérvio ao serviço do Benfica...!!!
A 2.ª parte, foi mais calma, o Benfica baixou o ritmo, o Fejsa recuou um pouco mais, e deixámos de 'entregar' a bola ao adversário. O 2.º tempo começou com um grande remate do Sílvio, e uma cabeçada do Maazou que acabou por ser facilmente defendida pelo Oblak... só nos últimos minutos o perigo voltou a rondar as balizas: sempre a baliza do Guimarães... O falhanço do Lima só se pode explicar pelo cansaço...
É verdade que mantivemos a consistência defensiva, e por isso mesmo somámos os 3 pontos, mas a fluidez não foi igual aos últimos jogos... e neste caso nem podemos justificar com o cansaço da Liga Europa, porque no onze inicial só 6 jogadores repetiram, sendo que o Enzo só jogou 60 minutos na Grécia e hoje o Sulejmani foi o primeiro a sair... acredito que a responsabilidade foi repartida, entra o esquema do Vitória, e a ansiedade de voltar a não desperdiçar um mau resultado, de um dos adversários directos!!!
Ainda três notas: hoje jogámos sem o Maxi, e o Gaitán castigados, e sem o Cardozo e Garay lesionados... e ainda temos o Salvio a recuperar a forma, é praticamente meia-equipa...; o Jardel passou demasiado tempo a receber assistência, passámos vários minutos a jogar com 10 jogadores, algo que podia ter sido fatal...; o relvado continua muito mau... muitos dos passes falhados na 1.ª parte foram por causa do relvado. Também não percebi as escorregadelas dos jogadores, principalmente o Enzo e o Rodrigo: os jogadores têm o direito de escolher o tipo de pitons que gostam mais, mas quando as condições do terreno não permitem jogar com o habitual calçado, alguém tem que se fazer ouvir...!!!
O homem do jogo é o Markovic, não é todos os dias que se marca um golo daqueles, nem se faz um jogo desta elevada qualidade, mesmo que nos últimos 30 minutos, o Borboleta tenha 'arrefecido'... Mas esta noite tivemos dois enormes 'guerreiros': Jardel e Fejsa. Grande jogo de ambos... O Luisão no seu 400.º jogo esteve também muito bem, mesmo com algumas escorregadelas. Criticado por muitos, dado como acabado várias vezes por outros, o Luisão será outro daqueles jogadores, que quando deixar de vestir a camisola do Benfica, vai deixar muitas saudades...!!! O Sílvio defensivamente esteve impecável, mas ofensivamente, jogando na direita, torna-se menos perigoso... O Siqueira fez um jogo razoável, e no final da partida soube resguarda-se, porque uma das estratégias ofensivas do Vitória, era fazer passes longos nas costas do Siqueira...!!! Este foi um dos jogos mais fracos do Enzo nos últimos tempos: levou muito tempo a adaptar-se ao relvado, falhou muitos passes, e o povoamento do meio-campo adversário, complicou o seu trabalho... O Sulejmani acabou por não aproveitar o estatuto de titular no Campeonato... tinha feito bons jogos recentemente, mas hoje não conseguiu produzir o esperado. O Rodrigo está a entrar novamente naquelas fases onde tudo lhe corre mal, em frente da baliza... precisa rapidamente de voltar aos golos!!! Grande assistência para o Marko no golo: meio-golo!!! O Lima falhou um golo escandaloso, mas mesmo com poucos remates à baliza, sou da opinião que o Brasileiro estava a fazer um bom jogo, falhou algumas recepções no peito, mas mesmo assim segurou muitas bolas, e quando descaiu para as alas, deu quase sempre seguimento às jogadas...
O Salvio não entrou tão bem, como o tinha feito na Salónica... Vai precisar de vários jogos para recuperar o ritmo... O Amorim entrou tarde de mais!!! Mais uma substituição no 'último minuto', não realizada pelo Benfica!!! Tem sido habitual este cenário... sinceramente não sei qual é o objectivo: perder tempo?!!! Então façam a substituição logo no início do tempo de desconto.
Suspeito que amanhã os elogios à arbitragem vão ser muitos, mas nas bancadas foi visível a pouca-vergonha. Já o escrevi anteriormente, Nuno Almeida depois do Benfica-Académica da época anterior ficou condicionado (penalty no último minuto a nosso favor...). Em todos os jogos que apitará do Benfica, irá fazer tudo para demonstrar que não é 'benfiquista'!!! Amanhã, vão elogiar o critério disciplinar à Inglesa, mas ninguém se irá recordar que ainda recentemente num jogo da nossa equipa B, no Seixal, expulsou 2 jogadores do Benfica, com um critério completamente diferente!!! Mas hoje, uma coisa eu tenho a certeza, acontecesse o que acontecesse, ninguém do Guimarães seria expulso!!! Para cumulo, conseguiu marcar fora-de-jogo ao Benfica, num lançamento lateral, onde existiu uma falta claríssima sobre o Rodrigo mesmo à entrada da área!!! A quantidade de lançamentos laterais trocados (sempre a nosso desfavor), e a ausência de livres a favor do Benfica em situação ofensiva, são prova mais do que suficiente da intenção... repito intenção. Este é daqueles casos onde o problema não foi a incompetência. 

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!