Últimas indefectivações

domingo, 16 de maio de 2021

Vermelhão: Vitória...

Benfica 4 - 3 Sporting


Sofrimento desnecessário, com um 3-0 ainda na primeira parte, e um 4-1 no início do 2.º tempo, devíamos ter gerido melhor a vantagem... Curiosamente, após o 4-3, melhorámos, e fomos de facto a equipa mais perigosa nos minutos finais, tal como o Jesus afirmou... Mas tanto aqueles minutos finais da primeira parte, onde a equipa 'recolheu-se', como aqueles minutos após o 4-1 eram totalmente evitáveis!

Não houve grandes surpresas no 11 do Benfica: o Pizzi no lugar que tem sido do Rafa, foi a única alteração significativa, mas com o Rafa ainda a recuperar das pancadas do Pepe, era mais ou menos esperado; destaco o posicionamento do Veríssimo, que praticamente marcou o extremo-esquerdo adversário, fazendo com que o Digui jogasse em 'cima' do Nuno Mendes, o que na prática deixou o Benfica em várias ocasiões a defender com uma linha de 4, com o Veríssimo a fazer de defesa-direito!

Com os Lagartos a deixarem alguns dos caceteiros-mor no banco, tivemos um pouco mais de espaço no meio-campo, mas a dinâmica foi a esperada: ataques rápidos nos Lagartos e o Benfica a tentar jogar em 'posse'!!! A grande diferença, esteve mesmo na eficácia, desta vez não precisámos de falhar 5 golos feitos para marcar um!!!

Defensivamente, quando 'todos' falhavam o Otamendi ia limpando na área... evitando dar trabalho ao Helton! Com 3-0, antes do intervalo, baixámos a intensidade, tentámos controlar mais 'atrás', e isso voltou a dar mau resultado...!!!

Após o descanso, assistimos a um autêntico fenómeno do Entroncamento, com um penalty a favor do Benfica (a cara de espanto do jovem Lagarto foi reveladora: penalty a favor do Benfica? Isso é contra as regras? Eu não fiz nada?)!!! Curiosamente, foi o 2.º penalty a favor do Benfica na actual época, e foi também somente o 2.º penalty contra os Lagartos, na actual época!!!

Com a entrada do Gabriel, podíamos ter 'bloqueado' mais o meio-campo, não isso não aconteceu com os Lagartos a continuarem a sair em ataques rápidos... e acabámos por permitir o 4-3! Mas com a entrada do Rafa, as cosias voltaram a mudar... Ganhámos velocidade nas saídas rápidas, e se não fosse a inimputabilidade do Tiago Moedinhas, o jogo teria ficado decidido antes do apito final!!!

O Pizzi foi o MVP, mas para mim o destaque vai para o Everton, que finalmente está a jogar aquilo que sabe, ganha dribles, assiste... este é jogador que se via no Brasil. O Pizzi não esteve mal, mas houve claramente em vários lances falta de 'arranque'... o Pizzi 'jovem' teria sido muito mais perigoso hoje!!! Grande jogo do Otamendi lá atrás... Menos bem o Helton, hoje, os golos de bola corrida eram defensáveis... a bola entrou no meio nos dois!!!

É óbvio que a Lagartada, vai desculpar os 4 golos com os festejos do título... mas sinceramente, não vi qualquer tipo de quebra física do Sporting durante os 90 minutos. Aliás, vi e ouvi, foi muito mau perder dos jogadores do Sporting, que não pararam de mandar bocas, com o Pote o Nuno Santos e o Nuno Mendes em destaque na má educação...

Como o post anterior demonstra, este 3.º lugar é altamente enganador! Não jogámos bem durante grande parte da época, temos um plantel desequilibrado, vários jogadores estiveram abaixo do seu potencial, mas existiram factores externos que tiveram um impacto demasiado grande na classificação final:
- os penalty's
- sim, o Covid, os dois surtos a seguir aos jogos com os Corruptos, foram fatais: 11 pontos perdidos...
- o facto da Lagartada ter ficado fora da Europa, deu-lhes uma vantagem enorme sobre o Benfica, os Corruptos e o Braga... Basta comparar os resultados do Benfica após a eliminação com o Arsenal, sem-Europa e sem-Covid a partir dessa altura!!!
- e até a ausência de público nas bancadas, que foi penalizadora para nós (não ganhámos pontos nos últimos minutos...), e deu tranquilidade aos Lagartos nos vários momentos onde 'tremeram' e com o Lagartus Assobiadus nas bancadas ainda teria sido pior...!!!

3.ª vitória do Benfica sobre o Sporting no dia de hoje em futebol: Juvenis, Juniores e no final da tarde, em seniores!

Em Guimarães na última jornada, vamos provavelmente jogar com uma equipa de segundas opções, pois neste momento aquilo que importa é a final da Taça de Portugal... E o facto do Benfica ter conseguido bons resultados ultimamente, e o Braga estar em 'queda', não vai decidir nada...

Para a próxima época, vamos ter uma pré-época 'curta', com mais um início de época decisivo em termos financeiros... Será importante o Man United ganhar a Liga Europa, para aumentar as nossas possibilidades de chegar à fase principal da Champions!

2 comentários:

  1. Enquanto tivermos Weigl no meio campo, defensivamente somos 0. Já tivemos que adaptar a táctica colocando mais um central para estancar o que ele não estanca, mas mesmo assim não chega. Têm de ser Taarabt ou quando jogam a 8 Pizzi ou Gabriel a fazer o trabalho defensivo que Weigl não faz, mas como assim que entram os árbitros fazem questão de os amarelar logo, condicionam a agressividade que podem colocar em campo. Ora Weigl não estanca a p# de um corno, é um passador, basta ver a postura dele no 1o golo do Sporting e questionar-nos onde a andaría nas jogadas dos 2 golos seguintes. Nunca está onde é preciso defensivamente e depois o ónus cai nos outros. Joga para as suas estatísticas e f# as estatísticas da equipa que é o que interessa. Depois nem quando joga melhorzito tem andamento para 90m. Mas a culpa será sempre de quem jogar a seu lado, porque esses normalmente não se escondem defensivamente. Impossível ganhar um campeonato com este jogador no núcleo da equipa, o sector mais importante de qualquer equipa que quer ser campeã. Mas os adeptos gostam porque têm boa estatísticas de passe (normalmentesem risco), enfim. O ano passado perdemos um campeonato onde estávamos a ter uma performance imaculada até a sua chegada. Este ano desde que voltou à equipa e tornou-se intocável deixamos sequer de ter hipóteses de lutar pelo título. Tendo em conta a postura dos árbitros com a nossa equipa mais evidente sr torna a necessidade de termos um meio campo forte mentalmente. Ter um jogador que se esconde defensivamente e mentalmente não aguenta 90m é suicídio.

    ResponderEliminar
  2. Grandes vitórias sobre o Sporting, parece que os clubes se trocaram - eles passavam a vida a falar dos 7-1 num ano em que acabaram em 3º ou 4º, e a comemorar uma derrota do Benfica no ano em que acabaram em 7º.

    Entretanto, esta epoca , o Varandas consegue o seu 4º titulo europeu nas modalidades em 3 anos, e ultrapassa Vieira com os seus 3 titulos em 17 anos-

    É este o Benfica de Vieira.

    Viva o Benfica

    ResponderEliminar

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!