Últimas indefectivações

sexta-feira, 8 de março de 2019

Quem serão os próximos 4?

"Luís Filipe Vieira disse no Magazine da Liga Europa que tínhamos 8 jogadores da formação no plantel actual mas que esse número tem potencial para chegar aos 12 já na próxima época. Aqui é importante perceber o que LFV disse porque é diferente de dizer que podemos vir a ter mais 4 caras novas. Por exemplo, um dos jogadores da equipa B que vejo mais rapidamente a saltar para o plantel principal é Nuno Tavares, defesa esquerdo. Só que para Nuno Tavares subir, Yuri Ribeiro teria que ser emprestado. Nesse caso não seriam 4 caras novas, mas sim 5 para compensar a saída de um jogador e chegar aos tais 12. De qualquer maneira, quem são os 4 jogadores mais preparados para dar o próximo salto?
O plantel do Benfica tem neste momento 28 elementos. Svilar vai ser emprestado. Corchia vai sair. Yuri Ribeiro parece-me que vai ser emprestado. Fejsa não me parece que faça sentido estar como 5º ou 6º médio e nesta fase da carreira, acredito que tenha outros planos, como tal acho que pode sair. Salvio, Cervi e/ou Zivkovic vão sair. Pelo menos dois deles. Além de todo o mercado que Rúben Dias, Gabriel e João Félix vão ter este verão. Mas sem esses ficamos com uma vaga a DE, uma/duas vagas a MC (adaptando Krovinovic à ala de vez), uma vaga a extremo (porque ainda vem Caio Lucas), além da vaga que já temos para avançado.
1. Heriberto Tavares. Admitam lá, já não se lembravam dele pois não? Eu confesso que nunca fui o maior fã do Heriberto. O físico está lá. A qualidade técnica está lá. Só que depois decide bem uma vez a cada três. Quantas vezes não me chateei com ele a ver a equipa B porque tendo o colega ao lado isolado, acaba por rematar? Mas a verdade é que tem sido fundamental no Moreirense. Depois de 84 jogos e 29 golos pelo Benfica B, Heriberto leva 27 jogos e 6 golos pela equipa sensação do Campeonato. Só falhou um jogo no Campeonato, sendo o segundo mais utilizado da equipa. À frente dele apenas está… Chiquinho. Dado que joga na posição que temos mais falta de jogadores, parece-me uma aposta imediata.
2. Pêpê Rodrigues. Saindo Fejsa, este vai ser o jogador escolhido. O critério de Lage na escolha de jogadores para o 11 está muito preso com a qualidade de passe. Se virem, todos os jogadores que ele tem promovido, desde Florentino a Samaris, todos passam a bola muito bem. Pêpê é uma cópia de Gabriel. Uma qualidade de passe de outro mundo combinada com boa capacidade defensiva. Ficaria muito surpreendido se Pêpê não fizesse a pré-época com o Benfica. Tendo a oportunidade e mostrando a Bruno Lage a sua qualidade é um mero passo até entrar no plantel.
3. Chris Willock. O jovem inglês não é a aposta mais imediata, confesso. O Benfica tem neste momento seis médios-ala no plantel. Sete se contarmos com o Krovinovic que anda sobretudo a jogar lá. A somar a estes todos, ainda vem o Caio Lucas. No entanto, Willock é o melhor jogador que temos na equipa B. Logo acredito que acabe por ser chamado à equipa principal. Não vai ficar lá para sempre e ele é um jogador com características muito únicas. É muito rápido, muito forte no um para um, boa qualidade de cruzamento. Só faz sentido ser promovido.
4. Nuno Tavares. Um dos jogadores que tem estado menos bem no Benfica nesta época é Yuri Ribeiro. Está longe de convencer e o mais certo é que volte a ser emprestado. Isso abriria uma vaga que com alguma naturalidade será ocupada por Nuno Tavares. É mais novo que o costume. Ainda tem idade júnior neste momento. É um lateral muito à imagem do Grimaldo. Dá qualidade no ataque apesar de ainda ter que evoluir algo no sector defensivo. No entanto, para o Campeonato, os nossos laterais atacam mais do que defendem. Seria uma boa aquisição. Principalmente tendo em conta a margem de progressão.
5. Outros. Branimir Kalaica vai fazer a pré-época quase de certeza e, se Rúben Dias ou Jardel saírem (não creio que Ferro ou Conti possam sair), vai ser chamado à equipa principal. Pedro Pereira é outro que vai fazer a pré-época quase de certeza. Tem sido suplente utilizado na Genoa e se Ebuehi não corresponder às expectativas o Benfica vai querer ter um backup plan. Neste momento acredito que Pedro Pereira esteja à frente do Alex Pinto. Alfa Semedo, Nuno Santos, David Tavares e Tiago Dantas têm todos uma hipótese. Mas subindo o Pêpê e o Chiquinho, parece-me que não haverá mais vagas no plantel e acabarão todos na equipa B por uma época, com excepção de Alfa Semedo que deverá ser emprestado.
Vejo mais uma vaga para a baliza por preencher, mas Fábio Duarte não me inspira muita confiança e André Ferreira não tem sido muito utilizado no Aves, como tal acredito que o 3º guarda-redes acabe por ser o guarda-redes da equipa B que se a lógica imperar vai ser Celton Biai. Vejo também uma vaga para mais um avançado, especialmente se João Félix sair, mas não há nenhum avançado que tenha estado particularmente bem nesta época e como tal acredito que se precisarmos de alguém, virá de fora. Uma pena que João Carvalho tenha sido vendido.
Para terminar deixo-vos um 11 das maiores promessas prontas a saltar para equipa principal do Benfica: André Ferreira, Pedro Pereira, Branimir Kalaica, Vitali Lystcov, Nuno Tavares, Pêpê Rodrigues, Tiago Dantas, David Tavares, Chris Willock, Diogo Gonçalves e Heriberto Tavares."

1 comentário:

  1. Boa análise, embora 4 ou 5 dos jogadores mencionados não estarão na equipa no próximo ano.
    Tenho de mencionar o Kalaica, já é capitão, tem sido o melhor jogador da equipa nos últimos jogos e não falha um passe, curto ou longo. Tem-me impressionado.
    Quando entrar, não sai. E penso que não serei só eu a ver isso.

    ResponderEliminar

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!