Últimas indefectivações

sexta-feira, 19 de outubro de 2018

Os Açores

"Que Portugal fantástico esse dos Açores. Chega a parecer irreal o que a natureza ali oferece, naquela largueza de horizontes semeada em pleno coração Atlântico. Mas é bem real, e, mal se pousa ou atraca em terra açoriana, vêm de lá sorrisos e dizeres que nos acolhem tão calorosamente, que temos a estranha sensação de chegar a casa apesar de termos dela saído voando horas para poente sobre mares desconhecidos. São coisas da identidade, ou melhor, do que nos une e faz de nós povo. Em cada ilha, com as suas particularidades, está tudo lá e tudo é encantadoramente familiar. Falo da paisagem rural, bem rural quando subimos o monte por mais que o mar se imponha a toda a volta e também da paisagem urbana e da arquitectura tradicional. Mas falo sobretudo das gentes e do português, falado e sentido muito para além da língua ou dos matizes do sotaque. Os Açores têm o estranho poder de nos desafiar e de nos acolher, de nos fazer regressar às origens e às memórias do que somos, reconciliando-nos connosco próprios.

Sei que esta portugalidade se acentua pela distância e pelo cultivo do sentido de pertença. E aí, o Benfica pontua sempre, e de que maneira!
Por isso, a Fundação Benfica não poderia nunca deixar de responder à chamada e apoiar a instalação, também neste arquipélago, do Walking Football. Sabemos que é uma aposta ganha, até porque a dinâmica local é grande e a vontade de fazer trabalho conjunto se manifesta a cada dia. Teremos na cidade de Ponta Delgada, para já, um núcleo duro de praticantes organizados em torno da Universidade Sénior e uma dinamização crescente das actividades desta equipa, impulsionando a formação de mais grupos e a interacção ao longo do ano. Vamos acompanhá-los com gosto e expectativa, fazendo sempre a nossa parte e estimulando o crescimento do número de participantes e de equipas no arquipélago. Sabemos que desta forma estaremos a contribuir decisivamente para a prevenção em saúde e para a vida activa dos açorianos com mais de cinquenta anos. Sabemos, sobretudo, que a presença inspiradora do Benfica, através da Fundação, é um forte catalisador de vontades e um motivo de orgulho na Região Autónoma. Por isso é com grande expectativa e sentido de oportunidade que iniciamos esta caminhada. E que marquem muitos golos!"


Jorge Miranda, in O Benfica

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!