Últimas indefectivações

sexta-feira, 15 de março de 2019

SL Benfica - GNK Dìnamo Zagreb

"Mais um jogo muito complicado. Na Croácia o Zagreb eliminou o jogo ofensivo do Benfica ao fechar os espaços entre a linha defensiva e os médios. Hoje o Zagreb conseguiu mais uma vez contrariar o Benfica. Primeiro com uma pressão alta. Depois com a defesa posicional. Demos 30 minutos de borla ao início. Os 60 minutos que se seguiram já foram um pouco melhores. Acabámos por despachar a eliminatória no Prolongamento. Umas notas sobre o jogo.
1. Rafa. O melhor em campo. Começou a jogar no centro do terreno, numa posição que já não o víamos há bastante tempo. Nessa posição criou as poucas ocasiões de perigo na primeira parte, com umas boas combinações com Jota. Na segunda parte acabaria por voltar a ala e apesar de não estar envolvido em nenhum golo, esteve nos outros grandes momentos do Benfica e ajudou a criar momentum.
2. Jonas. Não oferece o que Seferovic é capaz de dar e já não tem capacidade para pressionar alto. Mas dentro da área a qualidade está toda lá. O Benfica ganhou outra qualidade com Jonas no ataque. Teve vários remates muito perigosos que só não deram em golo graças à bela exibição do guarda-redes croata. Acaba por marcar o golo numa jogada em Ferra coloca a bola em Pizzi, Pizzi toca de primeira para Jonas que marca num remate muito colocado já dentro da grande área com a.... canela. 
3. Ferro. Que jogaço. Nem vou falar no golo que marcou. Se não viram, vão ver. Foi um remate fora da grande área com uma violência tremenda. Mas além de vários cortes importantes mostrou aquilo que faz tão bem: sair a jogar. É ele que está na génese da jogada do golo de Jonas, ao colocar a bola em Pizzi.
4. Pizzi e Gabriel. Exibição a cumpridora dos dois. Pizzi tem uma assistência. Gabriel recuperou muitas bolas, como de costume.
5. Grimaldo. Fez mais um golaço, deu largura ao ataque e está envolvido em algumas boas jogadas. O golo foi um remate do meio da rua com a bola a ganhar um efeito similar aqueles Tomahawks que o Ronaldo marcava antes da lesão no joelho.
6. Jota. A qualidade está lá. Mas é complicado pedir a um jogador tão desequilibrador no 1v1 que tenha menos a bola. No centro do terreno há mais homens e Jota vai perder a bola se não for mais rápido a passa-la. Tem que jogar na ala. Ali não rende nem metade do que é capaz.
7. Yuri Ribeiro. Vi-o a jogar nos juvenis. Gostei. Vi-o a jogar nos juniores. Gostei. Vi-o estrear-se pelo Benfica B ainda com idade junior. Gostei. Vi-o no Rio Ave. Gostei. Não consigo gostar do que anda a fazer na equipa principal. Hoje fartou-se de perder bolas. Tem que dar mais.
8. Fejsa. Ofensivamente não consegue contribuir. Atacamos literalmente com menos um. Fejsa fica sempre mais atrasado no campo relativamente ao que Samaris faz. Defensivamente também não fez uma exibição fantástica. O físico não me parecia a 100% pois logo na primeira parte vi-o a recuperar a passo em pleno contra-ataque croata. Adoro o Fejsa. Tenho uma camisola com nome dele. Não vejo um lugar para ele numa equipa com a ideia de jogo de Lage. E acho que com 30 anos ele tem é que jogar e não estar na bancada à espera que Florentino e Samaris lhe dêem uma oportunidade.
Jogo foi muito complicado. O Benfica voltou a não ser muito rápido na troca de bola e isso não permitiu atravessar a solidez defensiva do Dinamo. Outra coisa que senti que não esteve lá foi a pressão. Aliás, ate ao momento do golo de Jonas, das poucas vezes que fizemos pressão, foi quando criámos mais perigo. Nota-se algum cansaço. O jogo em Moreira de Cónegos vai ser dos mais importantes da época. Encham aquilo!"

1 comentário:

  1. Muita soberba do Coluna Vermelha.
    E pouca parra. Banalidades muitas...

    CARREGA BENFICA TRINTA E SETE!

    ResponderEliminar

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!