Últimas indefectivações

segunda-feira, 9 de dezembro de 2019

Melhor do mundo

"Em vésperas do anúncio do vencedor da Bola de Ouro 2019, Jorge Valdano escreveu em A Bola: «Há não muito tempo, o Barcelona foi equipa deslumbrante com um génio lá dentro. O tempo foi melhorando o génio e piorando a equipa. O que Messi ainda faz agora ajuda a dissimular a decadência colectiva. É um engenheiro agrónomo pisando cada zona do terreno, tem a visão dum astronauta quando levanta a cabeça, desarma e arma a bola como se fosse um cubo de Rubik cada vez que a toca».
Poderia, no seu estro, dizer mais do Messi, o Valdano - e só isso bastava para mostrar como a Bola de Ouro voltou, justamente, à sua essência: premiar o Melhor Jogador do Mundo (e não premiar o melhor jogador da equipa que ganhou mais ou ganhou o mais importante).
Sim: o Melhor Jogador do Mundo 2019 foi o Messi - e foi o Messi porque se António Lobo Antunes já o dissera:
- Existem três ou quatro coisas importantes na vida: os livros, os amigos, a mulher e o Messi...
O Messi ainda não saiu desse melhor de si - transformando a bola que leva no pé (como se ela estivesse, intocável a outros, lá dentro) em beleza a luz, golo e desconcerto, como mais ninguém faz.
Sim: o Melhor Jogador do Mundo 2019 foi o Messi - e foi o Messi porque se Ricardo Serrado já o dissera:
- Messi é um futebolista que joga no futuro.
O Messi ainda não deixou de jogar no seu futuro, criando, com o seu dom da adivinhação, linhas de horizonte onde outros só veriam becos sem saída - como se, a cada toque ou passe, a cada drible ou remate, ele tivesse a musicalidade dum Mozart, ou a poesia dum Borges.

(PS: Lotina dissera-o também:
- Comparar Ronaldo com Messi é exercício de ignorância futebolística: Messi é Messi e os outros são futebolistas...
e se, ainda ontem, com o Maiorca, o Messi tornou a mostrar que não é deste Mundo, a cada dia que passa vê.se o Van Dijk, o Mané, o Bernardo ou o Salah a serem como o Ronaldo - ou melhores...)"

António Simões, in A Bola

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!