Últimas indefectivações

segunda-feira, 18 de novembro de 2019

Pequeno Genial

"Todas as oportunidades são boas para homenagear Fernando Albino Sousa Chalana. E hoje, às 18 horas, haverá mais uma, com a apresentação do livro “Chalana, a Vida do Génio”.
Da autoria de Luís Lapão, com colaboração do departamento do Património Cultural do Sport Lisboa e Benfica do qual o autor faz parte, com prefácio do consagrado escritor e jornalista Mário Zambujal e publicado pela editora Prime Books, parceira oficial do clube, este livro conta com testemunhos de familiares, amigos e colegas de Fernando Chalana, além do antigo jogador.
A obra versa sobre a vida do Pequeno Genial, como um dia Chalana foi apelidado por José Neves de Sousa, então jornalista do extinto Diário de Lisboa, tornando-se alcunha por tão bem assentar ao fantástico jogador do Benfica e da Selecção Nacional. A carreira do futebolista e técnico é escalpelizada ao longo do livro, com enfoque nos primeiros passos de Chalana enquanto jogador. Do despertar do gosto por jogar à bola ao estrelato, nada foi ignorado, permitindo-nos ficar a conhecer melhor aquele que tantos idolatram.
Chegou ao Benfica aos 15 anos, e aos 17 anos e 25 dias de vida tornou-se, então, no mais jovem de sempre a atuar numa partida do Campeonato Nacional, o que lhe permitiu ser campeão pela primeira vez nessa temporada (1975/76). Apesar da tenra idade, a participação em dois jogos não surpreendeu quem acompanhava os jogos dos Juniores, nos quais Chalana, com exibições magistrais repletas de jogadas extraordinárias, já despertara a atenção de muitos benfiquistas.
Na época seguinte, em que voltou a conquistar o título nacional, já era figura de proa da equipa, correspondendo às enormes expectativas em si depositadas e preenchendo o vazio que um certo sentimento de orfandade provocado pela saída, em final de carreira, de António Simões deixara entre os benfiquistas, não só relativamente à posição de extremo-esquerdo, mas também quanto à capacidade de um jogador de, pela genialidade que emprega nas suas ações, fazer sonhar todos os que têm o privilégio de o ver jogar.
Até à transferência para o Bordéus – por um valor recorde e que pagaria as obras do fecho do terceiro anel do antigo Estádio da Luz – após formidáveis exibições no Campeonato da Europa de 1984, realizado em França e em que Portugal foi o terceiro classificado, Chalana marcaria um período da vida do Benfica, notabilizando-se pelas fintas desconcertantes, pela inteligência refinada que colocava nos lances em que participava, por ter contribuído decisivamente para vários títulos e por ter sido muitíssimo admirado por todos os que acompanharam a sua carreira, incluindo colegas de equipa e adversários.
Em França, acometido por vários problemas físicos, não obteve o sucesso que todos lhe auguravam, regressando ao seu Benfica a tempo de acrescentar títulos ao pecúlio obtido anteriormente. Foi campeão nacional seis vezes e ganhou duas Taças de Portugal, duas Supertaças e três Taças de Honra e fez parte de três equipas finalistas europeias, marcando uma era do futebol português, sendo idolatrado por várias gerações e considerado, por muitos, um dos melhores jogadores de sempre do Benfica.
Viria ainda a representar brevemente Belenenses e Estrela da Amadora, colocando um ponto final na carreira aos 33 anos apenas, sem, no entanto, abandonar o futebol. Integrado em diversas equipas técnicas das camadas jovens benfiquistas, inspirou centenas de aspirantes a futebolistas, incluindo Bernardo Silva, que frequentemente se lhe refere como uma das pessoas que mais o ajudaram e inspiraram a tornar-se profissional de futebol.
Todas as oportunidades são boas para homenagear Fernando Chalana. Porque merece. Porque é humilde. Porque maravilhou quem o viu jogar. E porque é daqueles que muito ajudaram a engrandecer o Benfica!"

3 comentários:

  1. ""sábado, 16 de novembro de 2019
    O mito CR7 – desmontando uma falácia
    A ESCANDALOSA CAMPANHA PRÓ-RONALDO
    A ESCANDALOSA CAMPANHA PRÓ-RONALDO FEITO PELAS FAMOSAS “ronaldetes”, E POR TODA UMA MÁQUINA MONTADA, PARA O PROPAGANDEAR, SEMPRE TENTANDO DESABONAR E OSTRACIZAR O GRANDE EUSÉBIO, O MAIOR JOGADOR PORTUGUÊS DE TODOS OS TEMPOS E UM DOS MELHORES DO MUNDO ONDE ENFILEIRA COM PELÉ, MARADONA, MESSI E CRUYFF.
    Vamos mostrar com números, porque os números são como o algodão.
    Vamos recuperar um texto já aqui publicado há uns tempos atrás e que as “ronaldetes” não gostaram de ver.
    ""[Quarta-feira, 30 de outubro de 2019
    Eusébio é incomparável. Nem Messi nem Ronaldo
    MESSI SUPERA CRISTIANO RONALDO…
    …MAS NÃO ESQUECER EUSÉBIO
    MESSI É MAIS NOVO DOIS ANOS DO QUE RONALDO.
    É mais um capítulo do ‘mano-a-mano’ entre Lionel Messi e Cristiano Ronaldo. Com os dois golos que marcou na folgada vitória do Barcelona frente ao Valladolid, por 5-1, em Camp Nou, logrou o internacional argentino superar o português no que a golos em jogos oficiais de clubes diz respeito.

    Segundo o diário espanhol AS
    Messi, 32 anos, conta agora, em Outubro de 2019, 608 golos num total de 695 partidas.
    MÉDIA DE MESSI= 0,8748 golos por jogo.
    Por seu lado, Ronaldo, 34 anos, tem 606 golos marcados em 813 jogos.
    MÉDIA DE RONALDO= 0,7453 golos por jogo.

    SÃO SÓ 17,4% A MAIS de Messi para Ronaldo.

    PARA AS “ronaldetes” E PARA OS MAIS NOVOS, QUE NÃO VIRAM JOGAR O MAIOR FUTEBOLISTA PORTUGUÊS DE TODOS OS TEMPOS, E UM DOS MAIORES DO MUNDO, VAMOS AOS NÚMEROS DO IMORTAL PANTERA NEGRA, O INESQUECÍVEL EUSÉBIO:

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. a) - EUSÉBIO NO BENFICA
      638 golos, em 614 jogos (dos 18 anos aos 33 anos)
      MÉDIA DE EUSÉBIO= 1,04 golos por jogo

      COMPARANDO AS MÉDIAS DE GOLOS POR JOGO, DE EUSÉBIO, MESSI E RONALDO, OS NÚMEROS SÃO COMO O ALGODÃO:
      EUSÉBIO=1,04 golos por jogo (mais 19% do que Messi e mais 40% do que Ronaldo).
      MESSI=0,8748 golos por jogo (MESSI, mais 17% do que Ronaldo).
      RONALDO=0,7453 golos por jogo.

      b) - EUSÉBIO, EM VALOR ABSOLUTO, GOLOS EM CLUBES
      EUSÉBIO, SÓ NO BENFICA (deixamos de fora outros clubes onde jogou) 638 golos.
      MESSI, SÓ NO BARCELONA (único clube onde jogou) 608 golos.
      RONALDO (em todos os clubes que jogou) 606 golos.

      PALAVRAS PARA QUÊ?
      EUSÉBIO, FOI UM GENIAL GOLEADOR MAIOR QUE MESSI E RONALDO
      E COM MEIA DÚZIA DE OPERAÇÕES AOS JOELHOS E SEM AS BOLINHAS DE HOJE.

      PS1- Aos mais jovens só digo: COM ESTAS BOLINHAS ATUAIS REDONDINHAS, MUITO LEVEZINHAS E QUE ATÉ FAZEM CURVAS PARA FUGIREM DOS GUARDA-REDES, O PANTERA NEGRA, ATÉ DO MEIO-CAMPO MARCARIA GOLOS, TAL ERA A SUA TÉCNICA E POTÊNCIA DE REMATE.
      MESSI E RONALDO A REMATAREM AO LADO DE EUSÉBIO, NÃO PASSARIAM DE UNS MEROS JUVENIS. QUEM VIU, VIU, QUEM NÃO VIU VÁ AO YOU TUBE, OU ENTÃO IMAGINE UMA PANTERA NEGRA A CORRER E A ESPALHAR MAGIA NOS RELVADOS DE TODO MUNDO.
      QUE DESCANSE EM PAZ, POIS NÓS, NÃO DEIXAREMOS QUE ESTAS MÁQUINAS DE PROPAGANDA RONALDETENIANAS, TUDO FAÇAM PARA OFUSCAR O NOSSO MAIOR DE TODOS, O GRANDE EUSÉBIO DA SILVA FERREIRA.
      PS2 - Eu admiro muito o Ronaldo e torço por ele. Mas Eusébio, peço desculpa, está lá mais no cimo, como os números mostram.
      c) - MAS PARA O FILME SER COMPLETO, VAMOS ÀS SELEÇÕES
      EUSÉBIO na seleção de Portugal= 0,64 golos por jogo (mais 10,3% que Ronaldo e mais 28% que Messi).
      RONALDO= 0,58 golos por jogo.
      MESSI= 0,50 golos por jogo.]"""

      Eliminar
    2. E JÁ AGORA, NOTÍCIAS DA ITÁLIA:
      [RONALDO: 25 outubro 2019 - 18:09
      Uma estatística para Ronaldo esquecer: 28 livres pela Juventus... zero golos!]
      Cristiano Ronaldo é considerado um dos melhores jogadores de sempre, mas não domina todos os aspetos do jogo.
      Tendo em conta as inúmeras tentativas, o internacional português é mesmo considerado um dos piores marcadores de livres da história.
      Na Juventus, que até tem especialistas como Pjanic ou Dybala, está-se a comprovar isso mesmo.
      PS. EU ADMIRO O CR7, MAS NÃO ACEITO QUE QUEIRAM PASSAR POR CIMA DO GRANDE EUSÉBIO.
      EUSEBIUS"""
      Arrasador. Nestes números nao falam as ronaldetes.
      Afinal o CR7 contra as grandes seleções campeãs do Mundo nada mostrou. Mas o Eusebio esse sim mostrou como era
      Caro eusebius estas ronaldetes não viram jogar o Eusébio.
      As ronaldetes só falam em recordes. E a FPF se for preciso para Ronaldo bater o record de golos até arranja uns jogos amigáveis contra as seleções dos esquimós ou dos aborígenes
      E o egoísmo do homem é exagerado. Estraga golos rematando de locais difíceis tendo colegas melhor localizados
      Só contra os amadores da Lituânia marcou SETE golos neste apuramento
      Veja bem. Contra as grandes seleções Eusébio marcou SEMPRE mesmo que só jogasse uma vez. CR7 quase nunca marcou apesar de jogar muitos jogos. Eis a diferença entre um grande e O GRANDE JOGADOR
      Esses valores do CR7 tao negativos nos jogos contra as grandes seleções não são contabilizados como recordes pelas ronaldetes
      E no record negativo dos 28 livres sem golos não falam eles. Se CR7 ganhar este ano a bola de ouro SERÁ UM ESCÂNDALO. Mas tudo é possível pois a máquina de propaganda é gigantesca
      Fábio Capelo treinador italiano dizia que Ronaldo já não driblava ninguém há mais de três anos.
      Eusébio chegou a um Mundial e foi o melhor jogador e o melhor marcador. E o Ronaldo??? Bola apesar das inúmeras vezes que esteve presente
      Todos os números do CR7 são fruto em grande parte da sua longevidade
      O sueco Ibraimovic é melhor do que ele. Não tem é a máquina ronaltediana
      O jogo de hoje mostrou que Bernardo Silva é o melhor jogador português da actualidade. O segundo golo de Portugal é de Jota.
      POR AMOR À VERDADE DESPORTIVA PEÇO AO SR RUI SANTOS DO TEMPO EXTRA DA SIC QUE PROVE COM A TECNOLOGIA 3D QUEM MARCOU HOJE O SEGUNDO GOLO DE PORTUGAL

      Eliminar

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!