Últimas indefectivações

domingo, 12 de agosto de 2018

Sempre a crescer

"Há poucas memórias na vida como as da juventude. E, de entre essas, as dos tempos passados fora de casa com colegas e amigos são das mais valiosas aos olhos dos jovens adolescentes para quem estar fora de casa constitui uma oportunidade única de reforçar a sua identidade e afirmar a sua autonomia de forma positiva perante os pais mostrando estar à altura do que aí vem vida fora. Esta é uma das razões por que o projecto Para Ti Se Não Faltares! continua a premiar os jovens e as famílias com participação em campos aventura ou colónias de férias, como quiserem chamar-lhes. Mas não são só desafios de superação pessoal e a afirmação familiar que os jovens ganham, é também uma oportunidade preciosa de afirmação e reconhecimento perante os seus pares que vale ouro, porque o reconhecimento dos pares e a pressão do grupo são determinantes para todos nós nesta fase da vida. Por isso, terminadas as aulas e merecidos resultados, as férias que vêm pela frente são sempre mais uma oportunidade de crescer que os jovens querem e têm consciência disso.
Olham para o futuro projectando-se nele à luz do que são hoje, testam a cada momento suas capacidades e os seus limites e confirmam-se nos pequenos sucessos do dia a dia e na superação cada vez que enfrentam novas situações com autonomia e determinação. Pode parecer pouco sair com os colegas de casa dos pais e sobreviver uns quantos dias sem ansiedade nem dependências, mas, na verdade, para muitos destes jovens, isto constitui uma verdadeira aventura e um desafio a superar.
Não nos esquecemos de que a educação que as famílias são aos seus filhos tende, nos nossos dias, a reforçar o proteccionismo e a resguardá-los de todos os riscos, por isso, quando se confrontam com a vida, por vezes ressentem-se da falta das comodidades, da segurança e dos mimos que os pais lhes dão. É por isso que uma simples colónia de férias, mais do que um prémio de desempenho, é valorizada pelos jovens e famílias como uma oportunidade de testar a autonomia e determinação dos jovens e a confiança que os pais neles depositam. E ainda por cima é divertido...
Boas férias e aproveitem bem!"

Jorge Miranda, in O Benfica

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!