Últimas indefectivações

domingo, 12 de agosto de 2018

Festa na nossa casa comum

"Ver este estádio cheio, com gente que chegou das sete partidas do mundo e que, plena de entusiasmo e confiança, veio de todos os distritos, de todas as cidades e lugares, do continente e das ilhas portuguesas, para ver o primeiro jogo oficial da época de futebol é, sempre, e pela magnitude da reunião, um acolhimento extraordinário na vida de Lisboa e do país.
Como sempre tem acontecido nos momentos especiais, quando a Família Benfiquista é convocada, nunca falta. Ora, desta vez, os benfiquistas voltaram a estar maciçamente presentes, com cerca de 58000 pessoas quase lotando o estádio, para testemunharem um jogo particularmente difícil, ainda mais tendo em conta as circunstâncias competitivas de um início de época não menos decisivo para os rendimentos relativos a toda a temporada.
Depois de uma pré-época movimentada, coroada pela Eusébio Cup no Algarve, a grande festa do verão no Estádio da Luz - um verão já de si cada vez mais intenso (e também, infelizmente, cada vez mais preocupante pelas dramáticas consequências que as elevadas temperaturas têm imposto ao nosso país) - apresentava, neste ano, singulares aliciantes e particularidades de natureza diversa.
Em primeiro lugar, os benfiquistas jogavam, todos juntos, o início da caminhada em luta pelo novo recorde absoluto das nove presenças consecutivas do Benfica na fase de grupos da Liga dos Campeões.
Depois, o nosso estádio apresentava à vista de todos a estreia do deslumbrante cenário de um novo tapete de relva, imaculado no plantio, tratamento e prontidão em três escassas semanas, após os quatro anos de resistência do relvado anterior. E do lado da própria equipa, terça-feira era ainda o dia em que os jogadores e o staff de elite puderam utilizar pela primeira vez, no percurso entre o Caixa Campus no Seixal e o Estádio do Sport Lisboa e Benfica, o novo e luzente 'Vermelhão' que os há de conduzir, certamente, com todo o conforto, por uma intensa época de vitórias e sucessos.
Por fim, um facto muito relevante, sobretudo para nós, na Comunicação do Benfica. Quem é que, há dez ou cinco anos, imaginaria que a BTV viria um dia a transmitir - por decisão da UEFA e com a anuência do nosso patrocinador NOS - um jogo oficial do âmbito da Champions League? Esta emissão constituiu, sem dúvida, um marco, porventura inédito, na complexa paisagem do futebol europeu. Um marco claramente prestigiante para o Benfica e para a nossa estação, que assim viu ser também internacionalmente reconhecida a qualidade dos seus profissionais, certamente para incremento da inveja dos restantes postos de TV dos clubes rivais...
Apesar do importantíssimo triunfo sem golos sofridos, num típico jogo de início de época - ainda por cima mal servido por uma arbitragem sempre passiva e útil para os turcos - a festa pode não ter sido completa, ao ponto de marcar devidamente no resultado final as evidentes diferenças de apuro individual, ânimo colectivo e capacidade física das duas equipas. Mas, considerando o que testemunhámos ao vivo ou através da pioneira transmissão da BTV,  bem nos podemos agora sentir mais confiantes ainda de que, no jogo da próxima terça-feira em Istambul, ao terem de 'sair da toca' em que se quiserem meter na nossa casa, eles deixem mais desguarnecida ainda a sua porta, para o nosso jogo mais confortável e para a nossa justa continuidade na senda dos Campeões."

José Nuno Martins, in O Benfica

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!