Últimas indefectivações

segunda-feira, 13 de janeiro de 2020

Benfica x Desp. Aves - O reerguer do jogador expulso

"O relógio indica-nos as 19 horas. Para muitos, a hora de saída do trabalho, para outros, um período de tempo infinito passado num engarrafamento e para a Liga Portugal, um jogo do Benfica. A Liga, que pede que os estádios portugueses tenham mais adeptos, é a primeira a marcar jogos para horas que pedem aos adeptos para não marcarem presença.
Indo ao que realmente interessa, o campeão Benfica contra o atual lanterna vermelha Desportivo das Aves. Um lanterna vermelha que, apesar de para muitos enterrado, tem vindo a melhorar a olhos vistos o seu futebol desde que os salários em atraso do plantel foram pagos. Do lado do Benfica, os adeptos esperavam o 11 de Guimarães, com a entrada de Weigl para o lugar do suspenso Taarabt. No entanto, visto que o Benfica na próxima semana terá 2 jogos importantíssimos para o desfecho da época, Rio Ave em casa para a Taça e Sporting em Alvalade para o campeonato, Bruno Lage decidiu dar uso à rotatividade disponível e fez alinhar, além do reforço sonante alemão no miolo, André Almeida por Tomás Tavares, Jota no lugar de Cervi e Seferovic na posição de Vinícius.
A Luz estava confiante num duelo ao género de David e Golias, com uma vitória fácil do Benfica, mas nada do que aí vinha estava previsto. O jogo começou com um plano de jogo fácil de identificar de ambas as partes: o Benfica queria marcar cedo e gerir o jogo a seu ritmo de modo a não desgastar a equipa. O Aves, por sua vez, defendia com um bloco baixo e tentava atacar através de contra-ataques, recuperando a bola e fazendo passes de ruptura, maioritariamente pelos pés de Estrela ou de Zidane Banjaqui, ambos com o selo Seixal, sendo que este último fez-nos questionar se era este o filho de Zidane que jogava no Aves. Os adeptos também desenvolveram o seu plano de jogo que consistia em observar Julian Weigl enquanto tentavam pronunciar bem o seu nome.
Aos 20 minutos, numa abordagem falhada de Ferro, o Aves chegou ao golo. O Benfica, até ao intervalo, tentou chegar ao empate mas sem sucesso. A 2ª parte conta-nos uma história diferente. Se por um lado o VAR veio trazer a dita verdade desportiva, por outro veio trazer algumas marcas inéditas. Hoje, por exemplo, trouxe-nos o golo de um jogador expulso, um conceito que até há alguns anos era inexistente. O árbitro Carlos Xistra decidiu mostrar o vermelho directo a André Almeida, deixando por alguns segundos o Benfica com 9 unidades o que tornava a situação ainda mais delicada. A verdade é que se para quem está no estádio a entrada de André Almeida parece muito dura, através das repetições a dúvida muda para se é falta ou não. Parece-me que actualmente os árbitros sentem as costas quentes por causa do VAR e que os isenta de qualquer responsabilidade. É como se pudessem tomar qualquer decisão mesmo que esta não faça sentido pois o VAR pode corrigir. Pondo noutro contexto, é como se um médico fizesse um diagnóstico errado mas este fosse corrigido a posteriori por uma entidade superior que isentasse o médico do erro. É algo inexistente, menos para os árbitros. O árbitro acabou por corrigir a decisão, permitindo à equipa do Benfica voltar a jogar com 10 unidades devido à utilização de Seferovic.
O Benfica foi crescendo, encostando o Aves às cordas e aos 76 minutos acabaria por chegar o inevitável golo do empate. Passe de Grimaldo, que até ao momento fazia uma exibição à Yuri Ribeiro, para a desmarcação de Vinícius que conquistaria assim o penálti. Na conversão, Pizzi empatou. A partir daí, todos sentimos que a vitória não ia escapar, mas, provavelmente nenhum de nós acertou no herói.
Quando Caio se preparava para entrar, a equipa do Benfica decidiu que não ia deixar Bruno Lage cometer o mesmo erro de Leipzig e, numa jogada de insistência, Vinícius domina a bola de costas para a baliza e serve o número 34 do Benfica que no trigésimo-quarto remate caseiro do jogo completaria a reviravolta. André Almeida, o jogador que esteve expulso durante o jogo. Não vale a pena tentar descrever o sentimento que nos correu nas veias no momento do golo. Um golo que, no fundo, todos sabíamos que ia acontecer mesmo sendo a esperança diminuta. Um que golo que provocou a euforia total, tanto no relvado como fora dele. Se nas bancadas 50,760 benfiquistas abraçaram desconhecidos como se fossem amigos de longa data, no relvado Samaris e Weigl juntaram-se a uma equipa feita de garra que nunca desistiu de procurar a vitória. É também importante referir que o Benfica acabou o jogo com 11 jogadores pois Lage fez entrar o grego, que teve de interromper os festejos do golo, para o lugar de Seferovic.
Foi uma vitória muito difícil, um jogo em que a inspiração não esteve particularmente presente, os golos demoraram a aparecer mas a justiça do resultado é inquestionável. Sentiu-se a ausência de Taarabt na equipa, nota-se que é essencial. Mais uma vitória importante para o Benfica em vésperas de derbí em Alvalade em que o objectivo é ganhar.

Notas individuais
Odysseas Vlachodimos - 6
Não teve culpas no golo sofrido, apesar de pequenas hesitações esteve bem.

André Almeida - 7
A exibição não foi das melhores mas também não foi cinzenta. Está a voltar. Inesperadamente decisivo na vitória.

Rúben Dias - 8
O melhor em campo, irrepreensível! Tem evoluído muito este ano, está mais seguro de jogo para jogo. Mesmo assim, podia ter fechado mais o meio no golo sofrido. 

Ferro - 5
Tem culpas no golo sofrido, a abordagem não foi mais correta, fazer contenção seria mais indicado. Ficou afectado com o golo sofrido e teve mais abordagens erradas.

Grimaldo - 5
Não sabe defender. Não esteve de todo inspirado, nem a defender, nem a atacar, onde costuma mostrar um bom nível.

Weigl - 7
Nota-se que ainda não está totalmente entrosado na equipa mas é uma grande mais-valia para o plantel. Muito bom na construção de jogo. Saiu aos 61 minutos mas voltou ao relvado para festejar aos 90.

Gabriel - 6
Fez uma segunda parte muito boa, mas a primeira foi assustadora. Muitos passes falhados, pareceu ter perdido o critério. Acumulou um total de 33 perdas de bola e 69% de passes acertados, exibição cinzenta.

Jota - 6
Não desgostei da sua exibição. Prefiro Jota a Cervi, parece-me um jogador muito melhor. Saiu aos 45 minutos, a meu ver, injustamente, tendo em conta que Seferovic ficou em campo.

Pizzi - 7
Boa segunda parte de Pizzi. O Benfica precisa de Pizzi para jogar bem, foi fundamental para a reviravolta.

Chiquinho - 6
Teve várias oportunidades de golo mas não conseguiu faturar. Melhorou na segunda parte mas parece ter o mesmo síndrome de Rafa na primeira época, o anti-golo.

Seferovic - 3
Mais uma vez viu-se que não tem qualidade para o Benfica. Não domina uma bola, falha muito, atrapalha bastante. Não dá para comparar com Vinícius.

Vinicius - 8
Importantíssimo para a reviravolta. Conquista o penálti do empate e assiste Almeida para o segundo golo. Muito bom.

Cervi - 7
Entrou bem e mexeu com o jogo, foi dele o cruzamento para Vinícius que viria a dar o segundo golo."

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!