Últimas indefectivações

segunda-feira, 30 de dezembro de 2019

Os protagonistas de 2019

"João Félix foi a revelação do ano. Viseu sente orgulho neste 'filho da terra'. E se viseense que escreve proclama-o sempre. Com orgulho.

1. Esta coluna tem como um dos seus lemas e palavra protagonistas. São eles - e elas - que nos motivam semana a semana. E nas vésperas do arranque de um Ano Novo, de uma nova década e da comemoração dos setenta e cinco anos deste jornal vamos fazer, nesta pausa desportiva em Portugal - em contraponto à atractiva e impressionante festa do futebol em Inglaterra - a lista dos nossos protagonistas em 2019. É; como sempre, uma perspectiva pessoal com a consciência que só os homens - e as mulheres - calados é que não erram. Vamos, então, às nossas escolhas.

2. Bruno Lage é o treinador do ano. Entrou, com desconfiança, no Benfica e conquistou tudo e todos. Ganhou a Liga, o que parecia impossível. Mobilizou consciências e entusiasmou as bancadas. E o seu discurso, bem diferente, cativou. E, depois, resistiu em momentos menos fáceis e chega ao final deste Dezembro na liderança da Liga NOS e sabendo que tem um arranque de 2020 com jogos bem complexos e determinantes. Tal como foi, aliás, o arranque de 2019.

3. Jorge Jesus conquistou o Brasil, o Rio de Janeiro, o Flamengo, o Brasileirão e a Libertadores. Levou ao Brasil de hoje o Portugal contemporâneo, competente e de excelência no que respeita à liderança de equipas, à sua mobilização técnico-táctica e a um forte espírito colectivo. Como se pressente com a ida de Jesualdo Ferreira para o mesmo Brasil. E assumindo, Jorge Jesus nos momentos marcantes, a nossa bandeira e a nossa forma de ser e de estar. Do Rio de Janeiro a Doha, palco da final do Mundial de Clubes, muito lhe agradecemos. E a justiça da outorga da comenda por parte do nosso Presidente da República é indiscutível e merece um geral aplauso.

4. Fernando Santos levou, uma vez mais, a nossa Selecção à fase final de uma grande competição internacional de futebol, no caso o próximo Europeu, o Europeu de doze cidades. E também nos levou à conquistou da primeira edição da Liga das Nações num ano de ouro da nossa Federação, com conquistas igualmente no futebol de praia, no futsal e no futebol jovem. Fernando Gomes, e a sua estrutura próxima - onde entra o novo Canal 11 - mais o Tiago Craveiro, fazem parte de uma equipa vencedora. Que vai ter um 2020 com novos desafios. E um deles é a complexa fase final do Europeu de 2020. Entre Budapeste e Munique. Numa primeira fase, assim o desejamos!

5. João Félix foi a revelação do ano. Chegou à equipa principal do Benfica e embalou, com uma transferência extraordinária e milionária, para Madrid e para o Atlético. Torna-se um jovem dourado e merece toda a sorte do Mundo. Viseu sente orgulho neste filho da terra! E este viseense que escreve proclama-o sempre. Com orgulho.

6. Pizzi e Bruno Fernandes são profissionais de futebol. São excelentes jogadores, fazem a diferença nos seus clubes e são rivais aguerridos. Mas, para além de tudo, são amigos e assumem, publicamente, essa amizade. Dão um exemplo de um desportivismo que muitos sentiam perdido. Cada golo ou cada assistência de um deles é uma explosão de competência e instantes de excelência. Mas cada troca de simpáticas palavras entre eles levam-me a um imenso sorriso onde se combina a identidade e a amizade, a sinceridade e a disponibilidade. Eles são grandes! Mesmo grandes!

7. Jorge Fonseca, judoca campeão do mundo, e Fu Yu, tenista de mesa e que conquistou o ouro nos Jogos de Minsk, são dois exemplos marcantes do Portugal inclusivo. Do Portugal que acolhe e que mobiliza talentos. Um e outra não são portugueses de origem. Mas um e outra são a expressão, no desporto, de um Portugal que sabe receber e sabe potenciar. E um e outra foram justamente considerados os atletas do ano.

8. O desporto no feminino cresce em Portugal. Mais clubes e mais praticantes. Grandes clubes a chegar a modalidades, como o Benfica no futebol,  que aumenta a sua atractividade. De Bárbara Timo (judo) a Cláudia Neto (futebol), de Diana Durões (natação) e Patrícia Esparteiro (Karaté) vamos conhecendo grandes atletas que acompanham Rosa Mota e Aurora Cunha, Ana Oliveira e Manuela Machado, Inês Henriques e Telma Monteiro, Patrícia Mamona e Carla Couto, entre tantas e tantas outras que em diferentes momentos mostraram um  imenso talento e nos fizeram sorrir de alegria!

9. No hóquei em patins, modalidade que merece mais cuidado entre nós, fomos campeões do mundo -em Barcelona! - e no atletismo com João Vieira, por exemplo, ou no surf  com Frederico Morais mostrámos ao Mundo, e uma vez mais, um Portugal de competência e de excelência. Um País pequeno, mas com uma língua imensa, mas que se afirma no desporto e em diferentes modalidades. Que não, apenas, no futebol com Cristiano Ronaldo ou Bernardo Silva ou com treinadores como José Mourinho e Marco Silva, Pedro Martins e Paulo Sousa, Luís Castro e Paulo Fonseca, entre tantos outros que em diferentes ligas projectam, e muito, o nome de Portugal.


10. O VAR também foi um protagonista do ano. O VAR e o assistente do VAR (AVAR). Ajudou, em muitos casos, para a efectiva verdade desportiva. Mas em outros momentos, por vezes em situações inequívocas, falhou redondamente. Sabemos que os olhos do árbitro de campo e do VAR são olhos humanos. Mas perturba, e muito, que se nós em casa vimos um empurrão claro, o VAR, com mais câmaras à disposição, o não veja, ou sequer o vislumbre. Ele e o AVAR! E estas falhas não ajudam, antes pelo contrário, na credibilização de uma nova ferramenta do futebol contemporâneo. E que custa milhões!


11. No meio de 2019 Iker Casillas apanhou um valente susto e abandonou, naturalmente, os relvados de futebol. Ele que no Real Madrid, na selecção espanhola e no Futebol Clube do Porto encheu as balizas e fez defesas impressionantes. Também Jonas deixou os relvados. Aquele beijo ao Rui Costa no final do jogo em que o Benfica conquistou mais um título é um momento único de afecto. De um homem e de um cidadão, de um profissional e de um benfiquista do coração. Com ele os verdadeiros amantes do futebol sentiam prazer em largos momentos. O toque e o remate, a cabeçada e a arrancada para a baliza, a disponibilidade e a entrega ficam na nossa memória. Um guardou as redes. O outro abalou muitas vezes as redes. Um e outro fizeram muito, e bem, ao futebol português.

12. Este artigo é o último de 2019. Doze meses doze protagonistas. Desejo a todas e todos os leitores um Bom 2020. Mas desejo, também, uma Boa Década. Com a consciência que cada um de nós é um ser que não se repete! Feliz Ano Novo!"

Fernando Seara, in A Bola

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!