Últimas indefectivações

segunda-feira, 30 de dezembro de 2019

O que esperar do mercado de Inverno

"Julian Weigl, Bruno Guimarães, Edmond Tapsoba (já desmentido), Jean-Clair Todibo ou Benjamin Henrichs. A nível de rumores, não me lembro de uma janela de transferências tão rica, apesar de também tudo apontar que a primeira confirmação seja mesmo um Yony Gonzalez que deverá ser emprestado. Mas afinal o que devemos esperar do mercado de inverno?
Nota inicial importante: Não estou dentro da cabeça dos responsáveis do Benfica, logo não sei o que tencionam fazer. Esta é a minha opinião que melhor se encaixa com aquilo que os responsáveis do clube têm dito e feito. Não é o meu desejo. É o que eu acho que quem decidiu o que fazer nas últimas janelas decidiria na próxima dado o plantel corrente, as suas soluções, extravagâncias e necessidades...
1. Guarda-Redes. Apesar de Ivan Zlobin ainda não se afirmar como um segundo guarda-redes seguro, a verdade é que Mile Svilar vem ganhando algum andamento na equipa B, com exibições muito seguras, e Odysseas Vlachodimos continua a valer pontos, tendo desenvolvido uma capacidade simpática no controlo da profundidade e apesar do jogo dos pés não estar a evoluir muito. Vejo a possibilidade do Benfica poder estar interessado num segundo guarda-redes no verão. Neste mercado de inverno não creio que seja uma prioridade.
2. Defesas Centrais. Aqui vai haver pelo menos uma mexida. German Conti aparentemente não convenceu Bruno Lage. Esta época tem a desculpa da lesão, mas a verdade é que tem 209 minutos desde que Bruno Lage assumiu o cargo. Tudo indica que estará de saída e é algo que faz sentido. O Benfica tem utilizado a mesma dupla de centrais sempre e tem em Jardel uma alternativa relativamente segura. O quarto central que mal tem sido necessário pode ser ocupado por um dos rapazes da equipa B, que é o que faz mais sentido visto que gastámos seis milhões no Morato no verão. Eu já vi o brasileiro jogar mais vezes do que no jogo em Setúbal. Sinceramente acho que ainda tem que evoluir muito até podermos falar nele como uma alternativa para o onze titular, mas como quarto central que treina com a equipa A e joga na equipa B, não me estranha tanto. Ou seja, apesar de haver vários centrais apontados ao Benfica (Todibo, Lautaro Valenti, Rúben Semedo) não creio que o clube avance numa contratação para aqui. A menos que além de Conti, haja mais alguém que também esteja de saída (o que não me parece provável).
3. Defesas Laterais. Aqui também vejo a necessidade imediata, mas não acredito que se avance porque essa necessidade já está suprida a longo prazo. Tomás Tavares começa a conquistar espaço. Nuno Tavares teve uma passagem pelo onze inicial muito positiva. Ambos precisam de crescer e se o clube fosse buscar alguém para qualquer um dos lados iria tirar o espaço necessário para crescer. Só vejo o Benfica a ir buscar alguém se for por empréstimo. Não acredito que possa haver mexidas. Aliás, se fosse para haver, já o teriam feito no verão e os rapazes só impressionaram desde então.
4. Médios Centros. Esta é das posições mais preenchidas no plantel. Temos sete médios centros (Taarabt, Gabriel, Florentino, Gedson, Samaris, David Tavares e Fejsa), mais uma série de jogadores que podem fazer a mesma posição (Pizzi, Chiquinho, Zivkovic). No entanto tem sido a posição onde mais jogadores têm sido apontados. Isto deve-se, na minha opinião, a ser a posição mais desgastante que temos no nosso sistema e onde temos muitos jogadores que não correspondem ao perfil desejado. O Benfica de Bruno Lage quando tem semanas europeias tende sempre a rodar os médios centros mais do que outra posição qualquer. E nesse caso, para Bruno Lage apenas três jogadores parecem encaixar naquilo que o treinador pede (Taarabt, Gabriel e Florentino, especialmente os primeiros dois). David Tavares tem jogado muito pouco. Gedson tem aparecido mais noutras posições (apesar de eu achar que é ali que ele rende mais). Samaris, estranhamente, tem contado pouco mais do que David Tavares, apesar de eu achar que o Samaris da época passada dificilmente não tinha lugar aqui. E Fejsa simplesmente não se encaixa no sistema. Não me espantava que houvesse duas saídas aqui (Fejsa de certeza, talvez ainda Samaris e/ou até o empréstimo do Gedson). Em sentido inverso chegaria o Bruno Guimarães que é um jogador muito ao estilo de Taarabt ou um Julian Weigl mais ao estilo do Gabriel. Se não chegasse ninguém, talvez as saídas fiquem-se pelo Fejsa. Ou seja, a haver mexidas aqui será porque há falta de jogadores que se encaixem no sistema e não tanto por falta de qualidade na posição.
5. Médios Ala. Aqui também me parece que não haverá muitas mexidas. A equipa tem extremos em excesso e naturalmente vai ter que sair pelo menos um (Zivkovic perfila-se como o principal candidato visto que mal tem jogado), sendo que pode até sair um segundo (Caio Lucas). Rafa e Pizzi são os donos da posição. Franco Cervi tem ocupado o lugar da Rafa. Jota é um jogador que - creio eu - é uma questão de renovar para ganhar outra dimensão. Gedson também vê algum tempo de jogo aqui. Esta é uma posição que só deverá ter entradas e nenhuma saída. Yony Gonzalez é um jogador ainda menos interessante do que o Caio Lucas. Não o vejo a fazer parte do plantel. Há ainda um problema por resolver que é o caso de Chris Willock. O inglês nem sequer uma convocatória teve no WBA. Tem jogado na equipa de reservas. Parece-me um problema de extrema urgência que está por resolver.
6. Avançados. Aqui parece-me a posição que precisa de mexidas mais complicadas. O Benfica joga neste momento com dois avançados. Na verdade com um segundo avançado e um ponta de lança. O problema é que o clube tem três pontas de lança (Vinícius, Seferovic e RDT) e apenas um segundo avançado (Chiquinho). Claramente que pelo que se viu nesta primeira volta, não há necessidade de três pontas de lança. Acho que Bruno Lage dificilmente não quererá que o clube encontre um futuro mais interessante para um deles (RDT tem sido o mais falado, mas acho que RDT é um jogador mais interessante que Seferovic, que também não é mau, simplesmente não é tão bom). Se vai acontecer ou não, acho mais complicado porque RDT representou um investimento significativo e Seferovic não parece ter tanto mercado. Acho que acontecendo, o clube deveria ir contratar alguém para jogar na equipa B e subir à equipa principal caso alguém se lesionasse, um pouco ao estilo do que parece que vai acontecer com os centrais. Gianluca Scamacca tem sido falado. A posição de segundo avançado é a mais frágil no plantel neste momento. A nossa melhor alternativa a Chiquinho é Rafa que já titular a médio esquerdo. De resto, ninguém se encaixa verdadeiramente lá. É a posição que mais sentido faz o Benfica ir ao mercado à procura de alguém. É aqui que eu espero uma contratação.
Em suma, prevejo que o Benfica entre no mercado:
- à procura de um médio centro e de um segundo avançado, mas que se não conseguir nenhum negócio suficientemente atractivo pode até não contratar ninguém
- que eventualmente se conseguir se desfazer de RDT ou Seferovic possa ir buscar um ponta de lança jovem para jogar na equipa B e treinar com a equipa A
- que um dos jovens centrais da equipa B - Morato parece partir em vantagem - assuma o lugar de 4º central que é um lugar que na primeira metade da época viu 90 minutos de tempo de jogo
- tudo o que forem notícias de guarda-redes, laterais, centrais ou extremos, desde que não sejam jogadores dentro daquele perfil para valorizar - comprar, emprestar e vender mais caro - parecem-me notícias mais para vender jornais do que notícias com algum fundamento."

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!