Últimas indefectivações

quinta-feira, 6 de fevereiro de 2020

Reflexões breves sobre o clássico

"A 'brecha' por fechar entre Ferro e Grimaldo; Taarabt, sim ou não no clássico?; Alex Telles/Luis Díaz asa demolidora; com ou sem Marega? Corona defesa ou extremo?

Abençoados adversários que águia e dragão defrontaram a uma semana de distância do grande acontecimento da ronda 20, no Dragão, pelas dúvidas que ajudaram a dissipar e pelas sábias indicações que deram a Lage e a Conceição, alertando para debilidades que persistem ou convidando ao investimento em soluções que se desvalorizam sem motivo aparente. Dois jogos pedagógicos de onde se extraem, através de singelo exercício  jornalístico, meia dúzia de reflexões breves sobre o próximo clássico, três no interesse do Benfica e outras tantas do FC Porto.

Benfica
Na visita do Belenenses à Luz, na sexta-feira, uma vitória encarnada que parecia fácil, como a vantagem de dois golos ao intervalo prenunciava, transformou-se em suplício para os adeptos benfiquistas, de repente agitados pelo fantasma da última época, em que também idêntica vantagem se esfumou num instante, sem retorno:
1.º - Uma série de treinos intensivos, de forma a suprimir comprometedoras e recorrentes falhas de concentração, na atitude e na decisão, talvez seja recomendável. Que os adversários costumam atacar  Benfica na profundidade entre Ferro e Grimaldo não é novidade, mas apesar dos sucessivos avisos a brecha continua lá, convidativa para nela penetrarem. Nas situações mais recentes, aconteceu com o Aves, o Rio Ave e agora com o Belenenses, neste caso com a agravante de Petit, astuto, ter explorado o apagão de André Almeida, com as consequências que se conhecem.
2.º - Quando o Belenenses marcou e o nervosismo começou a bloquear a águia, Pizzi já havia sido substituído, destapando-se, então, outra fraqueza, procedente da inexistência de alguém que segurasse as pontas e mantivesse incólume o verdadeiro espírito de grupo. O cenário era de crise, o estádio pressentiu-o, embora Lage tivesse demorado dez minutos a reagir para repor ordem na casa, com Gabriel. A intranquilidade, porém, já se tinha generalizado e prova disso foi o desassossego que consentiu o segundo golo belenense, impróprio de um campeão, de um líder que se intimidou, e não devia.
3.º - Para a família benfiquista a dúvida central é esta: no clássico, com ou sem Taarabt? É normal, os adeptos gostam do seu estilo desajeitado. O marroquino, autor de bonito golo, é um elemento útil no plantel, mas apenas isso. Neste jogo com o Belenenses, que lhe correu às mil maravilhas, na sua fase de maior exigência, em termos de organização, estabilização e recuperação do controlo, Taarabt continuou virado para o seu umbigo, empolgado pelos aplausos e sem cabeça para se concentrar no essencial, que era a reequilíbrio organizativo e anímico do colectivo. Não se trata de um reparo, é a constatação de uma realidade.

FC Porto
No sábado, o FC Porto passeou a sua superioridade no Bonfim, marcou quatro golos e outros quatro ficaram prometidos, com toda a naturalidade deste mundo. A única surpresa, pelo menos para mim, é o Vitória de Setúbal somar 25 pontos, não me lembrando de lhe ter visto uma exibição em casa minimamente entusiasmante. Antes de receber o dragão, em nove jogos no Bonfim, conseguiu 4 pontos, cinco golos marcados e quatro sofridos, três com o Sporting e um com o Guimarães. É a chamada estratégia do pontinho que Conceição desmontou num abrir e fechar de olhos:
1.º - O FC Porto arrumou as peças e as coisas voltaram a sair com fluidez e confiança. Lances bem desenhados e golos bem construídos. Os destemperos narrativos do treinador setubalense não passaram de manobra de diversão na medida em que sua estratégia falhou porque Conceição a amarrotou.
2.º - Das vinte questões que Miguel Sousa Tavares colocou ao treinador portista creio que pelo menos duas terão sido respondidas. Todos os treinadores são caprichosos e os seus caprichos costumam sair caro aos clubes, como frequentes vezes ouvi dizer a Medeiros Ferreira, em programa da Antena 1, conduzido por Tiago Alves, em que participavam também Alfredo Barroso e Miguel Guedes. Sérgio Conceição não foge à regra e tem os dele, que já custaram pontos ao dragão. Insistir em Corona a lateral-direito ou ostracizar Luis Díaz, que forma com Alex Telles uma asa esquerda demolidora, sem benefício claro e óbvio para a comunidade, só se compreenderá à luz da autoridade desregulada que os treinadores detêm.
3.º - Marega ficou de fora em Setúbal, mas a ausência não foi sentida. Pelo contrário, viu-se um Porto consistente e criativo, à esquerda e à direita. Penso que a dispensa do maliano teve já o clássico no horizonte: não atravessando uma fase positiva, a equipa ficará a ganhar se lhe derem arte em lugar de força. Antes do período das experimentações, criou-se, e bem, a ideia de Sérgio Conceição ter trabalhado o plantel em dois sistemas, um para consumo interno, com dois avançados, e outro para as competições europeias, com um terceiro médio e o desvio de Marega para o flanco direito. Tal como apresentou um Setúbal, mas com um Corona titular e no sítio certo, um jogador menos assustador, mas, indubitavelmente, de superior requinte técnico."

Fernando Guerra, in A Bola

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!