Últimas indefectivações

quinta-feira, 24 de outubro de 2019

Vermelhão: Finalmente... uma vitória na Champions!

Benfica 2 - 1 Lyon


'Matar' estes borregos, não dá títulos, mas é um 'começo'!!! Pelo menos vão deixar de 'contar' as 'não vitórias' consecutivas... provavelmente irão usar outro critério qualquer, sempre a tentar dar carga negativa! Uma 'conta' que pouca gente releva, é a questão da inexperiência a este nível deste jogadores: dos titulares de hoje, só 6 jogaram regularmente na Champions nas últimas épocas: Ody, Rúben, Grimaldo, Rafa, Cervi e Seferovic... o Tino estreou-se hoje, o Tomás fez o 3.º jogo, o Gabriel o ano passado jogou pouco e o Ferro fez hoje, o seu 2.º jogo da Champions!!!

O jogo não foi bonito, mas fomos eficazes, numa estória 'quase' invertida em relação ao jogo dos 'putos' na Youth League esta tarde...!!!
Este Lyon tem fragilidades defensivas, principalmente nas transições defensivas, mas com a bola nos pés, têm talento. Não são muito objectivos, mas individualmente os jogadores do Lyon têm qualidade, são rápidos e fisicamente bem dotados!!!
E por isso mesmo o Lage, optou por uma estratégia 'diferente'! Apesar do jogo ser na Luz, apostámos tudo claramente nas transições rápidas, vulgo contra-ataques! Por isso é que o Rafa foi opção para 2.º avançado, e o Gedson juntou-se ao Tino e ao Gabriel no meio-campo! Não foi por acaso que o Lyon ganhou em Leipzig em contra-ataque... hoje, na Luz, sem espaço nas 'costas' da nossa linha defensiva, criaram menos perigo (algo que aconteceu ao Benfica em São Petersburgo, por exemplo...)!!!
E de facto, dificilmente as coisas podiam ter começado melhor com o golo do Rafa... e mais duas ou três arrancadas, que prometiam outros golos, mais tarde ou mais cedo!!!
Mas, como tem vindo a ser habitual... nova lesão do Rafa (se calhar a mesma!), e a estratégia teve que ser 'remendada', com o Gedson a passar para 2.ª avançado, uma posição onde o jovem não tem rotinas, principalmente nas recepções direccionadas entre-linhas!!!
Com o Benfica a ganhar, esta situação até não era 'grave', mas impediu o Benfica de chegar ao 2.º golo... Ainda tivemos algumas oportunidades, mas foram poucas...

Defensivamente, o Lyon ia circulando a bola (quase sempre por fora), mas também não criava perigo, aliás os guarda-redes (os dois) praticamente não fizeram uma defesa (creio que o Ody fez uma!!!), os remates mais perigosos acabaram sempre por ser interceptados pelos defesas!!! O Rúben que o diga... 'ganda cornada'!!!
Com o empate tudo se complicou... fomos obrigados a tomar conta do jogo, e isso não foi fácil, até porque continuamos a não ter o elemento 'desequilibrador' entre-linhas, estilo Jonas ou Félix... E assim, acabou por ser mais com o coração, do que com a cabeça... e neste caso, com uma 'oferta' do Tony Lopes que o Pizzi aproveitou (não é fácil rematar de primeira, naquelas circunstâncias)!!!
Nos últimos instantes, nota para o Tomás Tavares, que 'segurou' a vitória, com um corte providencial!!!
O Rafa estava a 'correr' naturalmente para ser o MVP, mas a lesão fez 'tremer' os três pontos! Grande jogo dos nossos Laterais, Grimaldo e Tomás Tavares! O Tomás mais tímido ofensivamente, mas fez uma exibição acima da média...
Muitas dificuldades do Tino e do Gabriel nas marcações no meio-campo, jogaram quase sempre em inferioridade numérica, e foram obrigados a correr muito... Com poucas opções para passe à 'frente'!!!
Mais um jogo onde o Gedson começou na meia-direita (mais ou menos), passou para 2.ª avançado (mal) e ainda voltou para a ala direita...!!! Pessoalmente, como treinador de bancada, tinha optado pelo Taarabt para o lugar no Rafa e mantido o Gedson na direita... com o espaço dado pelo Lyon, entre-linhas entre a linha defensiva e a linha de meio-campo, o Taarabt teria dado mais qualidade à nossa posse de bola... e teria espaço para 'embalar' algumas arrancadas!
O Cervi voltou a ser titular na Champions, basicamente com a função de 2.ª defesa esquerdo!!! E nesse aspecto voltou a estar bem...
Rúben e Ferro nos primeiros minutos 'pareciam' estar 'moles', mas acabaram por estar quase sempre bem...
O Sefeorvic voltou a estar mal... sendo que depois daquela cacetada, pareceu-me ter ficado inferiorizado! O Pizzi entrou muito mal... e acabou por atirar uma ao poste, e ainda foi a tempo de marcar o golo da vitória!!!
Boa entrada do Vinícius... o R.d.T naquela 'jogada' tem que rematar à baliza...!!!
O Gabriel e o Ody terminaram o jogo em dificuldades físicas, espero que tenham sido só sustos!!!

Mais uma arbitragem inacreditável... Como é que o Lyon acaba com 11, quando devia ter acabado pelo menos com 9?!!! Com o VAR a ver e a calar-se!!!

Estávamos obrigados a vencer, uma não vitória, colocava em causa inclusive o 3.º lugar, e uma potencial 'despromoção' para a Liga Europa!!! Mas se quisermos ficar na luta, não podemos perder em Lyon daqui a duas semanas...!!! Suspeito que o Rafa não vai estar disponível... num jogo que muito provavelmente será muito parecido com este: um Benfica a apostar nas transições rápidas, mas sem o Rafa tudo será mais complicado...

Mas antes da viagem a Lyon vamos ter três jogos para o Campeonato, complicados: em Tondela e o Portimão e o Rio Ave na Luz, tudo com muito pouco tempo de recuperação e com lesões 'importantes' pelo meio...!!! Neste momento, aquilo que se pede é consistência defensiva: se mantivermos a bola longe da nossa baliza, estaremos mais perto de ganhar... nem que seja ás três tabelas, ou em bolas paradas... Sem o tal desequilibrador (papel que no actual plantel, só o Chiquinho poderá fazer...) lá na frente, sem a velocidade do Rafa, a nossa construção ofensiva fica muito limitada...

2 comentários:

  1. Alguém me consegue explicar como é que a primeira falta do Pizzi merece amarelo e a segunda do Dembelé sobre o Rúben Dias (que seria o segundo) não? Sempre quero ver se o Lion ganhar daqui a 15 dias com um golo do Dembelé se alguém se lembra que ele nem deveria jogar por castigo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nem mais. E o factor de não ter havido mais 2 expulsões. O Seferovic e o Grimaldo sofreram 2 entradas claramente para vermelho! O Sefe ficou condicionado para todo o jogo. O Rafa sofreu uma entrada depois do golo que o obrigou a sair. O Grimaldo também.
      Só alguém distraído não percebeu a encomenda que levavam os "frogs".

      Eliminar

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!