Últimas indefectivações

quinta-feira, 24 de outubro de 2019

SL Benfica 2-1 Olympique Lyonnais: Habemus primeira vitória na Champions

"Sim, é verdade. O SL Benfica, último classificado do Grupo G, venceu mesmo o Olympique Lyonnais, segundo classificado, na terceira jornada da Liga dos Campeões. E foi a primeira vitória dos encarnados, esta época, em jogos a contar para a liga milionária. Nem sempre foi vitória à vista, mas o que é certo é que Anthony Lopes deu de bandeja os três pontos ao Benfica num lance nada feliz.
O jogo começou algo estranho com as duas equipas a estudarem-se a meio campo e ainda pouco perigo tinha havido em ambas as balizas. Porém, é sempre bom um golo na partida, e madrugador? Ainda melhor! E foi isso que aconteceu ao Benfica.
Aos quatro minutos, Seferovic começou a construir jogo e com um bom trabalho no lado esquerdo do ataque, encontrou Rafa, que tentou tabelar com Gedson, mas com grande atrapalhação. Depois foi a vez de Cervi entrar bem no lance, ganhar a bola e com um toque subtil foi o suficiente para chegar a Rafa. O português recebeu a bola e num remate de raiva fez o primeiro golo encarnado na partida, e o seu primeiro na Champions. Estava aberto o marcador no Estádio da Luz e que bom começo para a equipa portuguesa!
Se as coisas tinham começado muito bem para o Benfica, logo houve um percalço. Rafa Silva lesionou-se e acabou por ter de sair do terreno de jogo com muitas queixas. Um problema para Bruno Lage, que via assim um dos melhores jogadores a sair… Para substituir o extremo português entrou Pizzi.
Uma má saída do Benfica, aos 27 minutos, e a bola acabou por sobrar para os franceses numa zona muito subida do terreno. Cornet apareceu nas costas da defesa encarnada e só teve olhos para a baliza, mas havia uma muralha espanhola para travar as intenções do francês. Grimaldo esticou-se todo e, com um grande corte, não permitiu que o esférico chegasse sequer à baliza – muito bem o espanhol. Uma primeira parte muito boa por parte da equipa portuguesa algo que já não se via há imenso tempo para os lados da Luz. Os encarnados estavam a jogar bem a meio campo e estavam a apostar em passes simples, bem como a passes longos, a virar o jogo de uma forma rápida e também ela simples. Só faltava uma coisa para que estivesse tudo bem: a finalização. Já do lado francês, o seu meio campo estava desorganizado e não havia ligação entre a defesa e o ataque, tornando assim difícil a construção de jogo.
Até ao final do primeiro tempo não houve mais nada a registar quanto a oportunidades de perigo em ambas as balizas. O Benfica foi, pela primeira vez nesta Champions, a vencer para o intervalo e via-se, finalmente, nos relvados da Luz, uma exibição digna da competição onde estão os melhores dos melhores.
O Olympique Lyonnais voltou dos balneários mais atrevido com duas arrancadas pelo flanco esquerdo, mas, ainda assim, não conseguiu levar a melhor no último terço. Outra das lacunas que se verificou na equipa de Rudi Garcia foi a lentidão nas construções das jogadas. Os franceses não estavam a conseguir impor velocidade no jogo e isso facilitava, e muito, a tarefa defensiva dos encarnados. Ainda assim, o Lyon apresentava-se, neste segundo tempo, melhor na recuperação de bola.
Aos 64′, Cornet percorre todo o flanco direito passando por Ferro e cria uma grande oportunidade para a sua equipa. Talvez a melhor até aí. Depois do remate do número 27, a bola foi parar à trave. Muito perigo para a baliza do Benfica, mas, felizmente, foi falso alarme.
No entanto, ao que parece, o alarme voltou a tocar perto da baliza encarnada e, desta vez, o golo aconteceu mesmo… Aos 70 minutos de jogo, Memphis Depay repôs a igualdade no marcador depois de ter sido “servido” com um excelente cruzamento do lateral direito – Dubois.
Lembram-se de falarmos do meio-campo na primeira parte? Pois bem, o cenário manteve-se: havia demasiados espaços no centro do terreno e isso acabou por interferir na qualidade de jogo. Outra coisa que se manteve neste segundo tempo foi, sem dúvida, a agressividade na disputa dos lances. Muitas foram as paragens de jogo provocadas por faltas.
Aos 79′, Memphis volta a ameaçar. O 11 deixa Tomás de Tavares completamente desorientado, puxa para o pé direito para rematar, mas valeu ao Benfica Vlachodimos que, com uma palmada na bola, cede canto para a equipa adversária. O Benfica baixou completamente o seu rendimento, mas, por outro lado, não havia um Lyon a impor-se completamente.
Apesar disto, aos 85′, as águias voltam a ameaçar. Pizzi remata forte no corredor central, mas o esférico vai parar ao poste. Nem um minuto depois desse mesmo lance, Pizzi volta a ser protagonista: depois de uma má reposição por parte de Anthony Lopes, o médio aproveita e, de primeira, marca o segundo da noite para o Benfica. O clube da Luz estava outra vez em vantagem e fazia-se a festa nas bancadas por parte dos adeptos lisboetas.
Não houve muito para contar do resto do jogo e ficava então para a história a vitória da equipa de Lage. Foi um jogo com uma ótima primeira parte da equipa da casa e uma segunda não tão bem conseguida, mas que acabou por ser feliz e permitir ao Benfica regressar às vitórias na Champions. 

Onzes Iniciais e Substituições:
SL BenficaOdisseass Vlachodimos (GR), Alex Grimaldo, Rúben Dias, Ferro, Tomás Tavares, Gabriel, Florentino, Gedson Fernandes, Cervi (Raúl de Tomás, 77′), Rafa Silva (Pizzi, 20′) e Seferovic (Carlos Vinícius, 59′)
Olympique LyonnaisAnthony Lopes (GR), Dubois, Jason Denayer, Marcelo, Youssouf Koné, Martin Terrier (Thiago Mendes, 55′), Houssem Aouar (Reíne-Adélaide, 87′), Lucas Tousart, Maxwell Cornet (Bertrand Traoré ,66′), Memphis Depay e Moussa Dembelé

A Figura
Os três pontos – O Benfica até esteve muito bem na primeira parte, mas parece que a paragem para o intervalo fez mal. Os encarnados entraram e jogaram mal no segundo tempo e ganharam graças a uma prenda do guarda-redes do Lyon, Anthony Lopes. O que valeu deste jogo – ou pelo menos da segunda parte? Só mesmo os três pontos que deixam a equipa do Benfica ainda viva no Grupo G. O 

Fora de Jogo
Anthony Lopes – O guarda-redes português quis dar uma prenda, mas não foi ao seu clube. O número um dos franceses quis sair a jogar rápido e fez um erro colossal que deu a vitória ao Benfica. Anthony Lopes nem estava a fazer um mau jogo, porém, o erro que fez aos 85 minutos leva-nos a dar-lhe o prémio de fora de jogo da partida.

BnR na Conferência de Imprensa
SL Benfica
Bruno Lage: «Declarações mais importantes»
«A estratégia era muito simples: ter dinâmicas nos corredores e ter Rafa com espaço para jogar à vontade e isso podia criar dificuldades ao Lyon. Como conseguimos o primeiro golo, surgiu segundo aquilo que pensamos para o jogo. Quando Rafa saiu ficámos no mesmo sistema táctico, mas os jogadores não eram os mesmos e assim sentimos algumas dificuldades».
«Não sabemos ainda o que se passa com o Rafa». «É apenas uma vitória. Aquilo que podemos olhar era para aquilo que pretendíamos depois da paragem, ter uma entrada forte e vencer os três jogos. Esse é o nosso objectivo. Sabemos a importância do jogo e se não tivéssemos ganho estaríamos numa situação muito complicada, mas agora temos de pensar no próximo jogo».

Olympique Lyonnais
Rudi Garcia: «Declarações mais importantes»
«Vou falar com o Anthony para reconfortá-lo e dizer que todos erramos. Claro que aconteceu num momento mau porque era tardio no jogo, mas erros acontecem. Temos de ser objectivos e dizer que não fizemos uma boa primeira parte. Podíamos ter ganho o jogo se não acontecesse este erro». 
«Concordo que está tudo relançado nas contas do grupo e queremos ganhar o próximo jogo já contra o Benfica. Fomos bastante melhores na segunda parte e talvez um empate fosse um resultado mais justo para este jogo».
«Perdemos muitas bolas e não fomos fluídos no nosso jogo, mas tinha uma equipa muito ofensiva quando o jogo arrancou. Com a entrada do Thiago Mendes tornamo-nos muito mais equilibrados e conseguimos criar mais perigo»."

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!