Últimas indefectivações

segunda-feira, 12 de agosto de 2019

SL Benfica 5-0 FC Paços de Ferreira: “La Manita” virou moda nos lados da Luz

"Na jornada inaugural da edição 19/20 da Primeira Liga, o SL Benfica goleou o FC Paços de Ferreira por 5-0, garantindo a conquista do campeonato. A Luz era palco de um duelo de campeões: o campeão nacional Benfica, que procurava começar a defesa do título com um triunfo, recebia o campeão da Segunda Liga Paços de Ferreira, que estava de regresso ao convívio entre os grandes no principal campeonato português, um ano após ter sido descido de divisão.
Galvanizado pela vitória na Supertaça no passado domingo, o conjunto encarnado entrou bem, em busca de chegar rapidamente ao golo, mas o primeiro lance de perigo só surgiu à passagem do minuto 18: num canto ensaiado, Pizzi bateu a bola rasteira para a entrada da área, onde apareceu Grimaldo a rematar não muito por cima da barra da baliza de Ricardo Ribeiro.
Após alguns minutos em que não houve grande acção nas duas balizas, eis que o marcador da Luz é inaugurado: na sua estreia em jogos da Primeira Liga, o jovem lateral Nuno Tavares remata em arco à entrada da área e faz um golaço, em que Ricardo Ribeiro bem se esticou, mas não conseguiu impedir os festejos benfiquistas nas bancadas ao minuto 26.
O segundo não tardou a ser feito: Pizzi de grande penalidade fez o gosto ao pé, a castigar Bruno Santos por ter cortado a bola com o braço no lance anterior. Em seis minutos, as “Águias” alcançavam uma margem confortável mesmo sem carregar muito sobre os “Castores”. O Paços ainda ameaçou, e até fez golo: Douglas Tanque bateu Vlachodimos, contudo o atacante estava em posição irregular e o árbitro Manuel Oliveira anulou o tento pacense.
Sem grandes motivos de interesse, o jogo foi-se arrastando para o descanso, com os comandados de Bruno Lage a limitarem-se a gerir a posse de bola até se ouvir o apito para o intervalo. 2-0 era o resultado no marcado do Estádio da Luz no período de descanso.
A segunda parte do jogo começou algo mal jogada por ambas as partes. Apesar das oportunidades criadas, o Benfica não conseguiu concretizá-las em golo por muita passividade dos avançados “encarnados”. Já a formação pacense ia aguentando o resultado, ainda desfavorável, mas pretendia mais e isso notava-se na sua entrega ao jogo.
Passava pouco da uma hora de jogo e contrariedade para os “Castores”. Bernardo Martins, aos 66 minutos, foi expulso e acabou por prejudicar a sua equipa. O número sete pacense já tinha levado o primeiro amarelo aos 48 minutos. Foi uma má decisão por parte do jogador português e o Paços de Ferreira ficava agora ainda pior reduzido a dez.
Aos 70 minutos, chegou novo golo encarnado. Primeiro grande destaque para Nunos Tavares. que estava na direita, conduziu a bola para zonas interiores onde encontrou Chiquinho. O médio português conseguiu encontrar ao segundo poste Seferovic. O ponta de lança suíço só teve mesmo de dar um pequeno toque para marcar o primeiro no campeonato. Estava aumentada a vantagem para três golos.
Passou apenas cinco minutos e mais um. Os protagonistas? Os mesmos desta noite: Nuno Tavares e Pizzi. Mais uma grande jogada do jovem português que teve uma boa visão de jogo para encontrar Pizzi. O passe foi directo aos pés do capitão encarnado que só teve de rematar cruzado para bisar na partida. Cheirava a mais uma goleada dos comandados de Bruno Lage. O marcador era agora de 4-0 para o SL Benfica.
Se na Supertaça foram cinco, aqui não foi excepção. Aos 84 minutos, cruzamento rasteiro de Nuno Tavares e Vinícius estava no segundo poste para encostar para novo golo “encarnado”. O avançado estreou-se com a camisola do Benfica e marcou logo o seu primeiro golo oficial com a camisola das “águias”.
Até ao final do encontro, não houve mais nada a registar no que toca a ocasiões de perigo. Resultado final favorável ao SL Benfica por cinco a zero (novamente) desta vez no Estádio da Luz e assume desde já o primeiro lugar da Liga. Já o Paços de Ferreira começa com uma entrada em falso, neste que é o regresso à Primeira Liga.

Onzes Iniciais e Substituições:
SL Benfica: Odysseas Vlachodimos (GR), Nuno Tavares, Ferro, Rúben Dias, Álex Grimaldo, Andreas Samaris (Vinícius, 77’), Florentino Luís, Pizzi, Rafa Silva (Jota, 77’), Raúl de Tomás (Chiquinho, 66’) e Haris Seferovic
FC Paços de Ferreira: Ricardo Ribeiro (GR), Bruno Santos, Marco Baixinho, Maracás, Bruno Teles, Mohamed Diaby, Luiz Carlos, Pedrinho (Matchoi, 72’), Bernardo Martins, Uilton Silva (Yago, 57’) e Douglas Tanque (Diogo, 68’)

A Figura
Nuno Tavares – Mas que estreia do jovem português! Um golo marcado e participação directa noutros três. O número 71 das “Águias” não podia pedir melhor para o seu primeiro jogo na Primeira Liga, atendendo ao facto de estar a ser adaptado a lateral direito, sendo esquerdo de raiz.

Fora-de-jogo
Bernardo Martins – A expulsão foi um rude golpe para a sua equipa. O Paços de Ferreira, que até se estava a aguentar na partida, viu as esperanças de alcançar um bom resultado a desaparecerem em poucos segundos. Após o cartão vermelho, o ritmo pacense caiu drasticamente e sofreu mais três golos sem surpresa.

BnR Na Conferência de Imprensa
SL Benfica
Não foi possível fazer pergunta ao treinador do SL Benfica, Bruno Lage.

FC Paços de Ferreira
BnR: Acha que esta derrota desmotiva a sua equipa para o início da caminhada do regresso à Primeira Liga? E na sua opinião o que é preciso fazer de diferente para conseguir alcançar os pontos frente ao Santa Clara?
Filipe Rocha: Disse aos atletas que neste jogo tínhamos pouco a perder. O ano passado só três equipas tiraram pontos aqui. Desde que o treinador Bruno Lage entrou só uma equipa tirou pontos na Luz. Não vai ser fácil tirar pontos aqui este ano. Não estou satisfeito com o que se passou no jogo. Fica muito difícil estarmos em desvantagem e fazer alguma coisa no jogo. No próximo jogo é diferente, esperemos escrever uma história diferente e queremos prepará-lo bem para conseguir conquistar pontos. "

1 comentário:

  1. pronto admito obrigado vieira por teres feito essa equipa s«me fazer sonhar alto essa epoca agora ate dia 31 nao vendas mais ninguem plz

    ResponderEliminar

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!