Últimas indefectivações

sexta-feira, 8 de fevereiro de 2019

Capacitar os jovens


"O Para ti Se não faltares! é verdadeiramente um projecto de capacitação pessoal dos jovens. Claro que é um projecto de combate ao abandono escolar e que os adeptos comportamentais e os resultados são muito importantes e celebrados, mas na verdade o projecto é muito mais que isso, senão vejamos: dez anos e perto de 400 jovens depois encontramos jovens que passaram pelo projecto nas escolas e além delas, nas comunidades e nos bairros. Comprovamos no dia a dia uma valorização positiva da imagem destes jovens e não rato a sua organização activa em projectos de cidadania e melhoria da comunicação em que vivem. Eles e elas são muitas vezes voluntários, colaboram com a escola nas suas acções, não se conformam com que acham que está errado e corrigem-no na medida das suas possibilidades. Por isso, se fizer falta ir para a rua apoiar os sem-abrigo, por exemplo, aí estão eles, e não vão de mãos a abanar, porque entretanto bateram a todos as portas e angariaram tudo o que podiam para fazer a diferença!
Encontramo-los amiúde na sua escola de referência, porque na sua maioria continuaram os estudos pelo secundário, em cada vez mais casos, para além disso, sem nunca perderem a ligação ao projecto. Por isso continuam a desempenhar o seu papel no Para ti Se não faltares!, sendo, cada vez mais, embaixadores e modelos de afirmação positiva para os outros jovens. É assim que nas sessões de acolhimento ou nas de premiação é muito frequente que tomem a palavra e a Fundação lhe dê lugar de destaque e liderança até na entrega de prémios e aconselhamento aos outros jovens!
Muitos são voluntários em diversos projectos e iniciativas, e alguns já trabalham connosco nos seus territórios como monitores do próprio projecto que os ajudou a crescer. Por isso estes jovens dão em dobro o retorno do investimento em fizemos neles, seja à sociedade em geral, seja à Fundação Benfica, enchendo-nos de orgulho pelo facto de hoje podermos ser, verdadeiramente, colegas em processos de transformação social.
Parabéns a eles e aos que agora começam a sua caminhada no projecto!"

Jorge Miranda, in O Benfica

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!