Últimas indefectivações

sexta-feira, 28 de setembro de 2018

De Braga a Luisão

"Teste a líderes segue para Chaves e Jamor (horrível!: 2 Belenenses!!!9. Enorme vénia a Luisão, grande capitão! Pena que ele e o presidente tenham caído no erro de se atrasar 3 meses

Chaves e Belenenses seguindo-se a... Braga, como teste a líderes. Semana quente: a meio dela, Champions e Liga Europa; e, a finalizar, quentíssimo Benfica - FC Porto.
O teste de Braga confirmou: ali reside equipa com ganas e capacidade para 'fazer vida negra' aos gigantes: muito promissor comando técnico e bom plantel - embora ainda não ao nível do existente no Dragão, na Luz e em Alvalade. Calendário árduo teve o novo Sporting. À 5.ª jornada, 2.ª dura aferição do seu potencial: conseguira resistir, com empate, na Luz; falhou atingir esse mínimo perante o tal desafiador mor de superpoderosos - e mais o galvanizou... Atenção: nota-se que o futebol do Sporting vai progredindo em consistência. Paradoxo? Quanto a mim, na Luz, quase só defendendo, teve protecção de 'estrelinha'; em Braga, jogou taco a taco - faltando-lhe a finalização 'by Bas Dost (longa baixa clínica é problemão) e o melhor de Bruno Fernandes e Nani.
Agora, a dupla de líderes enfrentará complexas deslocações. Benfica em casa do Chaves, vindo este em escalada: empate no Dragão (Taça da Liga), triunfo no Bessa, SC Braga visitando Belenenses SAD (horrível litígio, criou dois Belenenses!!!; que tortura para os adeptos!!!9 na improvisada 2.ª casa 'azul': Jamor, onde a equipa de Silas esteve o fiozinho de rasteirar FC Porto...
Sporting: que ressaca de derrota? Mesmo em Alvalade, o Marítimo vai querer exibir porquê, na classificação, se encontraram lado a lado...
Benfica - FC Porto já bem à vista! Importante a forma como ambos saírem da 2.ª ronda europeia: um na Grécia (imperioso vencer!), o outro recebendo Galatasaray (triunfo dará jeitão!). Logo, nem pensar em poupanças imediatamente antes do grande duelo!

Luisão. O final possível - preservando o essencial, mas, claramente, não o desejável - quando o grande 'capitão' e o presidente perceberam, enfim!, como os últimos 3 meses estavam sendo absurdamente acabrunhantes para todos. Sim, para todos, pois decerto também para o treinador e para o plantel.
Desde a pré-época, se tornara óbvia a soma de muito estranho com... erradíssimo Conti e Lema, passou a ter excesso de defesas centrais (5!). Depois, e rapidamente, ficou a nu o (escusado) problemão: nas escolhas do treinador, o prestigiadíssimo Luisão era o último desse lote (7 minutos num jogo de preparação e nunca mais sequer convocado). Idade (37 anos) e o que se passara na temporada anterior - Luisão lesionou-se, menino Rúben Dias 'agarrou' titularidade - são evidentes motivos. Então porquê contrato foi renovado para mais esta época? Vontade do jogador - anunciado ser a última -, aceita pelo presidente, em nome do muitíssimo que Luisão já dera ao clube.
Difícil/ingrato ficou o papel do treinador. Capitão é capitão - e, neste caso, com especialíssimo enorme peso! Mas Rui Vitória foi bem claro. logo no início, em conversa privada com Luisão, ter-lhe-á definido o princípio de que não contraria com ele nas mais firmes escolhas. Mais tarde, fez questão de frisar publicamente: 'Rúben Dias e Jardel, dupla da última época, são os meus titulares'. Logo, também os recém-chegados Conti e Lema teriam de aguardar - e é isso o que se tem verificado. Absoluta lógica.
Luisão e Luís Filipe Vieira, com 3 meses de atraso, entenderam o cenário, imutável. O mais importante jogador do Benfica no balanço dos últimos 15 anos (!) não poderia finalizar brilhante carreira chocantemente se arrastando, durante longo/penoso ano!, em tamanho ocaso.
Luisão voltou a ser brilhante - na comoção do seu longo e excelente discurso (de improviso) despedindo-se, como jogador, bem como nas respostas aos jornalistas. A cerimónia, com todo o plantel, treinadores, amplo 'staf' e, claro, dirigentes, teve muita dignidade, desde logo porque não numa sala, sim em palco no relvado da Luz. O possível - sem adeptos nas bancadas -, face a contrarelógio com decisão assumida de um dia para outro. Decerto, Luisão virá a ter o que muitíssimo merece (para além de prevista outra carreira no Benfica): homenagem com jogo, multidão vibrantemente lhe dizendo 'Obrigado, grande Capitão!'.
O futuro muito melhor se constrói quando não se desliga a tão importante Memória."

Santos Neves, in A Bola

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!