Últimas indefectivações

sexta-feira, 1 de setembro de 2017

Subconsciente e (in)consciência

"O mercado do futebol atingiu este ano e loucura. A compra do passe de Neymar por parte do PSG por 222 milhões de euros abriu a caixa de Pandora e a Portugal ainda chegaram alguns ecos do efeito dominó. No Fórum de Treinadores da UEFA alertou-se novamente para os efeitos nefastos do mercado apenas encerrar a 31 de Agosto - já está melhor do que há alguns anos, em que os endinheirados russos ainda tinham mais alguns dias para estragar a vida a alguns treinadores com a compra de passes dos melhores jogadores.
A data ideal, segundo alguns, seria 31 de Julho, antes da época oficial começar. Não sei se é bom ou mau, apenas estou plenamente convencido de que haver jogos internacionais no exacto dia em que fecha o mercado de transferências não faz nem muito nem pouco sentido: não faz qualquer sentido. O silogismo não é difícil de fazer. As selecções nacionais são formadas pelos melhores jogadores, que são os mais cobiçados. Quem quer reforçar a sua equipa, por norma, querem os melhores jogadores e está disposto a apresentar propostas tentadoras. No meio de tudo isto, ficam os treinadores nacionais e os jogadores. Os técnicos têm de gerir, também, a questão psicológica dos futebolísticas; estes, se estiverem em condições físicas de jogar, não ficarão com receio de se lesionarem em cima da hora e assim verem gorada? Em princípio não, pois, em atletas deste calibre, o profissionalismo é o seu Deus maior. No entanto, haverá sempre o subconsciente a funcionar nesta ou naquela jogada.
No meio de tudo isto, fica a inconsciência dos responsáveis da UEFA e da FIFA em marcarem jogos para este exacto dia. Com grupos de trabalho para tanta coisa, ainda não houve tempo para estudar isto? É que um dia antes ou depois, pode fazer toda a diferença."

Hugo Forte, in A Bola

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!