Últimas indefectivações

quarta-feira, 17 de maio de 2017

Os árbitros e os outros

"«Atrasaram o suborno este mês, de certeza. Já não precisas, estás rico!»

Não critiquem antes de entender. É um texto para ser lido com humor e leveza. Não encerra corporativismos ocos nem manias de perseguição. É, porventura, uma metáfora aplicada à realidade, que procura apenas mostrar o que os árbitros sentem no dia a dia. Então vamos a isso:
Árbitro que não fala publicamente
«É a lei da rolha, devias falar. Assim não te defendes. Quem cala consente. Quem não deve, não teme. Estás comprometido, nota-se. Medroso. Ladrão.»
Árbitro que fala publicamente
«Lá está ele, com a mania de vedeta. Quer é protagonismo. Queres é palheta. Adoras aparecer. Se ao menos arbitrasses como falas. Convencido. Ladrão.»
Árbitro quando erra
«És sempre a mesma coisa. E sempre contra o mesmo. Este nunca vai mudar. Corrupto. Mafioso. Claro que foi de propósito. És mesmo fraquinho. Ladrão.»
Árbitro quando acerta
«Mal de ti. Estás lá para isso. Algum dia tinha que ser. Aleluia!! Atrasaram o suborno este mês, de certeza! Já não precisas, estás rico! Não tens personalidade nenhuma. Ladrão.»
Árbitro quando erra e não assume
«É escandaloso. Viu que fez asneira e ainda por cima não dá a cara. Sê mais humilde, seu presunçoso. Arrogante! Caladinho que nem um rato. Covarde. Ladrão.»
Árbitro quando erra e assume
«Agora? Ai agora?!? Te mas é vergonha na cara. Pede a demissão. Só falas quando te convém. Da outra vez não pediste desculpa, pois não? Falinhas mansas para inglês ver. Ladrão.»
Árbitro que não utiliza redes sociais
«Este tem a mania que é mais que os outros. É o special one da arbitragem. Deves ter muito coisa a esconder. Ninguém te bate, não tenhas medo! Dá a cara! Deves pensar que és o maior. É só telhados de vidro. Ladrão.»
Árbitro que utiliza redes sociais
«Este quer é montra, só para dar uma de bonzinho. Ainda te ris, boi preto? Adora dar nas vistas. É para ver se enganas alguém, com esse ar de santo! Valente tareia que eu te dava. A ti e a essa família de corruptos. Ladrão.»
Árbitro que não assume simpatia clubística
«Mas afinal tens medo de quê? Nem homem és para dizer a verdade. Seu hipócrita! Ao menos dá cara! Sê homem por uma vez na vida. Sê honesto! Ladrão.»
Árbitro que assume simpatia clubística
«Eu sabia!! Animal!! É que nem sequer escondes. É à descarada. É que tava na cara!! Corrupto. Ladrão.»
Ou...
«Queres mostrar que és sério e por isso só nos lixas! Nunca mais cá ponhas os pés, desses dispensamos! Ordinário! Se até estes nos roubam, como é que os outros não hão de fazer pior? Ladrão.»

Nota - Havia mais, mas não tinha mais espaço nesta crónica. Fica para a próxima..."

Duarte Gomes, in A Bola

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!