Últimas indefectivações

quinta-feira, 16 de junho de 2016

Faltou improvisação

"Após a primeira rodada da Eurocopa, as sete principais selecções (França, Alemanha, Espanha, Portugal, Itália, Inglaterra e Bélgica) tiveram grandes dificuldades para vencer e meter 'gols', por causa do bom posicionamento defensivo dos adversários e da falta de mais excepcionais atacantes.
A Espanha possui o melhor trio de armadores do Mundo (Busquets, Iniesta e Fàbregas ou Thiago Alcântara), mas não tem um excecional atacante. A Alemanha improvisou Goetze na função de centroavante, por não ter melhor opção. A Bélgica tem três bons meias ofensivos, mas também carece de um excelente centroavante. A Inglaterra insiste em jogar com Rooney no meio-campo, em vez de mais próximo da área e próximo a Keane. Apesar do 'gol' de Portugal sobre a Islândia ter sido de Nani, falta outro atacante mais agressivo e mais artilheiro próximo a Ronaldo. A Itália, a que atacantes mais modestos tem, foi a que actuou melhor nos contra-ataques.
Com excepção da Itália, que actua com três zagueiros e prioriza os contra-ataques, as outras selecções jogam de uma maneira ofensiva. A diferença entre elas está na organização do meio-campo. Portugal e França jogam com apenas um volante e dois meias, que atacam e defendem. As outras principais selecções jogam com dois volantes em linha, três meias e um centroavante.
Payet foi o grande destaque. Ofuscou Pogba e Griezmann. Payet é excepcional nas finalizações de fora da área, nas cobranças de falta e de 'escanteios', além de habilidoso e criativo. Não é uma surpresa, pois fez parte da selecção do ano da liga inglesa, actuando pelo West Ham.
Portugal dominou a partida contra a Islândia, mas não venceu. Apesar da intensa movimentação dos jogadores do meio para frente, com troca de posições, houve pouca aproximação e troca de passes em direcção ao 'gol', dificultado pela retranca da Islândia, com quase todo o time recuado atrás da linha da bola.
A primeira rodada foi de bom nível técnico, com jogos emocionantes e muita organização e disciplina táctica. No entanto, faltou mais improvisação, mais surpresa. Ainda é cedo para se fazer previsões e definir o comportamento das equipes.

Positivo
Velocidade, intensidade, troca de passes, equilíbrio, emoção, disciplina táctica e excelente qualidade individual. É o futebol moderno.

Negativo
As arruaças dos hooligans russos e de outros países é um retrocesso, já que isso não acontece com tanta intensidade nos campeonatos nacionais. Faltaram mais excepcionais atacantes."

1 comentário:

  1. Concordo com quase tudo menos sobre a Belgica que para alem do Lukaku tem o grande Batsui(?)no banco ;para um tuga seria mais facil a leitura se usasse palavras como avaçado,trinco,central etc

    ResponderEliminar

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!