Últimas indefectivações

sexta-feira, 5 de abril de 2013

Elogio canhestro

Penso que na Premier League jogariam para os oito/dez primeiros lugares»
Alan Pardew, treinador do Newcastle, ontem, sobre o Benfica

Há muito sabemos que os britânicos continuam a achar que o sol nunca se põe no império, apesar deste ter acabado no século passado e de em Londres chover 164 dias por ano.
Essa coisa de se acharem o centro do universo leva-os a olhar com uma perspectiva distorcida para tudo o que seja medido no sistema métrico e onde se conduza pela direita.
Alan Pardew, treinador do Newcastle, decidiu ontem tentar fazer um elogio ao Benfica. Pensando que o Newcastle é 15.º da Premier League, lembrou-se de dizer que os portugueses jogariam pelos primeiros oito/dez lugares.
É impossível saber, claro. Mas o 8.º da classificação inglesa é neste momento o West Bromwich Albion, o nono o Swansea, o décimo o Fulham. Pardew olha para o Benfica e coloca-o abaixo de Man. United, Man City, Tottenham, Chelsea, Arsenal, Everton e Liverpool. Mas para mim o Benfica está muito mais próximo do nível do Everton, ou do Liverpool, ou até do Arsenal, que de WBA, Swansea ou Fulham. Nos últimos três anos e meio, aliás, o Benfica defrontou quatro clubes ingleses na UEFA: dois empates com o Man United, duas vitórias sobre o Everton, vitória e derrota com o Liverpool e duas derrotas no ano passado com o Chelsea, em circunstâncias muito especiais.
Parece-me óbvio que FC Porto e Benfica, em Inglaterra, lutariam pelos quatro primeiros lugares (acesso à Liga dos Campeões). Nem sempre conseguiram - o Liverpool também falha apuramento há três épocas seguidas.
Esta soberba britânica já se vira na Luz quando Souness achou que com bons jogadores em fim de carreira, como Saunders e Michel Thomas, e outros fracos (Pembridge, Gary Charles, Harkness) seria campeão sem problemas. Acho que Pardew também não está a ver bem o filme e arrisca-se esta noite a sair da Luz com um olho negro."

Hugo Vasconcelos, in A Bola

PS: Esta declarações, na minha opinião, não são significativas, servem somente para os jornais venderem papel, se os jogadores do Benfica estiverem à espera destas supostas provocações, então estaríamos muito mal... só coloquei aqui esta crónica, para enquadrar o excelente cartoon do Henrique Monteiro:

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!