Últimas indefectivações

sexta-feira, 5 de abril de 2013

Começou mal, mas acabou bem !!!


Benfica 3 - 1 Newcastle

As minhas dúvidas ficaram desfeitas logo no início: o Jesus manteve a rotação, mais pronunciada. E eu concordo. Por todas as razões e mais algumas, o jogo de Domingo em Olhão será muito complicado, e assim vamos ter vários jogadores frescos: Lima, Enzo, Maxi - Luisinho -, e também será muito importante a recuperação do Salvio, já que hoje, os dois alas - Nico, Ola -, fizeram os 90 minutos.



Começamos mal, com pouca intensidade, e a dar espaços... Como tem sido habitual, desde do sorteio, temos assistido a uma campanha de desvalorização do Newcastle, campanha premeditada, canalha, com a intenção óbvia de em caso de sucesso do Benfica, desvalorizar a vitória, e em caso de derrota, achincalhar o Benfica. O Jesus tem toda a razão ao elogiar os dois avançados do Newcastle: titulares de caras em qualquer equipa Portuguesa - incluindo o Benfica!!! -, e na maior parte das equipas, que neste momento estão ainda na Champions. O golo sofrido foi um déjà vu de uma jogada exactamente igual ao último jogo com o Rio Ave, onde a indecisão/incompetência do Ukra e a experiência do Luisão, acabou por resolver a situação. O Melga não pode 'dar' a linha de passe interior, tem que defender mais junto do Garay. O Garay é 'agressivo' na pressão, não fica na dobra - como o Luisão faz muitas vezes, por falta de 'pernas'!!! -, portanto o defesa esquerdo não pode dar as 'costas'. Situação que tem que ser resolvida nos treinos.
O Benfica acordou, tornou-se mais agressivo, e o André Gomes subiu no terreno. O André começou a jogar praticamente ao lado do Matic, e isso tirou profundidade ofensiva ao Benfica, deixando para o Rodrigo o transporte de bola, entre-linhas... Curiosamente o 1.º golo, foi numa subida-surpresa do outro André, o Almeida!!! Que como é natural não faz nem metade das 'piscinas' do Maxi, o que também retira muito jogo ofensivo ao Benfica, já que o Maxi sendo defesa, é um jogador que com as suas subidas, cria muitos desequilíbrios ofensivos. Na minha opinião ainda na 1.ª parte já merecíamos estar em vantagem, já que o Krul estava a ser o melhor em campo...!!!
Voltámos a ter sorte no início da segunda parte, com uma 2.ª bola no poste do Artur - abençoados pelos postes, mas traídos pelos apitos!!! -, mas depois o jogo foi todo nosso. O Newcastle, empatado, também decidiu controlar o jogo, fazendo claríssimo anti-jogo - estilo nada Britânico -, o que facilitou a nossa tarefa, com a entrada do Lima e do Enzo, o Benfica ganhou objectividade ofensiva, pressionou mais, e rapidamente marcámos dois golos - foram três, já que o Tacuara foi obrigado a marcar o penalty 2 vezes... estupidamente!!! -, aliás era visível que a defesa deles, pressionada  iria ceder... A arbitragem foi vergonhosa, o critério disciplinar uma nódoa, e tecnicamente mal, creio mesmo que na 1.º parte ficou um penalty por marcar a nosso favor, e o penalty marcado foi por indicação do árbitro de baliza - finalmente...!!! Mas aqui está outro ponto, que reforça a minha teoria, que a aposta tem que ser total no Campeonato, porque na UEFA, o Platini - ou o Colina ou outro qualquer que para lá trabalhe...!!! -, parece que não gostam do vermelho do Glorioso!!! Não tenho as estatísticas, mas não me recordo do último penalty a nosso favor na UEFA, mas não têm sido muitos, e este teve que ser em duplicado!!!


Acredito que o Benfica vai marcar em Newcastle. Mas o jogo não será fácil, aquele tipo de jogo directo, dos últimos minutos, foi uma amostra daquilo que nos espera. Com um árbitro caseiro, que não marque as faltas constantes que os Avançados fazem sobre os Centrais, podemos ter muitos problemas, porque eles normalmente ganham as segundas bolas!!!

8 comentários:

  1. O melga, o melga, o melga... todos falam no melga...
    O defesa não tem qualquer hipótese contra um defesa que já vai em corrida... se o melga estivesse mais para dentro o passe poderia sair por fora e criar o mesmo perigo...
    O passe pura e simplesmente tem que ser evitado e aí é por um médio, e não por um defesa...

    ResponderEliminar
  2. Fui um dos que criticou a adaptação do Melga a lateral,mas tenho de concordar com o comentário do pv. As culpas caiem sempre em cima dos defesas, quando às vezes cobertura começou a ser mal feita no meio-campo e os defesas levam com os avançados em corrida e embalados.
    Ai a culpa tem de ser repartida por toda a equipa.

    ResponderEliminar
  3. Creio que a equipa se deixou surpreender pela entrada agressiva, com linhas bem subidas e pressionantes do adversário.
    Gostei da confiança e capacidade de inverter rapidamente a tendência do jogo demonstrada.

    Nem sequer pretendo discutir ou distinguir erros individuais e colectivos.
    As boas equipas são as que menos os cometem e mais os provocam.
    Existirão sempre erros provocados ou próprios no futebol, e ainda bem!
    Sem erros o futebol não precisaria de balizas e muito menos de estádios. Ninguém o queria ver.

    RC

    ResponderEliminar
  4. Sim, o meio-campo, falhou na marcação, mas isso não desculpa o posicionamento do Melga. A bola não pode passar entre o central e o lateral, é dos livros. O Melga quis adivinhar que a bola iria ser passada para o pé do Sissoko, e deu as costas todas, não o pode fazer.

    E não vale a pena vir com o choradinho, das criticas às criticas ao Melga, porque eu não sou, nem nunca fui, desses... agora quando existem erros, eles têm que ser discutidos...

    Abraços

    ResponderEliminar
  5. Pára a repetição no momento do passe (05:02 para terminar) e diz-me o que aconteceria se o melga estivesse mais perto do garay... sinceramente haveria ali um buraco enorme no flanco e o melga nunca apanharia o avançado porque ele já vai em corrida... seja o passe feito por dentro e por fora...
    Eu até posso concordar que o melga poderia estar um nadinha mais para dentro, mas na minha opinião era o Garay que já deveria estar mais para fora, mais perto do melga e não o contrário...
    Se vires bem estão 5 defesas do benfica, incluíndo o Matic e 4 deles estão da meia lua para a direita, deixando o melga totalmente sozinho do lado esquerdo...

    ResponderEliminar
  6. Se a bola tivesse entrado no exterior (no pé do Sissoko), o Melga ficaria à sua frente, e o Sissoko teria que o fintar para centrar... Além disso daria tempo para os centrais se posicionarem, porque iria retardar a decisão do Sissoko.
    Entre duas más opções, têm-se que dar a linha de passe, que afaste o avançado da baliza, e mantenha o máximo numero defesas entre a bola e a baliza, e isso não aconteceu aqui...

    E sim o Garay também teve culpa, como eu escrevi no post. O Benfica é a equipa que normalmente melhor defende estas situações em Portugal, parte do erro é a falta de coordenação... porque o Jesus obriga os 4 defesas a manter a 'linha' até ao último momento, e nesta situação isso não foi feito.

    PS: Aliás é comum nas bancadas da Luz, ouvir os treinadores de bancada (os tais 'adjuntos' do Jesus!!!), a gritarem para alguém atacar a bola, e os 4 defesas preferem (e bem) recuar, dando tempo ao meio-campo para recuperar posição, e mantendo a muralha defensiva entre a bola e a baliza!!!

    Abraços

    ResponderEliminar
  7. PEDRO PROENÇA! no porto-braga! comentem!

    ResponderEliminar
  8. Concordo totalmente com o pv. Tem de ser o meio campo a impedir o passe. O Melga só se tivesse um propulsor no rabo conseguia impedir tal corrida.

    Mas o André Almeida deixou-se antecipar em velocidade pelo Cissé. Ficou atrás quando devia estar pelo menos ao lado em condições de cortar a bola que toda a gente adivinhava de onde vinha. Chama-se a isso percepção ou antecipação do lance que não houve.


    ResponderEliminar

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!