"O futebol adaptado, como todo o futebol, vai muito para além das quatro linhas. Esta modalidade em particular transforma vidas de uma maneira muito especial nas condições mais difíceis e por vezes em situações-limite. Individualmente, proporciona benefícios físicos e mentais notáveis a quem o pratica regularmente, melhorando a condição física, a coordenação motora e promovendo uma vida ativa, independentemente da capacidade física e intelectual de cada participante. Acima disso, a própria superação no campo contribui para o desenvolvimento emocional e para a autoconfiança, construindo uma base sólida para o bem-estar individual.
A estes benefícios juntam-se outros tantos como o trabalho em equipa, a resiliência, a liderança, a empatia e a solidariedade numa atmosfera em que todos os envolvidos aprendem a valorizar o que é único e distintivo de cada pessoa, promovendo uma mentalidade inclusiva que se estende para além da competição.
No aspeto social, o futebol adaptado revela-se como um poderosa ferramenta de inclusão, onde a vivência comunitária e de equipa substitui a solidão e o isolamento para interação constante fortalecendo laços interpessoais e estimulando o respeito mútuo. Assim se derrubam muros e barreiras sociais e se constroem pontes para a compreensão e aceitação de todos.
O futebol adaptado é mais que um jogo, é um acelerador de inclusão e uma lição de humanidade para todos em que se aprende a ver e celebrar o melhor de cada um de nós!"
Jorge Miranda, in O Benfica
Sem comentários:
Enviar um comentário
A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!