Últimas indefectivações

sábado, 21 de setembro de 2019

Hoje temos visitas

"Neste dia de Champions temos visitas. Jovens de toda a Europa enchem o peito e a alma com os sons e com as cores da Luz. Entrar na imensidão de um dos maiores estádios do mundo e no ambiente esfusiante que povoa essa imensidão pulsante de vermelho-vivo é uma imagem a reter na memória e a guardar em vídeo para depois mostrar, explicando a quem vê que a vastidão não cabia na máquina e que a imagem pouco mostra da festa de futebol a que assistiram.
O momento é bem merecido por estes jovens envolvidos em projectos sociais de clubes de futebol europeu, incluindo da Fundação Benfica, que descobrem as culturas e preocupações juvenis face aos problemas cada vez mais comuns e globais que os preocupam. Não tarda, herdarão o mundo, provavelmente ainda em estado crítico, e terão de fazer dele melhor do que a minha geração. Ambiente, Migrações e justiça social vão estar no topo da agenda. Cuidar dos mais velhos também. Garantir que a tecnologia, cada vez mais avançada, será posta ao serviço da humanidade, e não o contrário, e que a inteligência artificial nunca passará disso mesmo: artificial e incapaz de decidir em sobreposição à vontade o interesses do seu criador. Parece gigantesco o desafio. De facto, é, mas o capital de sonho e energia dos jovens é tal, que se fala disto com sorrisos e se acredita que cada pessoa faz a diferença, assim se saiba relacionar com os outros para tirar de cada um melhor partido. Os jovens têm isso bem claro e querem construir pontes por cima da diferença, derrubar muros que ainda existem é impedir que outros se ergam.
Hoje, fazem uma pausa breve sobre essa reflexão conjunta que amanhã continua e enchem o coração com uma dose de energia colectiva que só um estádio como este consegue transmitir, dando expressão física a um forte sentimento de união e partilha que só o futebol, só o Benfica, conseguem produzir. Essa energia positiva vai invadir-lhes o peito e inspirá-los em grande. Bom trabalho para estes líderes do futuro!"

Jorge Miranda, in O Benfica

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!