Últimas indefectivações

segunda-feira, 13 de maio de 2019

Num jogo de erro, Benfica melhor

"Benfica de 2019 é diferente do de 2018: com o que fez este ano pode ser campeão. Está próximo.

Maior eficácia da águia
1. Foi um bom jogo, jogado no campo todo. As duas equipas não olharam muito ao aspecto de organização e de condicionamento do jogo, houve espaços para situações de transições e de contra-ataque. O Benfica, pela qualidade que tem, criou mais perigo junto à baliza do Rio Ave e aproveitou muito bem, na primeira parte, o corredor direito. André Almeida criou desequilíbrios e é por esse lado que o Benfica consegue criar o primeiro golo, ainda que de forma algo fortuita. Viu-se um Benfica com mais aproximação à área, mais eficácia. Entra bem, faz golo, e acaba bem a primeira parte, com outro golo. Independentemente dos erros que possa haver no segundo golo, o Benfica acaba por aproveitar bem a sua saída para o ataque.

Jogo aberto e incerteza
2. O Rio Ave apresentou-se com muito boa construção, a procurar impor o seu jogo, também no campo todo. Não jogou com linhas muito juntas, nem com jogadores muito próximos e acabou por proporcionar um jogo aberto de parte a parte. Quando se pensava que estava tudo decidido com o golo de Pizzi, Bruno Lage procura dar mais estabilidade à equipa, para que procure ocupar espaços, mais organizadamente, e sofre o 3-2, e a partir daí começa a criar-se instabilidade e incerteza no resultado. No entanto o Benfica acaba por ser a equipa mais eficaz, que melhor aproveitou os erros do adversário. E soube aproveitar melhor os corredores, com André Almeida e Grimaldo: os golos surgem através desses aproveitamentos.

Protocolo do VAR a rever
3. Em relação às dúvidas que possam existir sobre determinado lance na área, há que rever protocolo do VAR. Já aconteceu no jogo Sporting - V. Guimarães e agora no Rio Ave - Benfica. Tem de se precaver uma forma de parar o jogo quando há dúvidas e fazer uma análise sobre o lance. Quer o de há duas semanas quer o desta, são lances duvidosos que terminam com golo. É mais do que motivo para rever o protocolo do VAR. O árbitro não deveria permitir que a bola passasse o meio-campo. Deixar seguir e ser golo não credibiliza: é tirar um momento de festejo, do futebol, por um momento de controvérsia.

Tudo na mão para festejar
4. Benfica tem neste momento tudo na mão para se sagrar campeão. Não haja dúvidas de que o Benfica de 2019 é diferente do Benfica de 2018, e com o que fez em 2019 pode sagrar-se campeão. Está próximo. Assim como o FC Porto de 2018 foi melhor que o FC Porto de 2019, devido aos pontos que perdeu, à vantagem que tinha e desperdiçou, chegando à última jornada em desvantagem."

Domingos Paciência, in  A Bola

PS: O facto d'A Bola ter contratado o Domingos Paciência para fazer a crónica ao Rio Ave - Benfica é extraordinário!!! Mas diga-se que o jornaleiro Hugo do Carmo, profissional d'A Bola, que foi designado para este jogo, até é capaz de ser mais anti-Benfiquista do que o Domingos!!!
Agora essa ideia peregrina de 'parar'  jogo só porque sim (há dúvidas!!!) é ridícula... O protocolo neste caso funcionou bem, só em caso de imagens inequívocas de um erro, a decisão do árbitro de campo poderia ser revertida, algo que não aconteceu...

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!