Últimas indefectivações

sexta-feira, 22 de fevereiro de 2019

Vermelhão: Controlado...

Benfica 0 - 0 Galatasaray


Foi um jogo de baixa intensidade, a sucessão de jogos faz mossa, a obrigação de procurar mudar alguma coisa estava no lado dos Turcos, mas o Gala só arriscou alguma coisa aos 70 minutos!!! Mesmo assim, 'dando' a bola ao adversário e pressionando pouco (excepto quando a bola entrava no meio), foi o Benfica nas transições rápidas a criar perigo... e só a falta de inspiração dentro da área, justifica o nosso 0 !!!
Estava com algum receio deste jogo, recordei-me de duas eliminatórias que também vencemos 2-1 fora, e depois na 2.ª mão na Luz, as 'coisas' estiveram complicadas: PAOK, decidido nos penalty's, com o Enke 'salvador'; e mais recentemente, com o Tottenham e com o jovem Kane a 'assustar'!!!
O 'segredo' estava na posse de bola: se o Benfica assumisse a 'bola' como costuma fazer na Luz, com equipas do nível do Gala, estaríamos a fazer  o 'jogo' dos Turcos, porque íamos 'dar' o contra-ataque a eles; se o Samaris e o Gabriel tivessem sido titulares, isso muito provavelmente teria acontecido...; com o Florentino e o Gedson, o Lage optou por dar a 'bola' ao Gala, tal como já tínhamos feito na 1.ª mão...
E a partida acabou por ficar assim 'emparelhada', o Gala sem espaço nas costas da nossa defesa para lançar a velocidade do extremo esquerdo...; e o Benfica, hesitante entre ir à procura do golo que 'mataria' a eliminatória, ou defender a vantagem de 2 golos!!!
O Galatasaray perto do final, teve um golo mal anulado por fora-de-jogo (ficou por marcar pelo menos um penalty a nossa favor...), mas essa foi praticamente a única jogada onde o Odysseas foi chamado a intervir... Notou-se que o Gala apostava quase exclusivamente nas 'bolas paradas' e até nesse aspecto, tivemos melhor do que em Istambul...!!!
Para mim o melhor em campo do Benfica, foi o Ferro. Grande exibição, a dominar o ar, e mesmo junto à relva esteve sempre bem colocado... fazendo vários cortes, sem recorrer à falta. E com a bola nos pés, muitíssimo bem no passe: curto e longo... Nos últimos dois jogos, foi claramente o melhor Central do Benfica!
Florentino, novamente com um excelente jogo... intratável nas recuperações, falta-lhe um pouco mais de confiança nas 'saídas' de bola... O Grimaldo também 'regressou' à Europa em forma, aproveitando a 'não marcação' do adversário directo!
O Gedson foi o jogador mais 'mal tratado' pelas bancadas (apesar da 'estatística' dizer o oposto)! Cometeu vários erros é verdade (creio que foi o ano passado, em Manchester, na Youth League sofremos um golo numa situação parecida - nesse caso em falta!), mas hoje também foi 'vítima' da estratégia: o Gedson gosta das 'cavalgadas' ofensivas, gosta de aparecer em zonas avançadas...; mas hoje o Lage pediu-lhe para jogar praticamente ao lado do Florentino... e dar uma linha de passe aos Centrais, numa primeira fase... algo que ele realmente tem dificuldades, porque falta-lhe 'visão periférica' quando recebe a bola, e quando é pressionado acaba por perder a bola muitas vezes...
Uma nota ainda para os avançados: estão os dois esgotados, principalmente o Seferovic... Com o Chaves, o Jonas tem que ser titular... senão vamos chegar ao jogo com os Corruptos, sem 'gás' lá na frente!!!
Amanhã no sorteio as 'escolhas' são poucas! Tendo em conta o calendário, a minha única preferência, é jogar a 2.ª mão em casa, pois no Domingo seguinte vamos a Moreira de Cónegos, e se fizermos uma viagem longa na Quinta, fica 'apertado' a deslocação ao Minho (o jogo será sempre no Domingo, porque logo a seguir vai existir uma paragem para as Selecções, portanto não poderá ser adiado para Segunda).
Mas não sou hipócrita, o Dínamo Zagreb, o Slavia de Praga ou o Rennes! Das equipas dos 'grandes' campeonatos, o Villarreal é claramente o mais 'acessível'!!!
Agora, o mais importante é a Liga: Chaves e Corruptos. Com o Almeida e o Ferro castigados, vão entrar o Corchia e provavelmente o Conti (se estiver mesmo recuperado...), ou então teremos o Kalaica (tenho algum receio... porque nem o Croata, nem o Rúben se adaptam bem a jogar no lado esquerdo...!!!) ou como solução de recurso o Samaris recuará para Central (não gosto desta opção, porque iríamos mexer em dois sectores...!).
Além destas duas situações, o 'problema' está mesmo na dupla de avançados! O Félix  e o Seferovic estão mesmo, muito desgastados... reafirmo, é 'obrigatório' o Jonas ser titular, para dar descanso a um deles... Creio que o Haris é o que está mais desgastado!!!

1 comentário:

  1. Baixa intensidade!? Oh Abidos, devia lá ter estado dentro. O jogo foi sempre bem disputado, nunca houve passe para o lado, muita luta a meio campo é verdade, mas com muitas transições rápidas de ambas as equipas. Foi uma excelente vitória. Não entrar na propaganda dragarta. Jogamos muitíssimo bem. Contra um muito bom adversário (veremos senão mais forte que o Zagreb), que jogou melhor que os corruptos nas antas e só não ganhou porque falhou 2 golos incríveis (coisa que não aconteceu na Luz) e teve um árbitro contra (coisa que também não aconteceu na Luz, apesar do golo anulado).

    Para mim o melhor em campo foi o Florentino e a seguir o Gedson. Na 1ª parte foram o grande esteio da equipa a recuperar (e a pressionar o adversário) a bola e a lançar o ataque.

    CARREGA BENFICA TRINTA E SETE!

    ResponderEliminar

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!