Últimas indefectivações

segunda-feira, 14 de maio de 2018

Vermelhão: Fim de época...

Benfica 1 - 0 Moreirense


Já não estamos habituados a este 'tipo' de jogos - sem hipóteses matemáticas de conquistar o título de Campeão! Curiosamente o último jogo, mais parecido com este, foi contra o Moreirense, na última jornada da época 2012/13, mas mesmo aí, matematicamente ainda podíamos ser Campeões - mas o Macron em Paços rapidamente 'resolveu' a questão!!!

A equipa está mesmo a precisar de férias, Zivkovic, Grimaldo, Fejsa e o Rúben (e o Jardel que não jogou hoje...) são dos poucos que ainda estão 'frescos', o resto faz tudo com demasiado esforço... A motivação para estes jogos não é fácil, tanto para os adeptos, como para os jogadores... É fácil, usar chavões, e dizer que todos os jogos são para ganhar... mas a realidade é diferente! Ainda por cima do outro lado, estava um adversário que matematicamente ainda podia descer de divisão, com um treinador e um modelo extremamente defensivo...
A questão Champions, também tem nuances!!! Houve alguns que não gostaram dos festejos das bancadas com o 2.º golo do Marítimo... eu pessoalmente, não celebrei muito - mas admito que estou curioso para conhecer o próximo post do 'pai' do Babalu (!!!) - mas todos os Benfiquistas devem estar semi-'contentes', com o 2.º lugar: acaba por ser um mal menor, deixa em aberto a possibilidade de chegar à fase grupos da Champions (vão ser 4 jogos muito complicados...), e acima de tudo 'evitou' cenas parecidas com aquelas que os Lagartos estão a passar...!!! Sim, o 'circo' estava preparado... o Benfica em 3.º lugar, sem qualquer hipótese de jogar a Champions na próxima época, ia condicionar o longo defeso, tanto a nível de propaganda, como a nível 'desportivo'!!!

Em relação ao jogo, não existe muito para dizer, dominámos, jogámos quase sempre lentos, quando aumentámos a velocidade criámos perigo... mas tendo em conta a forma como o Moreirense jogou, tínhamos sempre pouca gente na área... O golo apareceu de penalty (justo... aliás, atrasado!!!), porque de 'jogo jogado' seria difícil com este 'esquema'!!!
Nota especial para o 34 do Jonas! E se não tivesse sido este último mês, com a lesão, teria chegado aos 40 facilmente...!!!

É verdade que o 433 'apareceu' num momento importante da época, e estabilizou a equipa, após um início muito complicado... É verdade que nos jogos 'grandes' o 433 deixa a equipa mais equilibrada, e aquele problema crónico de inferioridade numérica no 'meio' deixou de acontecer... mas, principalmente neste tipo de jogos, ficamos com poucos jogadores de área... O Benfica tem que manter a capacidade de jogar em 442, mesmo que não seja sempre, temos que planear a próxima época, antecipando os dois modelos...

Uma nota para o Verdíssimo: incrível como o Lagarto nem sequer quis o auxílio do VAR no penalty sobre o Grimaldo...!!! Incrível como nos últimos minutos, ainda 'acreditou' no empate do Moreirense, inventando sempre que possível livres perto da área do Benfica... na altura, o empate, dava para o seu Sporting ir à Champions!!!
Um apelo: activem a cláusula de recompra do Alfa Semedo, foi claramente o melhor jogador do Moreirense, tem feito excelentes jogos a Central... apesar de também jogar no meio-campo. O Benfica precisa de jogadores fisicamente disponíveis... se fosse eu mandar, tanto o Alfa como o Pelé regressavam!

O balanço que fiz na crónica da derrota com o Tondela, mantém-se actual. Com os jogadores em fim de carreira, com outros a continuarem mas já veteranos, com as vendas 'obrigatórias', se quisermos ter um plantel competitivo, com opções válidas para todas as posições, antecipando lesões (a forma como os apitadeiros permitem paulada nos nossos jogos, é inevitável...), temos que contratar vários jogadores, talvez 10 ou mais... Será um revolução... É verdade que este tipo de revoluções muitas vezes não resultam, mas é praticamente impossível 'isso' não acontecer...

Em relação ao treinador, parece-me que está seguro. Eu estou à vontade porque quando Rui Vitória foi contratado, fiquei com muitas dúvidas... Fomos Tri e Tetra com ele, não é um génio, errou em alguns jogos importantes esta época, principalmente na 'leitura do banco', mas também não entro na hate thread que alguns estão a promover...

PS: O Karma do Estoril ter descido por 1 ponto é delicioso!!!

6 comentários:

  1. "A motivação para estes.jogos não é fácil..."????
    Estou sem palavras...o ordenado ao final do mes, nao chega? Honrar a camisola, não chega?

    Treinado para continuar...RV é favor dar à vaga!

    ResponderEliminar
  2. Eu não commpreendo a falta de exigência de alguns Benfiquistas, estão esquecido o baile que levmaos contra o Dortmund em casa no qual ganahmos por milagre, da pouca vergonha da Liga dos Campeões que saímos com zero pontnos e com umas valentes goleiadas encaixadas de Basileias desta vida!
    Rui Vitória não acrescentou nada destruiu o que existiu mas o que tentou construir é uma mão de nada, o Benfica defende cada vez pior,não remata praticamente a baliza, não é só o que vejjo é verem as estatisticas.
    O futebol apresentado é medonho se é que se pode chamar aquilo futebol, parece que se coloca 11 jogadores que estão disponíveis porque já eram os que jogavam " As ditas vacas sagradas" e a medida que se vão lesionando da-se oportunidades aos outros.
    O plantel não está com Rui Vitória para mim é claro e quando um treinador perde o balneário não há volta a dar.
    Não se demite então que o demitam!!

    O presidente do Benfica que arrepie caminho ou senão vão os dois de vela e não vai ser bonito!!

    Ass: Madskinn

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois, dar ouvidos aos merdia dá nisso que escreve.

      Werther

      Eliminar
  3. Rui Vitória vai continuar e ainda bem. Estar a culpar o treinador quando houve tantos erros de terceiros que prejudicaram o clube e mesmo assim só um golo tardio num clássico é que ditou este desfecho. O plantel é que tem de ser reforçado. E não sei como vai ser resolvido a questão do Luisão mas acho que já não tem condições para ser titular e como suplente será ainda pior sem ritmo.

    ResponderEliminar
  4. "mas, principalmente neste tipo de jogos, ficamos com poucos jogadores de área" - Dizes isto em relação ao 433...

    Convido-te a ir ver jogos de equipas que jogam em 433 e que contes quantos jogadores aparecem na área...

    Isto trabalhasse!!! Por exemplo, o Pizzi, regra geral, joga demasiado recuado porque o RV quer que ele pegue no jogo atrás e faça aquelas aberturas...

    O Benfica voltou a cometer o mesmo erro... Demasiada largura!!

    O segundo médio tem de chagar mais á frente. tudo isto se trabalha e o 433 inicial tem-se vindo a deteriorar. Há muitas equipas a jogar em 433, equipas de topo, o segredo está nos apoios, está na forma como as equipas procuram a largura para conseguirem depois entrar por dentro.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O krovinovic aparecia na área mais que o zivcovic, que por sua vez tem melhorado neste aspeto embora mesmo assim apareça mais na ala. Trabalha-se mas também é mais inato nalguns jogadores do que noutros. Também os extremos têm de participar nestes movimentos tal como num 442 mas nem sempre isso acontece.

      Eliminar

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!