Últimas indefectivações

segunda-feira, 2 de abril de 2018

Parte da solução ou parte do problema?

"Na iminência do adeus do Sporting à Liga, algumas reflexões podem ser interessantes para se perceber a lógica leonina.

Quem será campeão nacional em 2017/18? O FC Porto continua a ser o principal candidato, numa luta que parece reduzida a dois emblemas. Provavelmente, o indicador mais forte da jornada 28 da I Liga foi o adeus anunciado do Sporting à Champions (ainda tem a via da Liga Europa, mas é pouco plausível...), o que representa um rombo significativo, do ponto de vista desportivo, mas também económico, do projecto de Bruno de Carvalho, corporizado por Jorge Jesus. Haverá, neste âmbito, alguns pontos a salientar:
- É uma realidade histórica, de cada vez que o Sporting se coligou com o FC Porto, os dragões saíram a ganhar. O clube de Alvalade foi sempre de grande utilidade, nas guerras com o Benfica, para a entidade portista, mas com raros ganhos. O Sporting dá-se à causa, desgasta-se, consome energias numa parceira de benefícios únicos, e no fim do dia vê-se usado e abusado por um compagnon de route com outro andamento, perspectiva e até malícia. Talvez o tempo venha a ser bom conselheiro e permita aos leões verem algumas coisas em perspectiva, percebendo, finalmente, o filme todo...
- Bruno de Carvalho, nas múltiplas guerras que decidiu patrocinar em simultâneo - o enunciar todos os alvos provavelmente esgotaria o espaço desta crónica - consolidou-se perante uma ala radical do Sporting, mas tornou credível. A questão que deve ser colocada passa por saber se essa falange de apoiantes será suficiente (e eu até penso que sim) para mantê-lo no poder mesmo perante sucessivos fracassos no futebol, onde ao investimento próprio do plantel mais caro da I Liga, não correspondem os triunfos prometidos com pompa e circunstância.
- E há Jorge Jesus, um treinador de méritos firmados, cuja capacidade e competência ninguém deve discutir, que vai para a terceira época sem jackpot em Alvalade. A pergunta essencial, aquela que deve suscitar a curiosidade dos adeptos leoninos, e esta: o ruído provocado por Bruno de Carvalho, contra (quase) tudo e contra (quase) todas tem ajudado ao sucesso de Jesus ou tem sido um obstáculo? Ou será que Jorge Jesus preferiria que Bruno de Carvalho não andasse a combater todos os moinhos de vento da paróquia, num afã que desfoca a atenção para o essencial? Arrisco dizer que sim.

Ás
Toni
Aos 71 anos, Toni continua a mostrar que velhos são os trapos. Como manager do Kazma, uma equipa modesta do Kuwait, acaba de vencer a Taça da Liga, o que atesta a qualidade do trabalho. E quem é o treinador de campo de Toni? É o filho, António Oliveira, técnico já com o UEFA Pro. Filho de peixe sabe nadar.

Ás
Vítor Oliveira
O Portimonense operou uma reviravolta épica com o Moreirense e garantiu, na prática, a permanência na I Liga, objectivo principal escalão. Vítor Oliveira, célebre pelas subidas de divisão, também tem argumentos para constar no rol dos melhores técnicos portugueses de primeira.

Ás
Edinho
Um poker, que garantiu três pontos de ouro ao Vitória de Setúbal, será sempre proeza de monta. O facto do seu autor já ir nos 36 anos só aumenta o impacto do feito. Edinho até pode voltar a pensar na Selecção Nacional, já que actua numa posição onda não mora nenhum indiscutível de Santos. Quem sabe nunca esquece...

Não acham que já chega de baixo nível?
«I learned long ago, never to wrestle with a pig. You get dirty, and besides, the pig likes it»
George Bernard Shaw, Nobel da Literatura
O que virá a seguir? Quem vai chamar o quê a quem? Que fronteiras da vulgaridade vão ainda ser transportas? Não será este o momento para parar? Não terá já o futebol português que se joga fora das quatro linhas, batido no fundo? Feitas as contas, quem terá sido o maior prejudicado (para além do futebol) por esta estratégia de insulto ou implícito? A resposta até é fácil...

Os herdeiros de Infante
Foi no dia 19 de Setembro de 1948, num Estudiantes, 3 - Rosario Central, 0, que foi inventada a 'rabona', a que os brasileiros chamam 'passe de letra'. O autor desse gesto técnico inovador foi Ricardo Infante, internacional 'albiceleste', que disputou, entre 1942 e 1961, 439 jogos na I Divisão argentina, marcando 217 golos. Esta arte de trocar os pés no momento de tocar a bola teve, nos últimos quase 70 anos, alguns intérpretes sublimes, de Maradona a Valdo, de Jardel a Aimar, de Di Maria a CR7, de Quaresma a Ronaldinho Gaúcho, artistas que foram dando sentido à  definição de futebol como poesia em movimento. No Estádio da Luz, no último sábado, Raúl Jiménez ganhou direito a entrar neste rol de ilustres, com uma assistência de letra para Jonas que valeu o segundo golo do Benfica e se propagou, de forma viral, pela Internet. São momentos destes que tornam os adeptos reféns da arte de bem jogar e apagam o ruído gerado fora das quatro linhas que polui o futrebol. É em cada um destes instantes de irreverência que renasce o espírito livre de Mané Garrincha, a 'alegria do povo'.

Paris manda em França, na Europa é diferente...
O projecto franco-catari do PSG não dá hipóteses à concorrência em França. No sábado os parisienses conquistaram a Taça da Liga, batendo o Mónaco, a segunda melhor equipa do Hexágono. Contudo, esta época ficará sempre marcada pelo fiasco na Champions, um objectivo para já demasiado longe..."

José Manuel Delgado, in A Bola

PS: Fiquei na dúvida se deveria publicar, ou não, o editorial d'A Bola, de hoje, assinado pelo Ricardo Quaresma (que pela forma com escreve, me parece ser Lagarto)!!! Mas depois de reflectir, decidi não publicar, pois o seu conteúdo é demasiado pornográfico!!!! Explico: o título da crónica diz quase tudo 'A coragem de Conceição'!!! Elogia as declarações do treinador dos Corruptos, afirma que o dito cujo, é '... uma lufada de ar fresco no cinzentismo que marca, há muitas décadas, o futebol português' !!!
Bem existem três hipóteses:
- ou o cronista, com responsabilidades importantes, na redacção d'A Bola, 'esqueceu-se' das declarações do Conceição, quando insinuou que o Tondela facilitou o jogo ao Benfica; e também não se recorda da reacção do dito cujo, à denúncia anónima sobre um Rio Ave - Benfica... entre outras pérolas!!!
- a segunda hipótese, na minha opinião, ainda é pior: não ouviu, nem nunca leu, tais declarações!!!
- a terceira, é a mais maquiavélica: foi 'pago' para escrever esta barbaridade!!!
Seja qual for, a consequência só poderia ser uma: o despedimento com justa causa!!!
Mas como é óbvio, isso nunca irá acontecer, aliás, provavelmente ainda irá ser promovido!!!!

4 comentários:

  1. Abidos, tiveste uma decisão acertada ao não publicares o artigo desse quaresma. Para irritação das hostes Benfiquistas já nos basta a derrota do sportém em Braga. Coitados. Continuemos unidos e concentrados.

    ResponderEliminar
  2. E por que é que este diz que os corruptos são os principais candidatos se está(va) só dois pontos à frente do Benfica e tem que vir à Luz?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Dizes bem...estavam 2 pontos à frente... Rumo ao penta. Viva o Benfica porra!

      Eliminar
  3. Lawrence ( of Arabia..), retifica, sff : AGORA VAMOS EM PRIMEIROS...quer dizer, á frente da Sagrada Aliança . Esta noite, Belenenses 2 - fcp O. ( ZERO também corresponde ao N° de títulos ganhos, até agora, pelo "excelente" sérgio , ex.futuro treinador do PSG.)

    ResponderEliminar

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!