Últimas indefectivações

segunda-feira, 2 de abril de 2018

Deixem-me sonhar!

"Na passada segunda-feira estava em Madrid e, no intervalo do jogo entre Portugal e Holanda, o meu Whatsapp começou a ser inundado com mensagens dos meus amigos, todas elas dentro desta linha: "Estás a ver esta vergonha? Estás a ver esta humilhação? Como podes dizer que podemos ser campeões do Mundo a jogar desta maneira? Estamos a levar três secos e tudo aponta a que vamos sofrer mais três ou quatro golos na segunda parte e será maior derrota da história de Portugal. Que vergonha!"
Reinava o pessimismo e a todos respondi: "Isto é um jogo A-MI-GÁ-VEL." Nos segundos 45 minutos não houve golos, os holandeses acabaram por ganhar 3-0, mas as mensagens depois do jogo continuavam dentro da mesma linha do pessimismo. A minha resposta sempre era a mesma: "Isto foi um jogo A-MI-GÁ-VEL." No dia seguinte, Espanha jogou em Madrid contra a Argentina, uma das selecções favoritas para ganhar o Mundial, fez um jogo excelente, ganhou 6-1 e humilhou os argentinos. E apesar de não ter jogado Messi por lesão, os espanhóis estavam eufóricos pelo resultado e também pela fantástica exibição futebolística da sua selecção. Como não podia ser de outra maneira, na terça-feira à noite, depois do jogo, comecei a ser bombardeado no Whatsapp, desta vez pelos meus amigos espanhóis. "Português, pelo o que vi ontem de Portugal com a Holanda, e com este futebol espectacular, maravilhoso e galáctico que acabo de ver da 'Roja' tens de estar a tremer. Hoje vais ter o teu primeiro pesadelo com a selecção espanhola, porque já sabes o que poderá acontecer no primeiro jogo do Mundial entre Espanha e Portugal: seres humilhado e goleado como foi esta noite a Argentina." A brincadeira de todos eles ia dentro desta linha e eu respondia: "Ontem e hoje foram jogos A-MIS-TO-SOS."
"Sabem quantos jogos oficiais perdeu Portugal desde que o nosso seleccionador Fernando Santos esta à frente da Selecção? Simplesmente dois: um foi na Suíça e o outro foi na Taça das Confederações com o Chile e nos penáltis - e como vocês sabem por experiência própria, porque foram muitas vezes eliminados desta maneira nas grandes competições, um jogo decidido nos penáltis é uma lotaria e tudo pode acontecer. Por esta razão a minha Selecção na hora da verdade e nos últimos três anos e meio só perdeu um jogo oficial nos 90 minutos regulamentares. Somos campeões da Europa", acrescentei. Dois destes meus amigos são do Real Madrid e fui para 'cima' deles. "Nos últimos quatro anos ganharam três vezes a Champions League e o grande culpado e protagonista destes êxitos incríveis que conseguiram foi o vosso número 7, porque é o melhor jogador do Mundo. Quando está bem fisicamente nunca falha. Como se costuma dizer ele ganha jogos e títulos sozinho. O vosso mito, lenda e deus joga no Real Madrid mas não é espanhol, que eu saiba é português. Como vão conseguir dormir na véspera do jogo entre Espanha e Portugal sabendo que o vosso deus naquele dia passa a ser vosso inimigo? Sabem melhor que ninguém se o 'Bicho' está nos seus dias ninguém pode pará-lo. Podem ter os melhores defesas do Mundo, como por exemplo Sergio Ramos, Piqué, Carvajal ou Jordi Alba, entre outros, que dará igual, porque o nosso deus português destruirá todos", atirei.
Como nos dois minutos seguintes nenhum deles me respondeu, continuei: "Ficaram todos sem bateria? Nenhum de vocês responde? Ou esta noite já vão ter pesadelos com o Cristiano?"Já passava da meia-noite e as respostas foram: "Hasta mañana, português, duerme bien." Estavam eufóricos depois do 6-1, bem-dispostos, quiseram brincar, mas esqueceram-se que o Cristiano Ronaldo é português, e nenhuma equipa ou selecção do Mundo quer ter o 'Bicho' como adversário. O nome do Cristiano mete respeito, medo e pânico a qualquer rival e ele é nosso. Um jogo amigável perto de uma grande competição é importante para o seleccionador tirar dúvidas mas não passa de um A-MI-GÁ-VEL. Os jogadores querem sempre ganhar, mas para mim o resultado nestes jogos é totalmente secundário, pelo que não dei qualquer importância à derrota com a Holanda. O importante é que o Cristiano Ronaldo, e a maioria dos outros heróis que foram campeões da Europa em França, os jovens craques, que estão preparados para a guerra e que já são uma grande mais-valia para a nossa Selecção - como por exemplo Bernardo Silva, Gelson, André Silva ou Gonçalo Guedes - cheguem todos no seu melhor nível físico e sem lesões à Rússia para os jogos da verdade, a sério e a doer. Com o meu optimismo e com o seleccionador que temos, o mestre Fernando Santos, já comecei a sonhar com o título. Se no primeiro jogo com Espanha vir que todos os nossos craques estão bem de saúde e no seu melhor nível de forma muito mais sonharei e acreditarei que Portugal pode ser campeão do Mundo.
Por isso, a todos os meus amigos espanhóis, italianos, franceses, ingleses e japoneses, apenas digo o mesmo que ouvi de José Torres antes do épico jogo com a Alemanha de 1985: deixem-me sonhar! 

Caldeirada da Semana
Injustos e mal-agradecidos
À entrada para o último jogo da qualificação a Argentina estava em risco de não ir ao Mundial. O grande culpado para muitos jornalistas do país era a estrela Messi. No último jogo, a Argentina foi ao Equador obrigada ganhar e o Leo abriu o livro: fez três golos e meteu o seu país no Mundial, fechando a boca a todos os críticos cruéis. Esta terça-feira a Argentina sofreu uma das maiores humilhações da sua história ao perder com a Espanha por 6-1. Messi assistiu ao desastre na bancada porque estava lesionado. Mas quando um jornalista embirra com um jogador não há marcha-atrás, nem para Messi. Vi vários programas da televisão argentina depois do jogo e faltou muito pouco para dizerem que o culpado da derrota era ele. Não se livrou de insinuarem que a lesão não o impedia de jogar e que está mais preocupado e comprometido com o Barça do que com o seu próprio país. Que injustos e mal-agradecidos.

Nós Lá Fora
O génio das conferências
Esta semana li que "as conferências de imprensa de Carlos Carvalhal no Swansea fazem as delícias dos jornalistas e as melhores frases do treinador português vão ser agora eternizadas em t-shirts e a receita das vendas será entregue a doentes com cancro da próstata". Senti um grande orgulho pelo meu companheiro de quarto nas Selecções inferiores de Portugal. 'O meu Carlinhos está mesmo feito um génio nas conferências de imprensa', pensei. Quando chegaste ao Swansea em dezembro o clube estava condenado à 2.ª liga e necessitava praticamente de um milagre para sair do buraco. Hoje é possível que isto aconteça devido ao trabalho de nota 10 que estás a fazer no País de Gales. Força, amigo!

Álbum de Recordações
Três gerações
No verão de 2016, nesta mesma caixa, escrevi isto: "O meu primeiro professor de espanhol, e a pessoa que me explicou como funcionava o futebol em Espanha, foi o meu companheiro de quarto, Marcos Alonso. (...) Não podia ter tido um professor melhor. Na quarta-feira, quando soube que o seu filho Marcos Alonso tinha sido contratado pelo Chelsea, fiquei muito feliz pelo meu querido amigo." E hoje tenho de voltar a falar da família Marcos Alonso, porque fez história. Com a estreia de Marcos Alonso pela selecção espanhola aconteceu algo único: a família Alonso - avô, filho e neto - foi internacional por Espanha. Impressionante! Parabéns, Marquitos!"

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!