Últimas indefectivações

sexta-feira, 27 de outubro de 2017

A regulação no futebol português

"Como estava previsto, o presidente da Federação Portuguesa de Futebol, Fernando Gomes, foi ouvido na Comissão da Cultura, Comunicação, Juventude e Desporto da Assembleia da República para poder expor, em pormenor, as razões fundamentais que nortearam a publicação de um artigo que causou grande impacto sobre as suas legítimas preocupações no que respeita no actual estado crítico do futebol português.
Percebe-se, em primeiro lugar, que o timing não é melhor. O futebol já tem fama de ser suficientemente marginal à sociedade para não lhe merecer, em qualquer altura, a importância do esforço de qualquer intervenção estrutural, quando mais agora que o país vive tempos justificadamente ocupados pela urgência de responder, aos mais diversos níveis, à calamidade pública causada pelos incêndios que flagelaram e destruíram parte significativa da floresta, ceifando mais de uma centena de vidas e arrasando o património de centenas de portuguesas.
Mas não é pelo facto de Portugal ter, neste momento, as suas maiores atenções viradas para o rescaldo de uma tragédia brutal que todos os outros problemas reais da sociedade portuguesa deixam de ser problemas. E, entre estes problemas, está, de facto, o estado de profunda crise moral, cívica e desportiva do futebol profissional.
O que Fernando Gomes foi dizer ao Parlamento é que o futebol já não governa, nem se governa. Que é urgente criar um regulação autónoma, com capacidade de decisão e de penalização. Que aos políticos cabe agir, legislar e mudar esta grave situação. Não foi pouco. Será muito, se os políticos assumirem, agora, o seu dever."

Vítor Serpa, in A Bola

1 comentário:

  1. Por outro lado , aqui no nosso jornal, continuamos a fazer como as avestruzes: enfiamos a cabeça na areia ou acendemos contra-fogos,fazendo crer que somos objetivos. Não se trata de criticar aqueles que se ALIARAM contra o Benfica,(um "cocktail"de ex.batoteiros em parceria com dementes manipuladores de opinião...)cuja ação nos bastidores e nos "média" tem sido o que de mais nefasto apareceu no Futebol Português,só comparável ao Apito Dourado ; trata-se, isso sim, de sobreviver...bem à Portuguesa, resguardando bem as nossas "trombas". Uma "confrontação" de surpresa , com uma das claques, agora LEGALIZADAS note-se, é sempre possível ! Se fôr na Cidade do Porto então é melhor nem contar com a Polícia : esta agremiação há muito que está ao serviço do fcp e do recém doutorado. Mas eu finjo não me aperceber da situação para n~~ão arriscar uma depressão.e

    ResponderEliminar

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!