Últimas indefectivações

quarta-feira, 31 de maio de 2017

Números elucidativos

"Terminou a época dos clubes, ainda que o futebol continue por via das selecções. Com o Benfica a erguer a Taça e o Vitória a ser um honroso vencido. Agora é o defeso, com noticiários abundantes sobre aludidas transferências e mudanças de treinadores. Até ao lavar dos cestos, 31 de Agosto, vai ser um fartar de vilanagem.
Por hoje, limito-me a referir estatísticas a propósito de alguns mitos urbanos-futebolísticos que acompanharam este nosso campeonato no que aos três grandes diz respeito, e que deram azo a muitas análises e serviram de aparente justificação para desaires.
O primeiro desses mitos relaciona-se com os penalties marcados. Os perdedores sempre se queixando da raridade dos mesmos. Às dezenas, diga-se de passagem. Pois aí estão os números finais. A favor, o campeão foi o Sporting com 13, seguido do FC Porto com 9 e o Benfica com 7. E não se culpem os árbitros de o Sporting ter falhado 4 (31%), o FC Porto 2(22%) e o Benfica nenhum.
Na época anterior muito se falou de o Benfica acabar muitos jogos com mais um jogador em campo do que o adversário. Este ano, os mesmos observadores ficaram mudos. Eis os eloquentes números: expulsões a favor, FCP 9 (total de 284 minutos, portanto mais de 3 jogos completos, em superioridade numérica!), SCP 2 (100 minutos) e SLB 1 jogo (e 1 minuto)!
Já ao contrário - expulsões das equipas dos grandes - o Benfica esteve 50 minutos em inferioridade numérica (2 expulsões) e o Sporting e FC Porto (apesar de 3 expulsões) apenas tiveram mesmo um jogador em campo 26 e 5 minutos, respectivamente.
Tudo culpa do Benfica, evidentemente. Qual a dúvida?"

Bagão Félix, in A Bola

PS: O consócio Bagão, compreensivelmente 'enganou-se'!!! A 'conversa' de o Benfica jogar em superioridade numérica, não aconteceu na época anterior... a 'narrativa' do colinho, já tem 2 anos, foi na época 2014/15 (o bicampeonato)! Desde então, o Benfica não tem nenhum minuto 'útil' em superioridade numérica!!! Março de 2015, no Benfica 2 - 0 Braga, Tiago Gomes expulso, com duplo amarelo, ao minuto 59...
Nunca mais, aconteceu algo parecido!!!

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!