Últimas indefectivações

quarta-feira, 9 de março de 2016

Zero bazófia

"No início do Sporting-Benfica, a claque leonina exibiu uma tarja exemplar: num desenho tosco, Bruno Carvalho e Jorge Jesus, vestidos como guerreiros medievais, de espada desembainhada e escudos ao alto, a deitar por terra Luís Filipe Vieira. Por cima, podia ler-se - "Isto é o Sporting". Tal e qual.
O simbolismo da tarja é todo um programa. Não falo sequer do mau gosto do exercício ou a cobardia em que assenta uma contenda de dois guerreiros armados contra um peão indefeso. Quando o tema é deslealdade, não alimento ilusões. Por natureza, independentemente dos clubes, as claques são dadas a exercícios grotescos. A questão é outra.
Há, é um facto, um lado irónico na resposta dada em campo aos rugidos de campeão precoces, mas o fundamental nem sequer é isso. O que é revelador são as personagens escolhidas para serem exibidas pelas claques: presidente e treinador. A opção esquece quem são os verdadeiros protagonistas do futebol e promove um culto do presidente que é invariavelmente contraproducente. Num clube, o que conta somos nós, adeptos, e os jogadores. Tudo o resto é secundário. Não por acaso, na Luz, canta-se a glória de Cosme Damião, Eusébio e Coluna, mas a ninguém ocorreria celebrar presidentes. Esta atitude serve, agora, para recordar o essencial. Como bem disse Rui Vitória no final do jogo, "uma das coisas que caracteriza a nação benfiquista é a humildade. E sabermos que ainda há muito campeonato pela frente".
Lembram-se do "bailando"? Uma vez mais, ao Benfica compete fazer diferente do que o Sporting tem feito. Humildade e zero bazófia. Combinado?"

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!