Últimas indefectivações

sábado, 12 de setembro de 2015

O 'lifecoach'


"Uma coisa é o indivíduo que se julga treinador de futebol. Pode ser qualquer um de nós. E qualquer um de nós. Outra coisa é o indivíduo que é treinador da vida dos outros, o aparatosamente chamado life coach. É gente que antes se ficava por papelinhos nos para-brisas sugerindo afrodisíacos africanos, feitiços para desamores, magias para pedras nos rins e poções para o mau-olhado mas agora, aproveitando uma certa democratização da estupidez, escreve livros e dá aulas.
Eu que, ingenuamente, julgava saber viver - e não me refiro ao pacote básico de respirar, alimentar-me, dormir -, acreditava dominar razoavelmente a minha existência dentro dos acasos da - portanto - vida, confesso que já dou por mim, cedendo às pressões das estantes dos supermercados, a pensar se não precisarei desses treinadores quando eles me aparecem lembrando em capas com horizontes crepusculares: 'o sucesso depende de ti', 'o tempo certo é agora', dizendo 'não há problemas, só soluções', como se tivessem inventado a frase, 'O amanhã pode esperar', 'aproveita o dia'.
Tudo isto é uma evidente irresponsabilidade, viver o agora, ignorar o amanhã, por esperto que soe. Até porque julgo que se trata duma impossibilidade do cérebro: como humanos o instinto leva-nos a crer na continuidade, na nossa sobrevivência para lá do agora, logo, impede-nos de viver só o próprio dia. Se perdermos este mecanismo morremos. O carpe diem pode ser mortal (e, já agora, toda a gente viu O Clube dos Poetas Mortos). As únicas pessoas que os treinadores de vida ajudarão serão eles próprios se bem-sucedidos neste negócio de bem-dispostos armados em psiquiatras.
Se você, leitor, acha que é treinador de futebol, no que respeita à vida, à generalidade da vida, tem mesmo de continuar ignorante. Deve ser por isso que há tanta gente a gostar mais de futebol que da própria vida. O futebol é tão fácil que ninguém nos ensina nada."


Miguel Cardoso Pereira, in A Bola

2 comentários:

  1. Ignorante é quem escreveu isso.Ao fazer uma crónica dessas deveria ter- se informado melhor.Há coisas que não se aprendem na escola.Se os donos e Ceos das maiores empresas do mundo,as estrelas de hollywood,os presidentes dos maiores clubes do planeta e também os jogadores contratam life,executive e outros coachs e pagam-lhes muito bem quem é esse senhor para vir dizer estas barbaridades?

    ResponderEliminar
  2. Ignorante é quem escreveu isso.Ao fazer uma crónica dessas deveria ter- se informado melhor.Há coisas que não se aprendem na escola.Se os donos e Ceos das maiores empresas do mundo,as estrelas de hollywood,os presidentes dos maiores clubes do planeta e também os jogadores contratam life,executive e outros coachs e pagam-lhes muito bem quem é esse senhor para vir dizer estas barbaridades?

    ResponderEliminar

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!