Últimas indefectivações

terça-feira, 28 de julho de 2020

15 minutos à Benfica

"Boa tarde, jogadores! Antes de mais queria agradecer ao presidente e ao treinador a oportunidade que me deram de falar com vocês, a poucos dias da final da Taça de Portugal. Sou um simples adepto e sócio do clube, mas vou tentar passar-vos tudo o que tenho na alma, bem como o sentir e o pulsar da imensa nação Benfiquista. Foi essa a ideia desta iniciativa e é por isso que estou aqui.
Olho para vocês nos olhos, aqui sentados no balneário e noto a descrença e a falta de confiança. Não levem a mal, mas nota-se a léguas. Eu não sei o que se passou entre vocês esta temporada para a queda que tiveram, mas neste momento nem quero falar disso. Quero-vos falar de um clube muito especial. Sim, do Benfica. O clube que vocês representam. Alguns saberão isto, outros nem tanto, mas vocês têm noção do clube em que estão? Não sabem, não...se vocês soubessem, verdadeiramente...caramba, este clube é tão bonito. Tem uma História tão bonita. Nasceu pobre, com poucas condições e fez-se gigante. E sabem porque se fez gigante? Porque virou uma frente Popular! De uma forma que não tem explicação, o povo apaixonou-se pelo Benfica, identificou-se com algo genuíno e despretensioso. O "Sport Lisboa" que depois também virou "e Benfica" nasceu humilde, e quando se deu por isso era o grande de Portugal e além-fronteiras. Sempre com o amor dos seus adeptos. Sabiam que o antigo Estádio da Luz foi construído pelas suas gentes? Criaram rifas, leilões, doações, tudo e mais alguma coisa para que houvesse dinheiro. E onde não havia dinheiro, havia trabalho. O povo pegava nas enxadas e ia cavar para os terrenos baldios. As pessoas até pagavam para fazer isso! E depois, com presidentes doutores e presidentes operários, houve Eusébio, títulos europeus, hegemonias internas, novas finais europeias e uma série infindável de glória! Mas também de tristeza. Este clube já passou por uma fase muito difícil, quase que fechou portas. Curiosamente foi durante a minha adolescência. Mas sabem do que me lembro sempre desses tempos? É do Benfica ter perdido uma vez 7-0 e no jogo seguinte ter visto no estádio um jovem como eu com uma camisola que dizia "nem que fossem 14!". É que, meus amigos, este clube tropeça, mas não cai. Este clube não desiste, nunca! Há bocado falei de Eusébio...vocês têm noção do que é serem herdeiros de um dos maiores jogadores de todos os tempos? Olhem para essas vossas camisolas...um dia foi o King que a envergou! E fixem isto e nunca se esqueçam, porque é a verdade. Decorem estas palavras e que nunca mais vos saia da memória: Estão preparados? Quando vocês estão em campo, estão milhões de pessoas a sofrer por vocês. Mas não é só em Portugal. É em Angola! Em Moçambique! Em Cabo Verde! Sabiam disso? O Benfica vai a qualquer desses países e é recebido com um amor incalculável. Muitos de vocês já foram a tantos países europeus e alguma vez os adeptos vos falharam? Vocês jogam por um clube que é do norte, do sul, do este e do oeste. É de toda a gente e de toda a parte! Aqui há uns anos o Benfica jogou no Stade de France contra o Lille e, sem exagero, estavam lá 50.000 Benfiquistas. O nosso treinador bicampeão europeu Bèla Guttmann disse de forma perfeita um dia: "Chove? Está frio? Faz calor? Que importa. Nem que o jogo seja no fim do mundo, entre as neves da serra ou no meio das chamas do inferno; por terra...por mar...ou pelo ar, eles aí vão, os adeptos do Benfica, atrás da sua equipa. Grande, incomparável, extraordinária massa associativa!"
E portanto, herdeiros de Eusébio, eu vou-vos pedir um favor. No sábado, quando entrarem em campo, joguem pelo menino de 10 anos que chora quando o seu Benfica perde. Joguem pelo velhinho de 90 anos que desfruta de cada jogo do seu Benfica como se fosse o último. Joguem pelo Benfiquista que mora na cidade do Porto e que no dia seguinte vai ter que os encarar na escola, no emprego ou no café. Joguem pela rapariga e pela mulher que ultrapassa o preconceito e diz "Sim, eu gosto de futebol. Sim, eu gosto do meu Benfica. E sim, eu sinto, entendo e percebo este jogo tão bem ou melhor que tu". Joguem pelo pobre, pelo rico, pelo branco, pelo preto, pelo novo, pelo velho, pelo homem, pela mulher, porque todos fazem parte desta casa. E sim, joguem por vocês! Joguem pela vossa família! Joguem pela cozinheira, pelo apanha-bolas, pelo Pietra, pelo Sr. Shéu. Joguem pelo Sport Lisboa e Benfica! Pelo clube que foi um bastião de democracia durante o fascismo! Que foi cosmopolita no colonialismo! Que foi europeu ainda antes da integração europeia! Que foi interclassista ainda antes do conceito do Estado Social!
Neste clube aprendemos a jogar por nós, a vencer por nós e não contra os outros. Está na nossa génese e dificilmente algum dia irá mudar, mesmo que a gasolina do "contra tudo e contra todos" dê tanta força ao outro lado. Mas eu tenho que vos dizer isto: Preparem-se. Vocês vão para uma guerra. O outro lado odeia-vos. Não sejam meninos. Não sejam anjinhos. Não entrem com sorrisos e palmadinhas nas costas, quando os outros vão entrar de faca nos dentes. Disputem cada bola como se a vossa vida dependesse disso, apoiem os vossos colegas como irmãos de armas e mesmo que sintam dor, cansaço, cãibras...dêem um bocadinho mais. Só mais um bocadinho! Pela glória. Pela História! Para que daqui a muitos anos, possam dizer aos vossos netos: sim, eu joguei naquele clube maravilhoso, eu fui um herdeiro de Eusébio e no dia 1 de Agosto de 2020 fiz milhões de pessoas felizes. Em Portugal, em Angola, em Moçambique, em Cabo Verde, nos Estados Unidos, um pouco por toda a Europa. E por isso, no dia 1 de Agosto de 2020 também o teu avô foi feliz.
Mais uma vez, obrigado a todos os que me permitiram estes 15 minutos com vocês. Do fundo do coração, desejo-vos a melhor das sortes. Sintam na alma a chama imensa! E eu estarei a sofrer por vocês. Estaremos todos!"

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!