Últimas indefectivações

terça-feira, 28 de julho de 2020

Semanada...

"1. João Noronha Lopes. Na quinta-feira João Noronha Lopes apresentou a sua candidatura para Presidente do Benfica. Esta candidatura é desde já uma novidade no panorama do futebol português porque pela primeira vez temos um gestor de dimensão internacional a querer ser Presidente de um clube de futebol. Regra geral podemos dividir os candidatos em três tipo de pessoas: empresários de dimensão nacional, políticos ou pessoas ligadas ao futebol. João Noronha Lopes não é nenhum desses. Tem um passado imaculado. O discurso de João Noronha Lopes para já parece ser o que se pede. Gosta de Jorge Jesus, quer uma estratégia para o futebol, quer limitação de mandatos, quer um código de conduta para os membros dos órgãos sociais do clube e não deixa de fora a possibilidade de manter Domingos Soares de Oliveira. A pouca experiência que tem no futebol também creio que seja positiva. Um Presidente de um clube de futebol não tem que contratar jogadores ou despedir treinadores. Os últimos anos têm provado isso. Sempre que um Presidente mete o dedo no assunto, não tem dado bom resultado. Um Presidente de clube de futebol tem que contratar alguém que perceba de futebol e deixar esse tipo de decisões para essa pessoa ou esse grupo de pessoas. Tem de deixar as tecnicalidades para os técnicos e focar-se no plano de futuro do clube. João Noronha Lopes parece-me saber isso. È este o modelo que usa nos Estados Unidos da América e é o modelo que aos poucos vai aparecendo na Europa. Quanto a João Noronha Lopes em específico, gostei do que vi até agora, vamos ver que mais ideias e nomes trará para a mesa.
2. Adidas. As primeiras imagens das camisolas da próxima temporada já estão aí. A camisola até deve ser anunciada algures na próxima semana. Na minha opinião, a nossa camisola principal vai ser a pior camisola principal que já vi do Benfica. Vamos ter uma camisola principal vermelha, com as riscas pretas e o símbolo monocromático em dourado. É horrível. O contrato com a Adidas termina em 2021. Espero que estes sejam os últimos equipamentos que a Adidas desenha para nós. A Puma neste momento tem os melhores equipamentos do mercado. Gostava de ver o Benfica a vestir Puma. Outra boa alternativa seria uma marca chinesa como a Li-Ning ou a Anta, que como toda a China quererão expandir, e provavelmente seriam capazes de oferecer as melhores propostas ao Benfica. O Benfica é um clube recheado de História e a Adidas não tem demonstrado que queira saber disso. A história do clube com a marca é bonita, mas chegou a altura de irmos procurar alguém que nos respeite e honre o nosso passado.
3. Taça da Liga. A Liga vai propor que a Taça da Liga do próximo ano tenha só oito equipas, as seis primeiras classificadas da Liga NOS e as duas primeiras da Segunda Liga após a última jornada de Novembro. Eu gosto do formato desde que não tenha sorteio e se privilegie quem vai nas primeiras posições. A próxima época vai ser muito puxada a nível físico. Os nossos jogadores, por exemplo, vão ter menos de duas semanas de férias. É importante tentar minimizar a sobrecarga de jogos. Este formato permite isso, mas também permite que a competição se realize.
4. Damian Hollis. A segunda passagem do americano por Lisboa foi muito aquém das expectativas. A saída acaba por ser natural. Quanto à composição da equipa, a nível de portugueses, já não deverá haver novidades. Todos os jogadores já renovaram. A nível de americanos, a única contratação para já é Scottie Lindsey. Eric Coleman deverá continuar. Micah Downs ainda não se sabe. Ainda falta anunciar pelo menos dois americanos. Se Downs sair, faltam anunciar três.
5. Novidades no Andebol. A equipa de Andebol oficializou esta semana vários reforços: Arnau Garcia (LE), Ole Rahmel (PD), Matic Suholeznik (Pivot) e Mahamadou Keita (PE). Já tínhamos apresentado o guarda-redes Sergey Hernandez. Falta ainda apresentar Lazar Kukic (Central). A estes jogadores vão se juntar Gustavo Capdeville (GR), Francisco Pereira (Central), João Pais (PE), Carlos Martins (PD), Paulo Moreno (Pivot), Belone Moreira (LD), Kévynn Nyokas (LD), Petar Djordjic (LE), Guilherme Tavares (LD), Pedro Loureiro (Pivot) e Dilan Belalcázar (LE). O plantel em princípio está fechado. O clube decidiu investir muito neste plantel e o resultado parece ser um plantel melhor que o do ano passado. O plantel ainda parece estar a uma distância significativa do Porto, principalmente no capítulo defensivo, visto que Djordjic, Belone e Nyokas não são propriamente especialistas defensivos. Se tivéssemos mais um pivot na linha de Matic, este plantel já poderia discutir qualquer coisa mais. De resto, gosto do facto de não termos um plantel muito grande, dando oportunidade para jogadores como Guilherme Tavares e Dilan Belalcázar (colombiano de 20 anos que fomos buscar o ano passado para a formação) tenham oportunidade por lutar por um lugar no plantel e crescer. Gostava que Joaquim Nazaré, uma das revelações da temporada passada, e Daniel Neves também fizessem parte do plantel. Ambos poderiam ser importantes a dar profundidade ao plantel e têm muita qualidade.
6. Aluguer do Avião. Luís Filipe Vieira fretou para ir ao Brasil e trazer Jorge Jesus e a sua equipa ténica. Havia uma alternativa muito simples: voar em Executiva pela TAP ou outra companhia aérea. Ao todo, só esta operação terá custado cerca de uns 100-200 mil euros à Benfica SAD. O Benfica Clube este ano cortou cerca de 25% do investimento nas modalidades. A maior fatia deste corte deveu-se à quebra de royalties pagos pela SAD ao Clube. Faz-me impressão que ao mesmo tempo que temos cortes históricos nas modalidades, o nosso Presidente tenha gasto este dinheiro todo só para uma viagem que tinha uma solução bastante barata. Este dinheiro daria para trazer um bom reforço para a equipa de Andebol, que vai ter um plantel demasiado curto, por exemplo.
7. Filip Krovinovic. O West Bromwich conseguiu a promoção à Premier League. Krovinovic foi o oitavo jogador mais utilizado da equipa. O jogador terá naturalmente muito mercado. O Benfica está recheado de bons médios centros. Tem se falado em alguns reforços também para essa posição. Não creio que Krovinovic regresse ao Benfica. Mas em princípio não deverão faltar clubes interessados nele. Deve representar um bom encaixe financeiro na ordem dos 10 milhões de euros."

2 comentários:

  1. Continuo a não perceber a doença desta gente. As viagens através da TAP estariam sujeiras aos horários, que são diminutos, que podiam ser anulados de repente por decisão das autoridades sanitárias de um ou dos dois países.
    Para além disso, as viagens em voos comerciais aumentam bastante o risco de contágio do Covid, até porque eram bastantes as pessoas que viajavam. Vieira tem mais de 70 anos.
    Não me interessa se foram 100 mil ou 200 mil. Acho que foram bem empregues. As pessoas não refletem?
    Pois, esqueci-me que estes disparates são escritos por adeptos.

    ResponderEliminar
  2. As novas camisolas são horríveis???

    Já estive na Adidas na Luz e são muito bonitas.

    Resultado: uma para mim e outra para o meu filho.

    Horrível é um certo tipo de benfiquistas serem mais antis que os corruptos e lagartos.

    ResponderEliminar

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!