Últimas indefectivações

segunda-feira, 18 de março de 2019

Paragem para as Selecções só pode ser boa

"Nenhum humano de livre e perfeita consciência gosta dos jogos das selecções a meio da temporada - não tenho nada contra os jogos das selecções no verão, só a meio da temporada. É um sofrimento desnecessário parar o Campeonato para dar jogos de jogadores que não treinam juntos e não têm rotinas. É mau futebol. Posto isto, esta pausa só pode ser boa para o Benfica.
Desde que Bruno Lage subiu à equipa principal, a maior pausa entre jogos foi depois da eliminação na Taça da Liga. Nessa altura tivemos uma semana para preparar o Boavista. Foi o maior intervalo. Resto foi sempre intervalos de 3-4 dias, às vezes 5. O desgaste acumulado já se vinha a sentir. Benfica ontem deu tudo, mas a verdade é que a pressão alta e a disponibilidade física de outros jogos não se sentiu em nenhum jogo com o Zagreb, por exemplo. A pausa para selecções é um descanso. Mesmo para quem vai às selecções é um descanso. Estão no hotel, não precisam de fazer nada.
Jonas portou-se bem ontem. Não deu a profundidade que Seferovic é capaz de dar. Mas deu outras coisas. Jogou a pivot e fez jogar. Na jogada do terceiro golo, com Seferovic em campo, teria sido o suíço a finalizar e Gabriel, Rafa ou Pizzi a fazer o passe. Com Jonas em campo, o brasileiro baixou para receber e foi ele que lançou Rafa com um passe para o espaço que o português finalizou. O mecanismo é o mesmo, as personagens é que trocam de funções. No entanto, a verdade é que se o jogo não se tem resolvido cedo, o Benfica não teria nenhuma opção de ataque no banco. Esta paragem permitirá ao Benfica ter os dois avançados a postos, pois segundo a imprensa Seferovic estará de volta no regresso das selecções.
O plantel vai emagrecer bastante neste período. Ao todo são 11 jogadores que vão às selecções. Portugal chamou Rúben Dias, Pizzi, Rafa e João Félix. Portugal S20 chamou Gedson, Florentino, Jota (e ainda Nuno Santos). Grécia chamou Vlachodimos e Samaris. Sérvia chamou Fejsa e Zivkovic. Sendo que o segundo jogo da Sérvia é em Portugal. Esta pausa irá permitir reintegrar de vez alguns jogadores. Corchia, Yuri Ribeiro, Krovinovic, Cervi, Salvio e Taarabt seriam craques em todas as equipas que nos falta defrontar na Liga Portuguesa. Mas perderam o comboio e estão completamente desenquadrados do actual sistema da equipa. Yuri está irreconhecível. Krovinovic está lento e segura muito o jogo, Cervi e Salvio só sabem jogar pela ala. Se o Benfica quer ir longe na Liga Europa e ganhar o Campeonato ao mesmo tempo, estes jogadores terão que assumir outras funções. Vão ter que jogar contra o Tondela, contra o Feirense, contra essas equipas de maneira a que os melhores joguem com máxima força na Liga Europa. Esta pausa irá permitir que Bruno Lage trabalhe em específico com esses jogadores. Quem sabe criar um 4-4-2 em que Cervi e Salvio jogam pelas alas e Taarabt joga com Jonas no ataque. É uma pena que Zivkovic, Jota e Gedson tenham ido às selecções porque também poderiam ser reenquadrados nesta semana.
Do plantel sobram apenas 17 jogadores, sendo que 5 estão lesionados. A seleção S19 também convocou 10 jovens do Benfica. Assim, nomes como Nuno Tavares, Tiago Dantas, Gonçalo Ramos e Úmaro Embaló, que poderiam ser chamados para treinar com a equipa principal, já não vão ser. Mas há outros nomes que de certeza que vão ser chamados como Branimir Kalaica, Bernardo Martins, Ilija Vukotic, David Tavares, Chris Willock, Ivan Saponjic, Pedro Henrique ou Kevin Csoboth. Vamos ver se Taarabt vai ser o único reforço da equipa B para a recta final da época. Por exemplo, um ponta de lança. Mesmo que não haja, esta pausa será importante para a próxima época de alguns jogadores. Nomeadamente do Willock e do Kalaica.
O Porto tem apenas 6 jogadores nas selecções. Alex Telles e Militão no Brasil, Danilo Pereira e Pepe por Portugal, Corona no México e Diogo Leite com Portugal S20. Não tem grandes baixas. Mas também não é uma equipa que jogue um futebol muito pensado. É mais à base do físico. Logo vão continuar na mesma. A pausa servirá mais para recuperar o físico."

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!