Últimas indefectivações

segunda-feira, 18 de março de 2019

Como Bruno Lage preparou o Benfica para explorar a profundidade na ausência de Seferovic

"Com a ausência do ponta de lança suíço que foi um elemento bastante importante nos primeiros tempos de Bruno Lage ao serviço da equipa principal do Benfica, surgiram dúvidas sobre como o treinador encarnado colmataria a ausência de um jogador que dava sentido ao ataque do Benfica pela forma como se move em profundidade.
Porque os modelos devem ser construídos e pensados em função das características dos jogadores, e não o contrário, é determinante que tenham a capacidade de ser “variáveis”! Ou seja, não faria sentido encaixar Jonas e pedir-lhe as mesmas coisas que se pede a Seferovic. Poder-se-à falar de um não processo, ou de uma identidade que muda. No fundo apenas semântica pouco relevante. Foi apenas Bruno Lage de forma muito astuta a moldar rapidamente o contexto por forma a aproximar a sua equipa do sucesso.
Jonas, o homem mais adiantado do Benfica, ao contrário do que fazia Seferovic, passou a mostrar-se sempre a pedir a bola no pé. Fosse no corredor central ou no corredor lateral (Seferovic também se movia para fora, mas sempre a solicitar bola nas costas), e com os seus movimentos que o aproximavam por vezes de uma posição de número dez, abriu espaços e criou condições para as entradas de Rafa, João Felix, e até Pizzi.
Ora veja e perceba a dinâmica que Bruno Lage instituiu para continuar a ter uma equipa capaz de jogar não apenas entre linhas, mas também de explorar a profundidade:





"

Paolo Maldini, in Lateral Esquerdo

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!