Últimas indefectivações

domingo, 31 de março de 2019

Luz de inferno ou de iluminação?

ebelo
"Desde sempre - e em "sempre" incluo a "Velha Luz" - o Benfica quis realçar a importância do factor casa. Importância essa que só poderia ser traduzida numa forma: os seus adeptos. Os jogadores que passaram quer pela "Velha Luz", quer pelo Estádio da Luz, sabem a imponência que o mesmo tinha. A importância do 12º jogador - porque sim, ele existe - faz, muitas vezes, ganhar jogos. Uma prova disso? Remonto-vos ao ano de 1990, a uma quarta-feira, 18 de Abril: Benfica x Marselha. Jogava-se a 2ª mão da meia-final das Taça dos Campeões Europeus. O Benfica trazia uma desvantagem (2-1) de França mas precisava apenas de marcar um golo para chegar à final da competição. A "Velha Luz" juntava então 120 mil pessoas na tentativa de que o público, na condição de 12º jogador, empurrasse a equipa para a final em Viena frente ao AC Milan. O ambiente? Fiquem com o testemunho de quem viveu o momento no relvado:
Um exemplo de quem conhecia o Benfica e fez perceber aos seus companheiros que mesmo perante aquele ambiente adverso à sua equipa, os adeptos não iriam calar as suas vozes porque o importante, era o Benfica ganhar, e se eles ali estavam para apoiar a equipa, então fariam de tudo para que a sua presença tivesse consequências no jogo. Poderia ser uma opinião mais parcial uma vez que Mozer havia representado o Benfica nas duas épocas anteriores, mas, ouçam então o que disse um jornalista francês, completamente alheio ao Benfica, num texto realizado especialmente para este jogo (depois reaproveitado numa peça da TVI) :
Em 115 anos de história, este é só um dos muitos exemplos que poderia referenciar ou tomar em conta para provar que os adeptos também fazem resultados. A verdade é que é inevitável afirmar que a Luz vai, aos poucos, perdendo o seu verdadeiro 12º jogador. Uma peça fundamental para o crescimento do clube. Os adeptos são e serão sempre uma referência - para quem vai e para quem fica. Este, é um tema que vai com certeza divergir nas opiniões que suscitarão da sua discussão mas é também um tema que merece (e necessita) de reflexão e discussão. Reflexão enquanto adeptos e benfiquistas. Discussão tendo em vista a melhoria do ambiente da Luz. A modernização da massa associativa tem tido reflexos negativos. Um bom (e recente) exemplo disso é o jogo de ontem. Uma equipa desinspirada e um público impaciente e influenciador na criação de jogo da equipa. A equipa precisava de cabeça e paciência - tudo o que o público (desesperado por um golo) não deixava ter. Pelo contrário, os adeptos forçavam a equipa a "bater bolas longas" e sem nexo para a frente de ataque. A Luz precisa de um público inteligente e motivador. É óbvio que ninguém gosta de perder (pontos), contudo, todas as situações exigem cabeça e, neste caso, respeito por um processo de assimilação de ideias (de jogo) que têm vindo a ser implementadas. A Luz precisa de perceber o que poderá ajudar um jogador num momento onde está "por baixo". O que poderá levá-lo a ultrapassar todas as desvantagens do jogo. Refiro-me a "Luz" porque nos incluo a todos nós. Todos aqueles que tomam parte integrante do jogo enquanto adeptos, na medida em que devemos reflectir sobre se o nosso papel - para empurrar a equipa para a vitória - tem sido o mais correto. O que está em causa não é o "cantar do início ao fim" ininterruptamente, o que está em causa é a nossa presença enquanto potenciais influenciadores do resultado do jogo. Todo o "folclore" (e permitam-me o epíteto) das "luzes" faz-me crer que a mística do Benfica (e principalmente a que deveria passar no estádio) está a perder-se. O jogo está cada vez mais a tornar-se um espectáculo e não o futebol a que fomos habituados desde sempre. A culpa não é das "luzes" ou das "Fanzone's", a culpa é do modo como os jogos de futebol são actualmente encarados por nós (adeptos).
Que se discuta e que se mude (o que houver para mudar) em prol do bem da comunidade benfiquista mas que nunca nos esqueçamos que há um valor pelo qual teremos sempre que lutar, o Benfica.
A vosso ver, o que acham do ambiente da Luz e que medidas poderiam ser tomadas para melhorar a situação?
Porque o Benfica é feito de história, e a história, somos nós que a escrevemos.
E Pluribus Unum"

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!