Últimas indefectivações

terça-feira, 25 de dezembro de 2018

O exemplo de uma família eclética

"Félix, Cesina e Clara Bermudes são um exemplo de uma família eclética, que nunca perdeu de vista a sua paixão pelo desporto

Nasceu na cidade invicta na segunda metade do século XIX, foi um dos grandes nomes da história do Benfica, numa altura em que os desportos eram ainda pouco regulamentos na sociedade portuguesa. Félix Bermudes foi um atleta eclético que praticou futebol, atletismo, ténis, ciclismo, tiro desportivo, esgrima, hipismo, natação, remo e alpinismo. Algumas destas modalidades praticou-se no clube que ajudaria a cimentar.
Assumiu, pela primeira vez, em 1916, a Direcção do Benfica, foi director do jornal O Sport Lisboa e também colaborador do jornal Os Sports.
Mas não foi só o desporto que preencheu a vida de Félix, os seus interesses passaram pela literatura, teatro e cinema. Aos 42 anos, era um dramaturgo de referência em Lisboa e tinha já sete peças estreadas em teatros da capital. Ao Benfica deu a letra do primeiro hino.
As suas filhas Cesina e Clara seguiram os seus passos e ingressaram também no Clube como atletas de ciclismo e patinagem artística.
Cesina, além da sua paixão pelo desporto, foi a primeira mulher a concluir o doutoramento em Portugal, formou-se em medicina, em 1947. Na sua carreira destacam-se os estudos sobre a introdução do parto sem dor no país uma novidade na área da saúde no século XX.
A 15 de Novembro de 1925, pai e filhas participaram na II Volta a Lisboa em Bicicleta, organizada pelo jornal O Sport Lisboa. Ingressando em escalões diferentes, Clara no de meninas, Cesina no de senhoras e Félix no de veteranos, a família Bermudes enfrentou chuva e ventos fortes num percurso que se iniciou em Xabregas e terminou junto ao Mosteiro dos Jerónimos. O meu tempo não afastou o público que acorreu às ruas para ver os mais de duzentos participantes, tal como foi noticiado em O Sport Lisboa: 'em numerosos pontos do percurso havia magotes de gente que voluntariamente prestava indicações aos concorrentes e os animava e aplaudia. E (...) à chegada dos corredores, juntaram-se muitas centenas de pessoas que aclamaram entusiasticamente os ciclistas'.
Cesina, Clara e Félix Bermudes classificaram-se em 1.º lugar nas respectivas categorias. As irmãs chegaram com um minuto de diferença entre si, apesar de diferença de escalões.
A edição n.º 751 do jornal O Sport de Lisboa dá destaque ao evento da II Volta a Lisboa em Bicicleta. A colação deste periódico é uma das muitas que pertence ao arquivo do Sport Lisboa e Benfica à guarda no Centro de Documentação e Informação."

Cláudia Paiva, in O Benfica

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!