Últimas indefectivações

sexta-feira, 13 de julho de 2018

A inteligência

"Mais um final de ano lectivo, mais um ciclo que se fecha para outro se reabrir. É tempo de somar resultados e fazer balanços para reentrar em Setembro com baterias recarregadas e objectivos mais ambiciosos. Esta é a atitude com que os alunos do projecto 'Para ti Se não Faltares!' partem para férias e verbalizam nas reuniões de avaliação final com a Fundação Benfica. Foi um ano de trabalho intenso em todas as escolas do projecto, envolvendo dezenas de técnicos e centenas de jovens, famílias e professores num processo quotidiano de motivação e compromisso.
Apostamos tudo nos jovens, e eles retribuem ao máximo, por isso no final todos ganhamos. Em primeiro lugar os jovens, pela sua valorização e resultados, mas também as famílias que melhoram a relação e o ambiente familiar e descobrem, ou redescobrem, o real valor dos seus filhos que, em muitos casos, estava encoberto pelas vicissitudes e atribulações da adolescência.
Ganham os professores e a escola no seu todo, pela satisfação de ver o seu trabalho recompensado e valorizado a missão que abraçaram, mas também pela melhoria global do ambiente escolar, de redução do bullying e de maior respeito e disciplina. Ganha também o Benfica, porque se houvesse um campeonato da ética e dos valores ou uma taça da crença na pessoa humana, sairia vencedor. Não porque corresse para isso, mas simplesmente por ser como é!
Assim, uma vez mais, reina entre todos uma sensação de dever cumprido e a alegria de ver tantas centenas de sorrisos sobre o trabalho feito.
Em todas as escolas, os jovens voltaram a cumprir com o prometido. Baixaram as faltas e melhorou o comportamento, logo abriu-se espaço ao talento e à conquista de resultados. Esta é, na realidade, a receita do projecto que um jovem de Marvila, há quatro ou cinco anos, tendo passado de 5 negativas para média de 4, resumia numa frase esclarecedora: 'Foi fácil: fui às aulas, concentrei-me, e a inteligência fez o resto'.
Boas férias!"

Jorge Miranda, in O Benfica

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!