Últimas indefectivações

sexta-feira, 13 de abril de 2018

O Princípio de Peter do adepto Bruno

"Bruno de Carvalho é a prova de que o Princípio de Peter se aplica. Um adepto fervoroso, com todas as qualidades para ser um bom chefe de claque, chegou à liderança de um grande clube. Pouco aprendeu ao longo do exercício do cargo e acaba por prejudicar a instituição.

um presidente de uma empresa cotada em bolsa que desvaloriza os activos da entidade com ameaças de suspensão desses activos e continua ao leme da empresa.
Recentemente escrevi a propósito da gestão de Bruno de Carvalho no Sporting que as SAD davam mau nome à bolsa. Nessa altura estávamos na véspera de uma assembleia-geral extraordinária destinada a plebiscitar o líder leonino. Mas no futebol, como tudo muda em função dos resultados, o ex-bestial Bruno mudou rapidamente o seu estatuto e após declarações infelizes e ameaças de suspensão aos jogadores, o homem que teve a maioria esmagadora dos votos no pavilhão é agora vaiado e insultado no estádio.
Esta não é uma mera discussão sobre futebol. Este desporto hoje é um importante produto económico, é o conteúdo mediático mais importante do país e o Sporting é uma das três empresas e marcas mais relevantes em Portugal nesse negócio.
Numa empresa normal cotada em bolsa, um gestor com este desempenho já teria sido destituído pelos accionistas, mas neste caso ele ainda tem o poder do accionista maioritário e só uma mudança no clube pode desencadear alteração na SAD.
Além dos accionistas da SAD, dos bancos credores, está também em causa o dinheiro dos obrigacionistas. Gerir uma empresa cotada não é compatível com a revelação de estados de alma tão díspares em redes sociais.
Bruno atingiu o Princípio de Peter do adepto de futebol. Ninguém duvida de que seja adepto empenhado, mas o seu perfil seria mais adequado para chefe de claque, estágio pelo qual não passou, apesar da natural aptidão demonstrada, do que gestor do clube e da SAD.
O futebol e a política são áreas em que é possível alcançar um nível elevado sem grande preparação para o cargo. Bruno chegou à liderança do clube por insistência, com um passado empresarial irrelevante e pouco escrutinado.
Sem experiência empresarial em organizações complexas, o adepto Bruno até fez algumas coisas com mérito, mas na gestão, sem experiência, ou qualificação adequada, dificilmente se tem sucesso.
Nos activos da SAD estão jogadores valiosos, que arriscaram sofrer algum dano reputacional com a ameaça de suspensão, que nunca passou de desabafos em redes sociais. Em todas as organizações tem de haver pressão e exigência para bons resultados, mas não é com estes métodos.
Ao fim de tanto tempo e mantendo as boas graças da massa associativa, Bruno desperdiçou oportunidade de aprender e acabou por cometer erros infantis, prejudicando a marca e o clube que serve.
(...)"

1 comentário:

  1. Li apenas o primeiro parágrafo e parei.
    Simplesmente não corresponde á verdade.
    Esse presidente entrou em funções há 5 anos quando os activos da empresa valiam zero ou perto disso. O activo mais valioso (Wolfswinkel) tinha acabado de ser vendido por 10M para pagar 2 meses de salários em atraso. Para agravar a situação a empresa nem sequer detinha 50% da propriedade dos restante activos.
    Hoje, segundo o Trasnfermarket, esses activos valem quase 200M, tendo a empresa posse de 80% ou mais de cada um deles.
    Voltando ao primeiro parágrafo, é completamente desonesto que esse senhor Armando, do Jornal de Negócios, olhe para um gráfico crescente ao longo de 5 anos e pegue nos pequenos momentos em que o gráfico desce (exemplo destes últimos 7 dias dos últimos 5 anos) para o analisar o todo. Conclui então este senhor, que se "desvalorizaram activos" e que noutro local qualquer esta pessoa já estaria destituída.
    Está certo...

    ResponderEliminar

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!